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Mobile-Friendly vs. Mobile-First:  Qual o melhor?
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Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Qual o melhor?

Em 2016, pela primeira vez na história, o uso de dispositivos móveis para aceder à internet ultrapassou o acesso por desktop. Este facto destaca a crescente importância de ter uma abordagem Mobile-Friendly ou Mobile-First para dar uma resposta mais eficiente à crescente utilização dos smartphones no consumo de informação online.

Sabias que cerca de 92,3% dos utilizadores acedem à internet através dos seus telemóveis?

Se antes o computador era o dispositivo mais utilizado para pesquisar informação ou até mesmo para fazer compras online, no panorama digital atual, o mobile é dono e senhor da internet, com uma perspetiva de representar 44% de todas as vendas online até 2024. 

É muito simples, observa o teu próprio comportamento, que dispositivo é que utilizaste para fazer a tua última compra online ou para pesquisar uma informação de forma rápida?

Continua a ler este artigo para descobrires mais sobre as abordagens Mobile-Friendly e Mobile-First e quais as vantagens associadas a cada uma delas!

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Website Mobile-friendy

Este não é de todo um conceito estranho para a maior parte das pessoas que trabalham com negócios online. A crescente utilização de smartphones obrigou os desenvolvedores de websites e designers gráficos a criarem versões dos websites otimizadas para dispositivos móveis. 

Mobilde-friendly refere-se a um website responsivo que se adapta a todos os tipos de dispositivos. Normalmente, são websites desenvolvidos para ecrãs maiores, em que os elementos são alterados através de técnicas de estilização para se adequarem ao tamanho do ecrã em que serão vistos. Não são websites com uma excelente experiência de utilizador em smartphones, uma vez que não é essa a principal preocupação por detrás da sua conceção. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Versatilidade - uma vez que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, permitindo aos negócios alcançar audiências mais vastas sem a necessidade de uma personalização específica para cada dispositivo.
  • Eficiência de custos - adaptar um website de desktop para mobile envolve  normalmente menos tempo e custos em comparação com a criação de um site ou app de raiz.
  • Benefício de SEO - um dos fatores-chave tidos em conta pelos motores de pesquisa é a responsividade do website em dispositivos móveis. Ter um website mobile-friendly aumenta as probabilidades deste aparecer no topo dos resultados de pesquisa (SERP´s) levando a um aumento da visibilidade e do tráfego orgânico.

Website Mobile-first

Um website mobile-first é sempre responsivo, mas um website responsivo nem sempre é mobile first.

A abordagem mobile-first, tal como o nome sugere, consiste em desenhar o website primeiramente para dispositivos móveis e depois escalar o mesmo para ecrãs maiores. Este conceito depende do tipo de website que se está a desenvolver, se é mais orientado para dispositivos móveis e para melhorar a experiência dos utilizadores nesses dispositivos, centrando-se na compreensão da forma como as pessoas interagem com os dispositivos móveis.

Desta forma, o design mobile-first dá especial atenção a tudo o que é clicável. Os botões e as secções com hiperligação são maiores e os itens das listas são mais espaçados, o conteúdo é mais simples, para facilitar a vida de quem utiliza os smartphones para aceder ao site. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Melhoria da experiência móvel, ao focar-se primeiramente no design para mobile, os negócios conseguem otimizar a experiência do utilizador, especificamente para os que acedem via mobile. Esta abordagem dá ênfase na simplicidade, navegação intuitiva e tempos de carregamento mais rápidos, melhorando o engagement e as conversões.
  • Performance melhorada, esta abordagem está associada, normalmente, a uma estrutura de website mais simples e eficiente, obrigando as empresas a focarem-se no essencial, reduzir o tamanho da página e otimizar os tempos de carregamento. 
  • Preparar o futuro, com o aumento da utilização de dispositivos móveis, é essencial adotar abordagens que privilegiem estes dispositivos, permitindo às empresas aumentar a sua eficácia. Ao dar prioridade às características únicas dos dispositivos móveis, as organizações conseguirão manter-se à frente da curva e preparar a sua presença digital para o futuro.

Mas afinal o que é melhor, Mobile-Friendly ou Mobile-First?

Quando se trata de escolher entre estas duas abordagens, não existe uma solução one-size-fits-all.

A escolha está dependente de vários fatores como a audiência, mercado de atuação e os objetivos do negócio. No entanto, tendo em conta o rápido crescimento da utilização de dispositivos móveis, é essencial que as empresas otimizem os seus websites para serem acedidos via mobile.

Enquanto a abordagem mobile-friendly oferece maior versatilidade e benefícios de custo, a abordagem mobile-first, por sua vez, proporciona uma experiência móvel melhorada e vantagens de preparação para o futuro.

Em última análise, a decisão deve basear-se na compreensão das preferências dos teus utilizadores, dos seus comportamentos e necessidades específicas às quais o teu negócio vai dar resposta. 

O segredo é saber muito bem quem vai utilizar o teu website e para quê!

Em alguns países em desenvolvimento, onde as infraestruturas de internet fixa são menos desenvolvidas, as pessoas tendem a utilizar mais frequentemente dispositivos móveis para aceder à internet. Isto resultou no surgimento do termo “Mobile-Only” para descrever esta realidade. 

Um exemplo da aplicação deste conceito na realidade social é o Instagram. Esta rede social foi desenvolvida para uso exclusivo em telemóveis e só agora é que está a ser pensada para desktop.

Para ser bem-sucedido no panorama atual, onde existe uma clara preferência dos utilizadores pelos dispositivos móveis, é essencial investir num design reativo que dê uma resposta otimizada às necessidades dos utilizadores. 

Quer optes por um design mobile-friendly ou mobile-first, o objetivo final  deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma boa experiência ao utilizador em todos os dispositivos.

Se ficaste interessado em descobrir mais sobre o mundo dos websites, recomendamos que complementes a tua leitura com o nosso artigo de blog: Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites.

7 Erros comuns de marketing digital a evitar
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7 Erros comuns de marketing digital a evitar

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Erro 1: Não sabes quem é a tua audiência

Se bem te recordas, um dos primeiros passos um dos primeiros passos na criação de um plano de comunicação é a definição do público-alvo. No entanto, na prática, este passo é muitas vezes ignorado, o que pode levar a erros nas estratégias desenvolvidas.

Para evitar esses erros desnecessários, é importante dedicar algum tempo à pesquisa. Reúne dados psicológicos, comportamentais e sociológicos do teu potencial cliente e desenvolve uma Buyer Persona, um perfil fictício que personaliza o teu consumidor ideal. 

Atribui-lhe o maior número possível de características e até podes criar uma história de vida e um contexto de compra para esta tua personagem. O objetivo é perceber claramente as características, necessidades e preferências da tua audiência. 

Esta estratégia ajudar-te-à a criar campanhas mais segmentadas que conseguirão gerar melhores resultados.

Erro 2: Não tens uma secção de blog no teu website

As páginas de blog são muitas vezes encaradas como desnecessárias num website, no entanto, o seu potencial vai muito além do que podes imaginar.

As páginas de blog permitem fazer a partilha de artigos que, mesmo não estando implicitamente a vender nada, podem ajudar os teus potenciais clientes na sua tomada de decisão. 

Além disso, são uma excelente forma de dar credibilidade ao teu negócio. Ao abordares temas relacionados com a tua área de negócio nos artigos estarás a demonstrar que és um especialista na matéria, que és confiável e que poderás esclarecer qualquer dúvida dos teus consumidores. Estarás ainda a fornecer informação importante aos crawlers da Google sobre o teu negócio e área de atuação, facilitando o seu processo de indexação das páginas. 

Se os teus artigos forem de qualidade e atraírem muitos utilizadores, a Google vai considerar que és um especialista na matéria e lançar-te para o topo da página de pesquisa.

