O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.
Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!
O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.
Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.
Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:
O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.
Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.
Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:
Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:
Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.
Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.
O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.
Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.
O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.
Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.
Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.
Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.
Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.
Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.
A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.
As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.
Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.
A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.
Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.
Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.
Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.
Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.
Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.
Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.
The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.
In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!
Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.
If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.
Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:
Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.
There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.
Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:
As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:
Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.
Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.
Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.
This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.
Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.
Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.
While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.
Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.
Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.
Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.
AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.
Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.
Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.
Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.
This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.
So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.
Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.
Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.
Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.
O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.
Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!
O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.
Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.
Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:
O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.
Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.
Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:
Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:
Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.
Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.
O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.
Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.
O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.
Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.
Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.
Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.
Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.
Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.
A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.
As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.
Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.
A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.
Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.
Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.
Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.
Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.
Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.
Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.
VER TAMBÉM: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca
Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.
As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.
Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.
Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:
O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.
Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.
Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.
O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.
Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferem artigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eis algumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:
Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:
Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.
No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.
Título:
Cabeçalhos:
Links externos: Gather Content
Links internos: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca
Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"
Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO
Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis
Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO
A Adega de Borba é uma das cooperativas mais antigas de Portugal, sendo por isso uma referência não só no Alentejo como em todo o país. Para o seu sucesso muito contribuiu o empenho de todos os associados, mas também as práticas sustentáveis que foram adotadas para tornar todo o processo produtivo mais ecológico.
Debatemo-nos muitas vezes com trabalhos onde a recolha e produção de informação é um desafio. Com a Adega Cooperativa de Borba, o repto foi exatamente o oposto: incorporar quase um século de história dentro do seu novo site institucional.
Como torná-lo visualmente apelativo, legível, leve e, simultaneamente, interessante? O planeamento de conteúdo foi essencial para atingir esta meta, um trabalho realizado pelas nossas equipas de copywriting e de software development.
Partimos desde a primeira reunião com um objetivo claro: o novo portal digital da Adega Cooperativa de Borba não poderia ser apenas um site institucional, mas sim uma autêntica visita guiada à viticultura, à arte de produzir vinho, à comunidade envolvente e a todo o Alentejo. Isto, sem sair de casa!
O cronograma histórico foi, neste sentido, essencial no processo. Iniciando-se nos últimos acontecimentos que marcaram a Adega, passa em revista momentos que influenciaram a viticultura na região e termina quando tudo começou, isto é, cerca do ano 1000 aC, quando se introduziu a vinha no Alentejo.
Por outro lado, e de modo a tornar as páginas menos densas, focámo-nos na informação mais relevante, incorporando secções com ligação a uma área de conteúdos com uma contextualização mais alargada sobre os temas. Um destes exemplos é o cronograma dos Presidentes da Adega, onde utilizámos uma abordagem mais visual na homepage, passando o texto descritivo para um segundo nível de leitura.
Não esquecer igualmente todos os blocos que fazem uso de iconografia ou factos relevantes, o que ajudou a segmentar e a dividir a informação, destacando números, frases ou conquistas da Adega Cooperativa de Borba.
Por fim, a visita ao novo site institucional da Adega Cooperativa de Borba não faria sentido sem imagens que representassem a sua produção, as planícies alentejanas, as castas e, igualmente, os rostos que marcaram as diferentes presidências.
Neste sentido, analisámos um banco de conteúdos com mais de 500 imagens. Após uma minuciosa seleção, escolhemos as que melhor retratam a Adega.
Qualquer visitante consegue agora ter uma noção mais real sobre a dimensão desta cooperativa, as suas práticas sustentáveis, os métodos utilizados na produção, o modo de armazenamento dos vinhos e, não menos importante, as razões pelas quais Borba é uma das sub-regiões em Portugal com maior capacidade de gerar néctares de qualidade.
Aliado a esta experiência imersiva passou a ser possível percorrer todo o extenso portfolio de produtos da Adega de uma forma simples e intuitiva.
Não perca mais tempo, agarre o seu copo, e embarque nesta viagem vitivinícola agora!