Erro 3: Não utilizas e-mail marketing para comunicar com os teus clientes

São vários os marketeers que desconhecem as vantagens que uma estratégia de e-mail marketing pode trazer para o seu negócio. 

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail não é um canal obsoleto, muito pelo contrário. De acordo com um relatório do HubSpot, o e-mail marketing gera cerca de 38 dólares por cada dólar investido, o que faz deste um dos canais de marketing com maior ROI (Retorno no Investimento).

Com uma estratégia de e-mail marketing, podes manter uma comunicação regular e criar uma conexão mais próxima com o teu cliente. Além disso, podes enviar ofertas especiais e informações relevantes, mantendo-os sempre atualizados sobre o teu negócio e os teus produtos ou serviços. 

Erro 4: Ainda desvalorizas as redes sociais

Se queres manter a tua empresa competitiva, as redes sociais são certamente o canal certo para investires o teu tempo e dinheiro. 

Um utilizador passa em média cerca de 2 horas e 25 minutos por dia nas redes sociais, o que equivale a aproximadamente 35% do seu tempo total de utilização da internet. Queres mesmo deixar o teu negócio fora desse canal?

As redes sociais são uma excelente oportunidade para gerar leads, criar reconhecimento de marca e fidelizar os teus clientes. Não estares presente neste canal é uma fraqueza para o teu negócio e poderá estar a impedir-te de conquistar mais clientes.

Erro 5: Não estás a otimizar para mobile

Os nossos telemóveis tornaram-se tão importantes para as nossas vidas que é quase impossível imaginar um dia sem eles. Por isso, é essencial que os websites e as estratégias de marketing sejam otimizadas para dispositivos móveis.

Não reconhecer a importância do telemóvel pode levar à perda vendas e oportunidades. É crucial garantir que o teu website e as tuas campanhas de marketing estão otimizadas para dispositivos móveis. Isto significa utilizar um design responsivo, criar conteúdo adaptado a ser consumido via telemóvel e otimizar as tuas campanhas para plataformas móveis. 

Erro 6: Estás mais focado na aquisição do que na retenção 

A retenção de clientes é tão (ou mais) importante do que a sua aquisição

É comum os marketeers concentrarem-se mais na aquisição de novas leads do que na fidelização dos clientes já conquistados. No entanto, fidelizar clientes é essencial para o sucesso do teu negócio a longo prazo. 

Não só é mais caro adquirir novos clientes, como os clientes fidelizados são mais propensos a recomendar a tua marca a outros consumidores, funcionando como uma estratégia gratuita de aquisição de novos clientes. 

Por isso, é importante desenvolver estratégias de retenção de clientes e construir relacionamentos duradouros com os mesmos.

Erro 7:  Não analisas os resultados conquistados com as tuas estratégias

Uma estratégia de marketing digital deve ser sempre orientada pelos dados, sendo fundamental medir os resultados de cada campanha. 

Sem análise de dados não há como saber se a estratégia funcionou ou não e, por isso, é importante definir objetivos claros e métricas que permitam avaliar o sucesso das ações implementadas. 

Ao definir objetivos e métricas precisas, poderás identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais conscientes, bem como perceber, por exemplo, os canais onde tiveste mais sucesso, os designs que o teu público mais gosta, ou até mesmo os horários de publicação que geraram maior engagement.

Fizeste Bingo?

Se estás a cometer alguns dos erros mencionados, não te preocupes, ainda estás a tempo de melhorar! 

O marketing digital é um campo complexo, e mesmo os profissionais mais experientes podem cometer alguns deslizes. 

Para evitares estes erros é crucial estares sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças no mundo digital, para oferecer conteúdos relevantes e campanhas eficazes que vão impulsionar o teu negócio não só em 2023, mas nos próximos anos.

Se achaste este artigo de blog interessante, temos a certeza que vais gostar de ler este sobre As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF. 😉


Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites
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Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites 

Já não é segredo para ninguém que na era digital em que vivemos é praticamente impossível para um negócio sobreviver e prosperar sem um website. 

Os websites podem ter vários propósitos como, dar a conhecer a tua marca, produtos e/ou serviços a uma audiência maior, vender os teus produtos de forma rápida e eficaz ou, simplesmente, transmitir credibilidade e segurança ao teu público-alvo.👌

Mas, já alguma vez paraste para pensar sobre as particularidades e factos fascinantes que giram em torno da criação e utilização de um website? Podemos dizer-te que há uma imensidão deles, mas deixamos-te aqui apenas os mais interessantes. 👇

Sabias que: 79% dos utilizadores fazem scan ao website?

O Nielsen Norman Group descobriu, numa pesquisa realizada com vários utilizadores, que apenas 16% destes leem realmente o texto do website. Incrível! 😱

Esta descoberta, algo preocupante sobre o tempo que os utilizadores dedicam à leitura da informação, salienta ainda mais a importância de incluir:

  • Keywords relevantes
  • Títulos cativantes
  • Listas e informação por pontos
  • Frases mais curtas que prendam a atenção dos utilizadores e os mantenham durante mais alguns segundos no teu website.

Se o texto do website não estiver devidamente formatado para permitir uma leitura rápida e fácil, os utilizadores sentir-se-ão frustrados, levando ao abandono precoce da tua página para passar ao próximo resultado de pesquisa. Isto pode significar a perda de uma potencial venda para o teu negócio. 📉

Gráficos de boa qualidade, links e conteúdo relevante são alguns fatores que te poderão ajudar a manter os utilizadores mais tempo no teu website.

Por isso, volta a dar uma vista de olhos nos teus conteúdos e tenta perceber, do ponto de vista de um utilizador, se o teu copy é cativante ou precisa de ser otimizado para oferecer uma melhor experiência.

Sabias que: ⅔ dos utilizadores utilizam dispositivos móveis para acederem aos websites?

Os smartphones são os nossos pequenos computadores de bolso. 📲 Desde compras online, reservas de restaurantes e voos, gestão de e-mails,  reuniões e outras comunicações, os telemóveis são utilizados para muito mais tarefas do que as meras chamadas telefónicas, para as quais foram criados.

Por isso, é muito importante que percebas se o teu website está otimizado para ser acedido via telemóvel para conseguires oferecer uma experiência muito mais dinâmica e user-friendly. Algumas empresas optam mesmo por adaptar os seus websites a aplicações móveis

Sabias que: 72% dos utilizadores confiam tanto nas reviews de outros clientes como em recomendações de pessoas que conhecem?

Cada vez mais utilizadores pesquisam informação relevante e credível antes de decidirem fazer uma compra. Os consumidores estão cada vez mais informados e não procuram apenas informação sobre os produtos que querem comprar, mas também querem ler reviews de fontes que consideram credíveis.

E quem melhor para dar uma opinião honesta do que alguém que já experimentou o produto? 🧐

Por isso, se tens um negócio online, procura destacar as reviews dos teus clientes no website. O design das páginas deve evidenciar as opiniões dos utilizadores e permitir que os teus visitantes consultem o score de avaliações. Não te esqueças de incluir ainda um link para as reviews individuais de cada utilizador na página de produto, para que os visitantes possam saber mais sobre a experiência desses utilizadores.

Não subestimes o poder das reviews na decisão de compra dos teus potenciais clientes! 😁

Sabias que: 47% dos utilizadores esperam que o tempo de carregamento dos websites seja no máximo 2 segundos?

Tempo é dinheiro e os utilizadores não estão dispostos a esperar por ti! ⏰

A Google sabe muito bem que os utilizadores estão cada vez mais impacientes, por isso definiu como um dos seus fatores para priorizar ou prejudicar os websites o tempo que estes demoram a carregar. 

Quando um potencial cliente entra no teu website, ele espera que o conteúdo carregue quase que automaticamente. Se a página demorar a abrir ou empancar com frequência, este passará ao próximo resultado, arrastando o teu website para as profundezas do motor de pesquisa, ou seja, a segunda página. ☠️

Por isso, presta muita atenção à velocidade de carregamento do teu website e aos fatores que poderão estar a contribuir para um aumento do mesmo. Certifica-te que esta se situa abaixo dos 2 segundos. Caso contrário, arriscas a ser trocado pelo teu concorrente com um site mais funcional. 😬

Sabias que: a vida útil do teu website é de apenas 3 anos?


O mundo digital está em constante mutação. Desde o hardware até ao software, absolutamente todos os aspetos ligados ao digital sofrem alterações profundas numa questão de anos e estas alterações, obviamente, terão impacto no teu website.


Não chega criares um website para venderes os teus produtos/serviços. Tens de fazer investimentos recorrentes no mesmo. Quer sejam de tempo, revisão de conteúdos, otimização de páginas, desenvolvimento de estratégias de SEO, como de dinheiro, atualização de software, melhoria de acessos e gráficos, etc.


Se o teu website foi lançado há mais de 3 anos considera fazer um upgrade ao mesmo com as novas tecnologias desenvolvidas e que irão oferecer uma melhor experiência aos teus utilizadores. 🆙


Atualmente, tecnologias em desenvolvimento como a Inteligência Artificial, IoT e Blockchain já começaram a impactar os websites, exigindo aos seus criadores o desenvolvimento de novas skills. 🤖


Já conhecias algum destes factos que te apresentamos?


O desenvolvimento de um website é uma tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, fascinante. Envolve uma variedade de elementos técnicos, criativos e estratégicos. Desde a escolha da plataforma certa até à otimização para os motores de pesquisa. Cada detalhe importa e cada aspeto terá uma influência direta nas tuas futuras vendas. 📈


Esperamos que estes factos te tenham deixado fascinado e que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber um pouco melhor a importância de algumas componentes do teu website e como o teu negócio pode beneficiar com as mesmas. 


Se este é um tema que te interessa, recomendamos que complementes esta leitura com o nosso artigo de blog sobre Hábitos Saudáveis de SEO. 😉


Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Which one is better?
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Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Which one is better?

In 2016, for the first time in history, the use of mobile devices to access the internet surpassed desktop access. This fact highlights the growing importance of having a Mobile-Friendly or Mobile-First approach to respond more efficiently to the increasing use of smartphones for online information consumption.

Did you know that about 92.3% of users access the Internet through their cell phones?

Although previously the computer was the most used device to search for information or even to make online purchases, in the current digital landscape, mobile is the master of the internet, with a perspective to represent 44% of all online sales until 2024. 

It's very simple, look at your own behavior, what device did you use to make your last online purchase or to search for information quickly?

Read on to find out more about Mobile-Friendly and Mobile-First approaches and the advantages associated with each!

Mobile-friendy Website

This is by no means a foreign concept to most people working with online businesses. The increasing use of smartphones has forced website developers and graphic designers to create versions of websites that are optimized for mobile devices. 

Mobilde-friendly refers to a responsive website that adapts to all types of devices. These are typically websites developed for larger screens, where elements are altered through styling techniques to fit the size of the screen on which they will be viewed. They are not websites with an excellent user experience on smartphones, since this is not the main concern behind their design. 

Among the advantages of this approach, we can highlight:

  • Versatility - as they adapt to different screen sizes and devices, allowing businesses to reach wider audiences without the need for device-specific customization.
  • Cost efficiency - adapting a website from desktop to mobile typically involves less time and cost compared to creating a website or app from scratch.
  • SEO benefit - one of the key factors taken into account by search engines is the responsiveness of the website on mobile devices. Having a mobile-friendly website increases the chances of it appearing at the top of search results (SERP's) leading to increased visibility and organic traffic.

Mobile-first website

A mobile-first website is always responsive, but a responsive website is not always mobile first.

The mobile-first approach, as the name suggests, is to design the website first for mobile devices and then scale it to larger screens. This concept depends on the type of website you are developing, whether it is more oriented to mobile devices and to improve the user experience on those devices, focusing on understanding how people interact with mobile devices.

In this way, the mobile-first design pays special attention to everything that is clickable. Buttons and hyperlinked sections are larger and list items are more widely spaced, content is simpler, to make life easier for those who use smartphones to access the site. 

Among the advantages of this approach, we can highlight:

  • Improved mobile experience, by focusing primarily on designing for mobile, businesses are able to optimize the user experience, specifically for those accessing via mobile. This approach emphasizes simplicity, intuitive navigation, and faster loading times, improving engagement and conversions.
  • Improved performance, this approach is usually associated with a simpler, more efficient website structure, forcing companies to focus on the essentials, reducing page size, and optimizing load times. 
  • To prepare for the future, as the use of mobile devices increases, it is essential to adopt approaches that focus on these devices, allowing companies to increase their effectiveness. By prioritizing the unique characteristics of mobile devices, organizations will be able to stay ahead of the curve and prepare their digital presence for the future.

But what's better, Mobile-Friendly or Mobile-First?

When it comes to choosing between these two approaches, there is no one-size-fits-all solution.

The choice is dependent on several factors such as audience, market, and business objectives. However, given the rapid growth in mobile device usage, it is essential that companies optimize their websites to be accessed via mobile.

While the mobile-friendly approach offers greater versatility and cost benefits, the mobile-first approach, on the other hand, provides an enhanced mobile experience and future-proofing advantages.

Ultimately, the decision should be based on understanding your users' preferences, their behaviors, and the specific needs that your business will address.

The key is to know very well who is going to use your website and for what!

In some developing countries, where fixed internet infrastructure is less developed, people tend to use mobile devices more often to access the internet. This has resulted in the emergence of the term "Mobile-Only" to describe this reality. 

An example of the implementation of this concept in social reality is Instagram. This social network was developed for exclusive use on cell phones and is only now being thought of for desktops.

To be successful in the current landscape, where there is a clear preference of users for mobile devices, it is essential to invest in a responsive design that provides an optimized response to users' needs. 

Whether you opt for a mobile-friendly or mobile-first design, the end goal should always be the same: to provide a good user experience across all devices.

If you are interested in finding out more about the world of websites, we recommend that you complement your reading with our blog article: Fun and Fascinating Facts about Websites.

7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid
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7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid

Today, Digital Marketing is completely essential for the success of any activity. With the increasing expansion of online businesses, it is no longer enough just to have a digital communication, it is mandatory to have a well-structured action plan.

However, even the most experienced marketers can make some mistakes that could negatively impact their strategies. Keep reading this article to check if you are making any mistakes and how you can correct them!

Mistake 1: You don't know who your audience is

If you recall, one of the first steps in creating a communication plan is defining the target audience. However, in practice, this step is often ignored, which can lead to mistakes in the strategies developed.

To avoid these unnecessary mistakes, it is important to dedicate some time to research. Gather psychological, behavioral, and sociological data on your potential customer and develop a Buyer Persona, a fictitious profile that personalizes your ideal consumer. 

Assign as many characteristics as possible, and you can even create a life story and a buying context for this character. The aim is to clearly understand the characteristics, needs, and preferences of your audience. 

This strategy will help you create more segmented campaigns that will generate better results.

Mistake 2: You don't have a blog section on your website

Blog pages are frequently seen as unnecessary on a website, however, their potential goes far beyond what you can imagine.

Blog pages allow you to share articles that, even if they are not implicitly selling anything, can help your potential customers in their decision-making. 

Besides, they are an excellent way to give credibility to your business. By addressing issues related to your industry in the articles you will be showing that you are an expert in the field, that you are reliable, and that you can clarify any doubts of your consumers. You will also be providing important information to Google's crawlers about your business and area of activity, making their process of indexing your pages easier. 

If your articles are of quality and appeal to many users, Google will consider you an expert in the field and push you to the top of the search page.