Escrito por: Diogo Santos
Os anúncios do Google são um dos tipos de anúncio que desenvolvemos. Conheça algumas dicas para criar este tipo de conteúdo.
Um dos maiores desafios para um criador de conteúdos digitais é ser capaz de não só adaptar o conteúdo à identidade e objetivos específicos de cada cliente, mas também às características e especificidades de cada plataforma.
Os anúncios de texto do Google Ads são um dos tipos de anúncio que podemos desenvolver. Estes anúncios são exibidos acima e abaixo dos resultados da Pesquisa no Google e são compostos por três partes: texto do título, URL de visualização e texto de descrição.
Para além das exigências obrigatórias, como os limites de caracteres de cada campo, devemos considerar algumas recomendações como fundamentais, se queremos que o nosso anúncio consiga destacar-se dos outros anunciantes e conquistar tráfego qualificado. Partilhamos a seguir as 10 dicas essenciais para criar anúncios que arrasam na conversão:
O Google esforça-se para oferecer aos utilizadores os resultados de pesquisa mais relevantes. Ao julgar a relevância dos vários anúncios que competem num determinado leilão, o Google confia em palavras-chave. Assim, as palavras-chave ajudam o Google a determinar os anúncios que são relevantes para uma consulta específica.
Ao escrever um anúncio é fundamental concentrarmo-nos em atender às necessidades exclusivas de quem procura algo relacionado com o nosso negócio, e isso significa alinharmos as nossas mensagens com as várias fases da jornada do cliente.
Nós não queremos só atrair cliques, queremos atrair cliques qualificados. Apenas queremos que cliquem no nosso anúncio aquelas pessoas que se podem tornar nossas clientes. A maneira mais direta e eficaz de conseguir evitar que o nosso orçamento seja desperdiçado com cliques não qualificados é através do copy. Devemos informar de forma clara qual é o nosso produto ou serviço e a quem é dirigido.
Ao escrever um anúncio estamos limitados no número de caracteres que podemos usar e não há margem para desperdício. Deve-se evitar escrever conteúdo que não acrescenta nada sobre o valor que o serviço oferece aos seus clientes.
Há cerca de um ano, o Google aumentou ainda mais os anúncios de texto com um terceiro título de 30 caracteres e uma segunda descrição de 90 caracteres. Mas há um problema: dispositivos mais pequenos, como smartphones, nem sempre podem acomodar três títulos e duas descrições.
Nesses casos, o Google cortará automaticamente parte do copy. Para evitar a perda de partes importantes dos nossos anúncios, devemos incluir essas informações (como a proposta de valor) nos dois primeiros títulos e na primeira descrição.
Primeiro, escrevemos um anúncio que responde à pergunta do leitor “o que há para mim” e apresente o valor do produto e o resultado de o usar na perspetiva do leitor. O segundo anúncio deve concentrar-se mais nos serviços que a empresa fornece. Qual é a solução, qual é o problema que estamos a resolver? Para o terceiro anúncio podemos ser mais criativos e fazer algo diferente dos dois primeiros, experimentar um título mais arriscado, por exemplo.
Não queremos criar entraves à conversão utilizando palavras mais complexas ou frases menos diretas.
O nosso copy deve procurar responder às questões que a nossa audiência possa ter, mediante os dados que conseguimos ter sobre o seu comportamento de pesquisa.
O foco deve estar sempre na audiência e não na nossa marca: “…talk about what THEY (your customers) want and SHOW them how to get it. It’s always about them, never you.” – Dale Carnegie.
Colocar no título do anúncio informação que incentive à ação imediata, como ofertas especiais e descontos temporários.
Para além destas recomendações, é fundamental apostar na constante otimização dos anúncios, adaptando o copy, fazendo alterações no setup das campanhas e revendo a estratégia de marketing, sempre com a criatividade como principal aliada.
Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.
The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.
In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!
Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.
If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.
Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:
Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.
There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.
Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:
As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:
Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.
Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.
Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.
This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.
Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.
Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.
While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.
Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.
Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.
Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.
AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.
Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.
Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.
Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.
This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.
So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.
Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.
Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.
Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.