Mistake 3: You don't use e-mail marketing to communicate with your clients

There are several marketers who are unaware of the advantages that an e-mail marketing strategy can bring to their business. 

Contrary to what many people think, email is not an obsolete channel, quite the contrary. According to a HubSpot report, email marketing generates about 38 dollars for every dollar invested, which makes it one of the marketing channels with the highest ROI (Return on Investment).

With an email marketing strategy, you can maintain regular communication and create a closer connection with your customer. In addition, you can send special offers and relevant information, keeping them always updated about your business and your products or services. 

Mistake 4: Still undervaluing social networks

If you want to keep your company competitive, social networks are certainly the right channel to invest your time and money. 

An average user spends around 2 hours and 25 minutes a day on social media, which equals approximately 35% of their total internet usage time. Do you really want to leave your business out of that channel?

Social media is an excellent opportunity to generate leads, create brand awareness and build customer loyalty. Not being present on this channel is a weakness for your business and could be preventing you from gaining more customers.

Mistake 5: You're not optimizing for mobile

Our mobile phones have become so important to our lives that it's almost impossible to imagine a day without them. Therefore, it is essential that websites and marketing strategies are optimized for mobile devices.

Failure to recognize the importance of mobile can lead to lost sales and opportunities. It's crucial to ensure your website and marketing campaigns are optimized for mobile devices. This means using responsive design, creating content adapted to be consumed via mobile, and optimizing your campaigns for mobile platforms.

Mistake 6: You are more focused on acquisition than retention 

Customer retention is just as (or more) important than customer acquisition! 

It's common for marketers to focus more on acquiring new leads than retaining existing customers. However, building customer loyalty is essential to the long-term success of your business. 

Not only is it more expensive to acquire new customers, but loyal customers are more likely to recommend your brand to other consumers, acting as a free new customer acquisition strategy. 

Therefore, it is essential to develop customer retention strategies and build long-lasting relationships with customers.

Mistake 7: You don't analyze the results achieved with your strategies

A digital marketing strategy should always be data-driven, and it is essential to measure the results of each campaign. 

Without data analysis, there is no way to know whether the strategy worked or not, so it is indispensable to set clear objectives and metrics that allow you to evaluate the success of the actions implemented. 

By defining precise goals and metrics, you will be able to identify opportunities for improvement and make more informed decisions, as well as understand, for example, the channels where you were most successful, the designs that your audience likes the most, or even the publishing times that generated the most engagement.

Have you made Bingo?

If you are making some mistakes as mentioned, don't worry, you still have time to improve! 

Digital marketing is a complex field, and even the most experienced professionals can make some slip-ups. 

To avoid these errors, it is crucial to always be up-to-date with the latest trends and changes in the digital world, to offer relevant content and effective campaigns that will boost your business not only in 2023, but for years to come.

If you found this blog article interesting, we're sure you'll enjoy reading this one on Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF. 😉


Fun and Fascinating Facts about Websites
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Fun and Fascinating Facts about Websites

It is no secret that in the digital age we live in, it is virtually impossible for a business to survive and thrive without a website

Websites can serve a number of purposes such as getting your brand, products, and/or services known to a wider audience, selling your products quickly and effectively, or simply conveying credibility and security to your target audience.👌

But, have you ever stopped to think about the fascinating peculiarities and facts that revolve around the creation and use of a website? We can tell you that there are a plethora of them, but we leave you here only the most interesting ones. 👇

Did you know that: 79% of users scan the website?

The Nielsen Norman Group found, in a survey conducted with several users, that only 16% of them actually read the website text. Incredible! 😱

This discovery, somewhat concerning the amount of time users spend reading the information, further highlights the importance of including:

  • Relevant keywords
  • Catchy titles
  • Lists and bulleted information
  • Shorter sentences grab users' attention and keep them on for a few seconds longer on your website.

If your website text is not properly formatted to allow for quick and easy reading, users will become frustrated, leading to the early abandonment of your page to move on to the next search result. This could mean the loss of a potential sale for your business. 📉

Good quality graphics, links, and relevant content are some factors that could help you keep users on your website longer.

So, take a look at your content again and try to understand, from a user's point of view, if your copy is engaging or needs to be optimized to offer a better experience.

Did you know that: ⅔ of users use mobile devices to access websites?

Smartphones are our little pocket computers. 📲 From online shopping, and restaurant and flight bookings, to managing emails, meetings, and other communications, mobile phones are used for many more tasks than just phone calls, which they were created for.

So it is very important that you understand if your website is optimized for mobile access to be able to offer a much more dynamic and user-friendly experience. Some companies even choose to adapt their websites to mobile applications.

Did you know that: 72% of users trust both reviews from other customers and recommendations from people they know?

More and more users research relevant and credible information before deciding to make a purchase. Consumers are increasingly informed and not only look for information about the products they want to buy but also want to read reviews from sources they consider trustworthy.

And who better to give an honest opinion than someone who has already tried the product? 🧐

So if you have an online business, look to highlight your customer reviews on the website. The design of the pages should highlight user reviews and allow your visitors to check the rating score. Don't forget to include a link to each user's individual reviews on the product page, so visitors can learn more about their experience.

Don't underestimate the power of reviews in your potential customers' buying decisions! 😁

Did you know that: 47% of users expect website loading time to be no more than 2 seconds?

Time is money and users are not willing to wait for you! ⏰

Google knows very well that users are increasingly impatient, so they have set as one of their factors to prioritize or disadvantage websites the time it takes them to load. 

When a potential customer enters your website, they expect the content to load almost automatically. If the page takes too long to open or stalls frequently, he will move on to the next result, dragging your website to the depths of the search engine, i.e. the second page. ☠️

So pay close attention to your website's loading speed and the factors that might be contributing to an increase in it. Make sure it is below 2 seconds. Otherwise, you risk being switched to your competitor with a more functional site. 😬

Did you know: the lifespan of your website is only 3 years?

The digital world is constantly changing. From hardware to software, absolutely every aspect of digital undergoes profound changes in a matter of years, and these changes will obviously have an impact on your website.

It's not enough to create a website to sell your products/services. You have to make recurrent investments in it. Whether it's time, content review, page optimization, SEO strategy development, or money, software upgrades, improved access and graphics, etc.

If your website was launched more than 3 years ago, consider upgrading it with the new technologies developed that will offer a better experience to your users. 🆙

Currently, developing technologies like Artificial Intelligence, IoT, and Blockchain has already started impacting websites, requiring their creators to develop new skills. 🤖

Did you already know any of these facts we presented to you?

Developing a website is a complex, yet fascinating task. It involves a variety of technical, creative, and strategic elements. From choosing the right platform to search engine optimization. Every detail matters and every aspect will have a direct influence on your future sales. 📈

We hope that these facts have left you fascinated and that, at the same time, they help you understand a little better the importance of some components of your website and how your business can benefit from them. 

If this is a topic that interests you, we recommend complementing this reading with our blog article on Healthy SEO Habits. 😉

The magic of Webflow
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Say goodbye to long development times

Webflow is a low-code website development platform where we access a tool panel with several components such as sections, containers, divs, images, videos, or even sliders, and the HTML, CSS, and JS code is automatically generated by the platform.

A perfect SEO score and the opening speed of the website are determined by the great architecture of the code being generated.  Because of this, it is very easy for Webflow-developed sites to achieve speeds above 90% in Google Speed Insights.

Webflow CMS is also very intuitive and easy to use for customers, based on Amazon S3 servers for fast site management.

So if it's low code, what do we need developers for?

As developers, Webflow allows us to work much faster on things like page structure, giving us more time to concentrate on what really matters: development time, interactions, animations, performance, and SEO.

These are the main advantages of a website developed in Webflow:

  • Performance
  • SEO
  • Brand Focused
  • Cost Efficiency

All the code generated by Webflow is validated by its own platform, which makes it practically bulletproof. By the other hand, we do not need to worry about plugin updates or security risks, such as malicious code injections.

How do we choose between Webflow and WordPress?

At Vitamina, we develop websites tailored to each client, using WordPress or Webflow.

"Webflow allows us to dedicate more time to interactions, animations, and performance. The favorite part of all Frontend developers. And mine too!" - Pedro Ribeiro, Frontend Developer

The type of project we are working on determines whether we use Webflow or WordPress, always with the objective of delivering a tailored project to the client within the shortest deadline possible!

So if you've got an ambitious project in mind, don't hesitate to get in touch. We're always up for a challenge!

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Mobile-Friendly vs. Mobile-First:  Qual o melhor?
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Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Qual o melhor?

Em 2016, pela primeira vez na história, o uso de dispositivos móveis para aceder à internet ultrapassou o acesso por desktop. Este facto destaca a crescente importância de ter uma abordagem Mobile-Friendly ou Mobile-First para dar uma resposta mais eficiente à crescente utilização dos smartphones no consumo de informação online.

Sabias que cerca de 92,3% dos utilizadores acedem à internet através dos seus telemóveis?

Se antes o computador era o dispositivo mais utilizado para pesquisar informação ou até mesmo para fazer compras online, no panorama digital atual, o mobile é dono e senhor da internet, com uma perspetiva de representar 44% de todas as vendas online até 2024. 

É muito simples, observa o teu próprio comportamento, que dispositivo é que utilizaste para fazer a tua última compra online ou para pesquisar uma informação de forma rápida?

Continua a ler este artigo para descobrires mais sobre as abordagens Mobile-Friendly e Mobile-First e quais as vantagens associadas a cada uma delas!

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Website Mobile-friendy

Este não é de todo um conceito estranho para a maior parte das pessoas que trabalham com negócios online. A crescente utilização de smartphones obrigou os desenvolvedores de websites e designers gráficos a criarem versões dos websites otimizadas para dispositivos móveis. 

Mobilde-friendly refere-se a um website responsivo que se adapta a todos os tipos de dispositivos. Normalmente, são websites desenvolvidos para ecrãs maiores, em que os elementos são alterados através de técnicas de estilização para se adequarem ao tamanho do ecrã em que serão vistos. Não são websites com uma excelente experiência de utilizador em smartphones, uma vez que não é essa a principal preocupação por detrás da sua conceção. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Versatilidade - uma vez que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, permitindo aos negócios alcançar audiências mais vastas sem a necessidade de uma personalização específica para cada dispositivo.
  • Eficiência de custos - adaptar um website de desktop para mobile envolve  normalmente menos tempo e custos em comparação com a criação de um site ou app de raiz.
  • Benefício de SEO - um dos fatores-chave tidos em conta pelos motores de pesquisa é a responsividade do website em dispositivos móveis. Ter um website mobile-friendly aumenta as probabilidades deste aparecer no topo dos resultados de pesquisa (SERP´s) levando a um aumento da visibilidade e do tráfego orgânico.

Website Mobile-first

Um website mobile-first é sempre responsivo, mas um website responsivo nem sempre é mobile first.

A abordagem mobile-first, tal como o nome sugere, consiste em desenhar o website primeiramente para dispositivos móveis e depois escalar o mesmo para ecrãs maiores. Este conceito depende do tipo de website que se está a desenvolver, se é mais orientado para dispositivos móveis e para melhorar a experiência dos utilizadores nesses dispositivos, centrando-se na compreensão da forma como as pessoas interagem com os dispositivos móveis.

Desta forma, o design mobile-first dá especial atenção a tudo o que é clicável. Os botões e as secções com hiperligação são maiores e os itens das listas são mais espaçados, o conteúdo é mais simples, para facilitar a vida de quem utiliza os smartphones para aceder ao site. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Melhoria da experiência móvel, ao focar-se primeiramente no design para mobile, os negócios conseguem otimizar a experiência do utilizador, especificamente para os que acedem via mobile. Esta abordagem dá ênfase na simplicidade, navegação intuitiva e tempos de carregamento mais rápidos, melhorando o engagement e as conversões.
  • Performance melhorada, esta abordagem está associada, normalmente, a uma estrutura de website mais simples e eficiente, obrigando as empresas a focarem-se no essencial, reduzir o tamanho da página e otimizar os tempos de carregamento. 
  • Preparar o futuro, com o aumento da utilização de dispositivos móveis, é essencial adotar abordagens que privilegiem estes dispositivos, permitindo às empresas aumentar a sua eficácia. Ao dar prioridade às características únicas dos dispositivos móveis, as organizações conseguirão manter-se à frente da curva e preparar a sua presença digital para o futuro.

Mas afinal o que é melhor, Mobile-Friendly ou Mobile-First?

Quando se trata de escolher entre estas duas abordagens, não existe uma solução one-size-fits-all.

A escolha está dependente de vários fatores como a audiência, mercado de atuação e os objetivos do negócio. No entanto, tendo em conta o rápido crescimento da utilização de dispositivos móveis, é essencial que as empresas otimizem os seus websites para serem acedidos via mobile.

Enquanto a abordagem mobile-friendly oferece maior versatilidade e benefícios de custo, a abordagem mobile-first, por sua vez, proporciona uma experiência móvel melhorada e vantagens de preparação para o futuro.

Em última análise, a decisão deve basear-se na compreensão das preferências dos teus utilizadores, dos seus comportamentos e necessidades específicas às quais o teu negócio vai dar resposta. 

O segredo é saber muito bem quem vai utilizar o teu website e para quê!

Em alguns países em desenvolvimento, onde as infraestruturas de internet fixa são menos desenvolvidas, as pessoas tendem a utilizar mais frequentemente dispositivos móveis para aceder à internet. Isto resultou no surgimento do termo “Mobile-Only” para descrever esta realidade. 

Um exemplo da aplicação deste conceito na realidade social é o Instagram. Esta rede social foi desenvolvida para uso exclusivo em telemóveis e só agora é que está a ser pensada para desktop.

Para ser bem-sucedido no panorama atual, onde existe uma clara preferência dos utilizadores pelos dispositivos móveis, é essencial investir num design reativo que dê uma resposta otimizada às necessidades dos utilizadores. 

Quer optes por um design mobile-friendly ou mobile-first, o objetivo final  deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma boa experiência ao utilizador em todos os dispositivos.

Se ficaste interessado em descobrir mais sobre o mundo dos websites, recomendamos que complementes a tua leitura com o nosso artigo de blog: Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites.

7 Erros comuns de marketing digital a evitar
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7 Erros comuns de marketing digital a evitar

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Erro 1: Não sabes quem é a tua audiência

Se bem te recordas, um dos primeiros passos um dos primeiros passos na criação de um plano de comunicação é a definição do público-alvo. No entanto, na prática, este passo é muitas vezes ignorado, o que pode levar a erros nas estratégias desenvolvidas.

Para evitar esses erros desnecessários, é importante dedicar algum tempo à pesquisa. Reúne dados psicológicos, comportamentais e sociológicos do teu potencial cliente e desenvolve uma Buyer Persona, um perfil fictício que personaliza o teu consumidor ideal. 

Atribui-lhe o maior número possível de características e até podes criar uma história de vida e um contexto de compra para esta tua personagem. O objetivo é perceber claramente as características, necessidades e preferências da tua audiência. 

Esta estratégia ajudar-te-à a criar campanhas mais segmentadas que conseguirão gerar melhores resultados.

Erro 2: Não tens uma secção de blog no teu website

As páginas de blog são muitas vezes encaradas como desnecessárias num website, no entanto, o seu potencial vai muito além do que podes imaginar.

As páginas de blog permitem fazer a partilha de artigos que, mesmo não estando implicitamente a vender nada, podem ajudar os teus potenciais clientes na sua tomada de decisão. 

Além disso, são uma excelente forma de dar credibilidade ao teu negócio. Ao abordares temas relacionados com a tua área de negócio nos artigos estarás a demonstrar que és um especialista na matéria, que és confiável e que poderás esclarecer qualquer dúvida dos teus consumidores. Estarás ainda a fornecer informação importante aos crawlers da Google sobre o teu negócio e área de atuação, facilitando o seu processo de indexação das páginas. 

Se os teus artigos forem de qualidade e atraírem muitos utilizadores, a Google vai considerar que és um especialista na matéria e lançar-te para o topo da página de pesquisa.

Erro 3: Não utilizas e-mail marketing para comunicar com os teus clientes

São vários os marketeers que desconhecem as vantagens que uma estratégia de e-mail marketing pode trazer para o seu negócio. 

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail não é um canal obsoleto, muito pelo contrário. De acordo com um relatório do HubSpot, o e-mail marketing gera cerca de 38 dólares por cada dólar investido, o que faz deste um dos canais de marketing com maior ROI (Retorno no Investimento).

Com uma estratégia de e-mail marketing, podes manter uma comunicação regular e criar uma conexão mais próxima com o teu cliente. Além disso, podes enviar ofertas especiais e informações relevantes, mantendo-os sempre atualizados sobre o teu negócio e os teus produtos ou serviços. 

Erro 4: Ainda desvalorizas as redes sociais

Se queres manter a tua empresa competitiva, as redes sociais são certamente o canal certo para investires o teu tempo e dinheiro. 

Um utilizador passa em média cerca de 2 horas e 25 minutos por dia nas redes sociais, o que equivale a aproximadamente 35% do seu tempo total de utilização da internet. Queres mesmo deixar o teu negócio fora desse canal?

As redes sociais são uma excelente oportunidade para gerar leads, criar reconhecimento de marca e fidelizar os teus clientes. Não estares presente neste canal é uma fraqueza para o teu negócio e poderá estar a impedir-te de conquistar mais clientes.

Erro 5: Não estás a otimizar para mobile

Os nossos telemóveis tornaram-se tão importantes para as nossas vidas que é quase impossível imaginar um dia sem eles. Por isso, é essencial que os websites e as estratégias de marketing sejam otimizadas para dispositivos móveis.

Não reconhecer a importância do telemóvel pode levar à perda vendas e oportunidades. É crucial garantir que o teu website e as tuas campanhas de marketing estão otimizadas para dispositivos móveis. Isto significa utilizar um design responsivo, criar conteúdo adaptado a ser consumido via telemóvel e otimizar as tuas campanhas para plataformas móveis. 

Erro 6: Estás mais focado na aquisição do que na retenção 

A retenção de clientes é tão (ou mais) importante do que a sua aquisição

É comum os marketeers concentrarem-se mais na aquisição de novas leads do que na fidelização dos clientes já conquistados. No entanto, fidelizar clientes é essencial para o sucesso do teu negócio a longo prazo. 

Não só é mais caro adquirir novos clientes, como os clientes fidelizados são mais propensos a recomendar a tua marca a outros consumidores, funcionando como uma estratégia gratuita de aquisição de novos clientes. 

Por isso, é importante desenvolver estratégias de retenção de clientes e construir relacionamentos duradouros com os mesmos.

Erro 7:  Não analisas os resultados conquistados com as tuas estratégias

Uma estratégia de marketing digital deve ser sempre orientada pelos dados, sendo fundamental medir os resultados de cada campanha. 

Sem análise de dados não há como saber se a estratégia funcionou ou não e, por isso, é importante definir objetivos claros e métricas que permitam avaliar o sucesso das ações implementadas. 

Ao definir objetivos e métricas precisas, poderás identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais conscientes, bem como perceber, por exemplo, os canais onde tiveste mais sucesso, os designs que o teu público mais gosta, ou até mesmo os horários de publicação que geraram maior engagement.

Fizeste Bingo?

Se estás a cometer alguns dos erros mencionados, não te preocupes, ainda estás a tempo de melhorar! 

O marketing digital é um campo complexo, e mesmo os profissionais mais experientes podem cometer alguns deslizes. 

Para evitares estes erros é crucial estares sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças no mundo digital, para oferecer conteúdos relevantes e campanhas eficazes que vão impulsionar o teu negócio não só em 2023, mas nos próximos anos.

Se achaste este artigo de blog interessante, temos a certeza que vais gostar de ler este sobre As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF. 😉


Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites
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Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites 

Já não é segredo para ninguém que na era digital em que vivemos é praticamente impossível para um negócio sobreviver e prosperar sem um website. 

Os websites podem ter vários propósitos como, dar a conhecer a tua marca, produtos e/ou serviços a uma audiência maior, vender os teus produtos de forma rápida e eficaz ou, simplesmente, transmitir credibilidade e segurança ao teu público-alvo.👌

Mas, já alguma vez paraste para pensar sobre as particularidades e factos fascinantes que giram em torno da criação e utilização de um website? Podemos dizer-te que há uma imensidão deles, mas deixamos-te aqui apenas os mais interessantes. 👇

Sabias que: 79% dos utilizadores fazem scan ao website?

O Nielsen Norman Group descobriu, numa pesquisa realizada com vários utilizadores, que apenas 16% destes leem realmente o texto do website. Incrível! 😱

Esta descoberta, algo preocupante sobre o tempo que os utilizadores dedicam à leitura da informação, salienta ainda mais a importância de incluir:

  • Keywords relevantes
  • Títulos cativantes
  • Listas e informação por pontos
  • Frases mais curtas que prendam a atenção dos utilizadores e os mantenham durante mais alguns segundos no teu website.

Se o texto do website não estiver devidamente formatado para permitir uma leitura rápida e fácil, os utilizadores sentir-se-ão frustrados, levando ao abandono precoce da tua página para passar ao próximo resultado de pesquisa. Isto pode significar a perda de uma potencial venda para o teu negócio. 📉

Gráficos de boa qualidade, links e conteúdo relevante são alguns fatores que te poderão ajudar a manter os utilizadores mais tempo no teu website.

Por isso, volta a dar uma vista de olhos nos teus conteúdos e tenta perceber, do ponto de vista de um utilizador, se o teu copy é cativante ou precisa de ser otimizado para oferecer uma melhor experiência.

Sabias que: ⅔ dos utilizadores utilizam dispositivos móveis para acederem aos websites?

Os smartphones são os nossos pequenos computadores de bolso. 📲 Desde compras online, reservas de restaurantes e voos, gestão de e-mails,  reuniões e outras comunicações, os telemóveis são utilizados para muito mais tarefas do que as meras chamadas telefónicas, para as quais foram criados.

Por isso, é muito importante que percebas se o teu website está otimizado para ser acedido via telemóvel para conseguires oferecer uma experiência muito mais dinâmica e user-friendly. Algumas empresas optam mesmo por adaptar os seus websites a aplicações móveis

Sabias que: 72% dos utilizadores confiam tanto nas reviews de outros clientes como em recomendações de pessoas que conhecem?

Cada vez mais utilizadores pesquisam informação relevante e credível antes de decidirem fazer uma compra. Os consumidores estão cada vez mais informados e não procuram apenas informação sobre os produtos que querem comprar, mas também querem ler reviews de fontes que consideram credíveis.

E quem melhor para dar uma opinião honesta do que alguém que já experimentou o produto? 🧐

Por isso, se tens um negócio online, procura destacar as reviews dos teus clientes no website. O design das páginas deve evidenciar as opiniões dos utilizadores e permitir que os teus visitantes consultem o score de avaliações. Não te esqueças de incluir ainda um link para as reviews individuais de cada utilizador na página de produto, para que os visitantes possam saber mais sobre a experiência desses utilizadores.

Não subestimes o poder das reviews na decisão de compra dos teus potenciais clientes! 😁

Sabias que: 47% dos utilizadores esperam que o tempo de carregamento dos websites seja no máximo 2 segundos?

Tempo é dinheiro e os utilizadores não estão dispostos a esperar por ti! ⏰

A Google sabe muito bem que os utilizadores estão cada vez mais impacientes, por isso definiu como um dos seus fatores para priorizar ou prejudicar os websites o tempo que estes demoram a carregar. 

Quando um potencial cliente entra no teu website, ele espera que o conteúdo carregue quase que automaticamente. Se a página demorar a abrir ou empancar com frequência, este passará ao próximo resultado, arrastando o teu website para as profundezas do motor de pesquisa, ou seja, a segunda página. ☠️

Por isso, presta muita atenção à velocidade de carregamento do teu website e aos fatores que poderão estar a contribuir para um aumento do mesmo. Certifica-te que esta se situa abaixo dos 2 segundos. Caso contrário, arriscas a ser trocado pelo teu concorrente com um site mais funcional. 😬

Sabias que: a vida útil do teu website é de apenas 3 anos?


O mundo digital está em constante mutação. Desde o hardware até ao software, absolutamente todos os aspetos ligados ao digital sofrem alterações profundas numa questão de anos e estas alterações, obviamente, terão impacto no teu website.


Não chega criares um website para venderes os teus produtos/serviços. Tens de fazer investimentos recorrentes no mesmo. Quer sejam de tempo, revisão de conteúdos, otimização de páginas, desenvolvimento de estratégias de SEO, como de dinheiro, atualização de software, melhoria de acessos e gráficos, etc.


Se o teu website foi lançado há mais de 3 anos considera fazer um upgrade ao mesmo com as novas tecnologias desenvolvidas e que irão oferecer uma melhor experiência aos teus utilizadores. 🆙


Atualmente, tecnologias em desenvolvimento como a Inteligência Artificial, IoT e Blockchain já começaram a impactar os websites, exigindo aos seus criadores o desenvolvimento de novas skills. 🤖


Já conhecias algum destes factos que te apresentamos?


O desenvolvimento de um website é uma tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, fascinante. Envolve uma variedade de elementos técnicos, criativos e estratégicos. Desde a escolha da plataforma certa até à otimização para os motores de pesquisa. Cada detalhe importa e cada aspeto terá uma influência direta nas tuas futuras vendas. 📈


Esperamos que estes factos te tenham deixado fascinado e que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber um pouco melhor a importância de algumas componentes do teu website e como o teu negócio pode beneficiar com as mesmas. 


Se este é um tema que te interessa, recomendamos que complementes esta leitura com o nosso artigo de blog sobre Hábitos Saudáveis de SEO. 😉


Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Which one is better?
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Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Which one is better?

In 2016, for the first time in history, the use of mobile devices to access the internet surpassed desktop access. This fact highlights the growing importance of having a Mobile-Friendly or Mobile-First approach to respond more efficiently to the increasing use of smartphones for online information consumption.

Did you know that about 92.3% of users access the Internet through their cell phones?

Although previously the computer was the most used device to search for information or even to make online purchases, in the current digital landscape, mobile is the master of the internet, with a perspective to represent 44% of all online sales until 2024. 

It's very simple, look at your own behavior, what device did you use to make your last online purchase or to search for information quickly?

Read on to find out more about Mobile-Friendly and Mobile-First approaches and the advantages associated with each!

Mobile-friendy Website

This is by no means a foreign concept to most people working with online businesses. The increasing use of smartphones has forced website developers and graphic designers to create versions of websites that are optimized for mobile devices. 

Mobilde-friendly refers to a responsive website that adapts to all types of devices. These are typically websites developed for larger screens, where elements are altered through styling techniques to fit the size of the screen on which they will be viewed. They are not websites with an excellent user experience on smartphones, since this is not the main concern behind their design. 

Among the advantages of this approach, we can highlight:

  • Versatility - as they adapt to different screen sizes and devices, allowing businesses to reach wider audiences without the need for device-specific customization.
  • Cost efficiency - adapting a website from desktop to mobile typically involves less time and cost compared to creating a website or app from scratch.
  • SEO benefit - one of the key factors taken into account by search engines is the responsiveness of the website on mobile devices. Having a mobile-friendly website increases the chances of it appearing at the top of search results (SERP's) leading to increased visibility and organic traffic.

Mobile-first website

A mobile-first website is always responsive, but a responsive website is not always mobile first.

The mobile-first approach, as the name suggests, is to design the website first for mobile devices and then scale it to larger screens. This concept depends on the type of website you are developing, whether it is more oriented to mobile devices and to improve the user experience on those devices, focusing on understanding how people interact with mobile devices.

In this way, the mobile-first design pays special attention to everything that is clickable. Buttons and hyperlinked sections are larger and list items are more widely spaced, content is simpler, to make life easier for those who use smartphones to access the site. 

Among the advantages of this approach, we can highlight:

  • Improved mobile experience, by focusing primarily on designing for mobile, businesses are able to optimize the user experience, specifically for those accessing via mobile. This approach emphasizes simplicity, intuitive navigation, and faster loading times, improving engagement and conversions.
  • Improved performance, this approach is usually associated with a simpler, more efficient website structure, forcing companies to focus on the essentials, reducing page size, and optimizing load times. 
  • To prepare for the future, as the use of mobile devices increases, it is essential to adopt approaches that focus on these devices, allowing companies to increase their effectiveness. By prioritizing the unique characteristics of mobile devices, organizations will be able to stay ahead of the curve and prepare their digital presence for the future.

But what's better, Mobile-Friendly or Mobile-First?

When it comes to choosing between these two approaches, there is no one-size-fits-all solution.

The choice is dependent on several factors such as audience, market, and business objectives. However, given the rapid growth in mobile device usage, it is essential that companies optimize their websites to be accessed via mobile.

While the mobile-friendly approach offers greater versatility and cost benefits, the mobile-first approach, on the other hand, provides an enhanced mobile experience and future-proofing advantages.

Ultimately, the decision should be based on understanding your users' preferences, their behaviors, and the specific needs that your business will address.

The key is to know very well who is going to use your website and for what!

In some developing countries, where fixed internet infrastructure is less developed, people tend to use mobile devices more often to access the internet. This has resulted in the emergence of the term "Mobile-Only" to describe this reality. 

An example of the implementation of this concept in social reality is Instagram. This social network was developed for exclusive use on cell phones and is only now being thought of for desktops.

To be successful in the current landscape, where there is a clear preference of users for mobile devices, it is essential to invest in a responsive design that provides an optimized response to users' needs. 

Whether you opt for a mobile-friendly or mobile-first design, the end goal should always be the same: to provide a good user experience across all devices.

If you are interested in finding out more about the world of websites, we recommend that you complement your reading with our blog article: Fun and Fascinating Facts about Websites.

7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid
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7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid

Today, Digital Marketing is completely essential for the success of any activity. With the increasing expansion of online businesses, it is no longer enough just to have a digital communication, it is mandatory to have a well-structured action plan.

However, even the most experienced marketers can make some mistakes that could negatively impact their strategies. Keep reading this article to check if you are making any mistakes and how you can correct them!

Mistake 1: You don't know who your audience is

If you recall, one of the first steps in creating a communication plan is defining the target audience. However, in practice, this step is often ignored, which can lead to mistakes in the strategies developed.

To avoid these unnecessary mistakes, it is important to dedicate some time to research. Gather psychological, behavioral, and sociological data on your potential customer and develop a Buyer Persona, a fictitious profile that personalizes your ideal consumer. 

Assign as many characteristics as possible, and you can even create a life story and a buying context for this character. The aim is to clearly understand the characteristics, needs, and preferences of your audience. 

This strategy will help you create more segmented campaigns that will generate better results.

Mistake 2: You don't have a blog section on your website

Blog pages are frequently seen as unnecessary on a website, however, their potential goes far beyond what you can imagine.

Blog pages allow you to share articles that, even if they are not implicitly selling anything, can help your potential customers in their decision-making. 

Besides, they are an excellent way to give credibility to your business. By addressing issues related to your industry in the articles you will be showing that you are an expert in the field, that you are reliable, and that you can clarify any doubts of your consumers. You will also be providing important information to Google's crawlers about your business and area of activity, making their process of indexing your pages easier. 

If your articles are of quality and appeal to many users, Google will consider you an expert in the field and push you to the top of the search page.

Mistake 3: You don't use e-mail marketing to communicate with your clients

There are several marketers who are unaware of the advantages that an e-mail marketing strategy can bring to their business. 

Contrary to what many people think, email is not an obsolete channel, quite the contrary. According to a HubSpot report, email marketing generates about 38 dollars for every dollar invested, which makes it one of the marketing channels with the highest ROI (Return on Investment).

With an email marketing strategy, you can maintain regular communication and create a closer connection with your customer. In addition, you can send special offers and relevant information, keeping them always updated about your business and your products or services. 

Mistake 4: Still undervaluing social networks

If you want to keep your company competitive, social networks are certainly the right channel to invest your time and money. 

An average user spends around 2 hours and 25 minutes a day on social media, which equals approximately 35% of their total internet usage time. Do you really want to leave your business out of that channel?

Social media is an excellent opportunity to generate leads, create brand awareness and build customer loyalty. Not being present on this channel is a weakness for your business and could be preventing you from gaining more customers.

Mistake 5: You're not optimizing for mobile

Our mobile phones have become so important to our lives that it's almost impossible to imagine a day without them. Therefore, it is essential that websites and marketing strategies are optimized for mobile devices.

Failure to recognize the importance of mobile can lead to lost sales and opportunities. It's crucial to ensure your website and marketing campaigns are optimized for mobile devices. This means using responsive design, creating content adapted to be consumed via mobile, and optimizing your campaigns for mobile platforms.

Mistake 6: You are more focused on acquisition than retention 

Customer retention is just as (or more) important than customer acquisition! 

It's common for marketers to focus more on acquiring new leads than retaining existing customers. However, building customer loyalty is essential to the long-term success of your business. 

Not only is it more expensive to acquire new customers, but loyal customers are more likely to recommend your brand to other consumers, acting as a free new customer acquisition strategy. 

Therefore, it is essential to develop customer retention strategies and build long-lasting relationships with customers.

Mistake 7: You don't analyze the results achieved with your strategies

A digital marketing strategy should always be data-driven, and it is essential to measure the results of each campaign. 

Without data analysis, there is no way to know whether the strategy worked or not, so it is indispensable to set clear objectives and metrics that allow you to evaluate the success of the actions implemented. 

By defining precise goals and metrics, you will be able to identify opportunities for improvement and make more informed decisions, as well as understand, for example, the channels where you were most successful, the designs that your audience likes the most, or even the publishing times that generated the most engagement.

Have you made Bingo?

If you are making some mistakes as mentioned, don't worry, you still have time to improve! 

Digital marketing is a complex field, and even the most experienced professionals can make some slip-ups. 

To avoid these errors, it is crucial to always be up-to-date with the latest trends and changes in the digital world, to offer relevant content and effective campaigns that will boost your business not only in 2023, but for years to come.

If you found this blog article interesting, we're sure you'll enjoy reading this one on Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF. 😉


Fun and Fascinating Facts about Websites
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Fun and Fascinating Facts about Websites

It is no secret that in the digital age we live in, it is virtually impossible for a business to survive and thrive without a website

Websites can serve a number of purposes such as getting your brand, products, and/or services known to a wider audience, selling your products quickly and effectively, or simply conveying credibility and security to your target audience.👌

But, have you ever stopped to think about the fascinating peculiarities and facts that revolve around the creation and use of a website? We can tell you that there are a plethora of them, but we leave you here only the most interesting ones. 👇

Did you know that: 79% of users scan the website?

The Nielsen Norman Group found, in a survey conducted with several users, that only 16% of them actually read the website text. Incredible! 😱

This discovery, somewhat concerning the amount of time users spend reading the information, further highlights the importance of including:

  • Relevant keywords
  • Catchy titles
  • Lists and bulleted information
  • Shorter sentences grab users' attention and keep them on for a few seconds longer on your website.

If your website text is not properly formatted to allow for quick and easy reading, users will become frustrated, leading to the early abandonment of your page to move on to the next search result. This could mean the loss of a potential sale for your business. 📉

Good quality graphics, links, and relevant content are some factors that could help you keep users on your website longer.

So, take a look at your content again and try to understand, from a user's point of view, if your copy is engaging or needs to be optimized to offer a better experience.

Did you know that: ⅔ of users use mobile devices to access websites?

Smartphones are our little pocket computers. 📲 From online shopping, and restaurant and flight bookings, to managing emails, meetings, and other communications, mobile phones are used for many more tasks than just phone calls, which they were created for.

So it is very important that you understand if your website is optimized for mobile access to be able to offer a much more dynamic and user-friendly experience. Some companies even choose to adapt their websites to mobile applications.

Did you know that: 72% of users trust both reviews from other customers and recommendations from people they know?

More and more users research relevant and credible information before deciding to make a purchase. Consumers are increasingly informed and not only look for information about the products they want to buy but also want to read reviews from sources they consider trustworthy.

And who better to give an honest opinion than someone who has already tried the product? 🧐

So if you have an online business, look to highlight your customer reviews on the website. The design of the pages should highlight user reviews and allow your visitors to check the rating score. Don't forget to include a link to each user's individual reviews on the product page, so visitors can learn more about their experience.

Don't underestimate the power of reviews in your potential customers' buying decisions! 😁

Did you know that: 47% of users expect website loading time to be no more than 2 seconds?

Time is money and users are not willing to wait for you! ⏰

Google knows very well that users are increasingly impatient, so they have set as one of their factors to prioritize or disadvantage websites the time it takes them to load. 

When a potential customer enters your website, they expect the content to load almost automatically. If the page takes too long to open or stalls frequently, he will move on to the next result, dragging your website to the depths of the search engine, i.e. the second page. ☠️

So pay close attention to your website's loading speed and the factors that might be contributing to an increase in it. Make sure it is below 2 seconds. Otherwise, you risk being switched to your competitor with a more functional site. 😬

Did you know: the lifespan of your website is only 3 years?

The digital world is constantly changing. From hardware to software, absolutely every aspect of digital undergoes profound changes in a matter of years, and these changes will obviously have an impact on your website.

It's not enough to create a website to sell your products/services. You have to make recurrent investments in it. Whether it's time, content review, page optimization, SEO strategy development, or money, software upgrades, improved access and graphics, etc.

If your website was launched more than 3 years ago, consider upgrading it with the new technologies developed that will offer a better experience to your users. 🆙

Currently, developing technologies like Artificial Intelligence, IoT, and Blockchain has already started impacting websites, requiring their creators to develop new skills. 🤖

Did you already know any of these facts we presented to you?

Developing a website is a complex, yet fascinating task. It involves a variety of technical, creative, and strategic elements. From choosing the right platform to search engine optimization. Every detail matters and every aspect will have a direct influence on your future sales. 📈

We hope that these facts have left you fascinated and that, at the same time, they help you understand a little better the importance of some components of your website and how your business can benefit from them. 

If this is a topic that interests you, we recommend complementing this reading with our blog article on Healthy SEO Habits. 😉

The magic of Webflow
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Say goodbye to long development times

Webflow is a low-code website development platform where we access a tool panel with several components such as sections, containers, divs, images, videos, or even sliders, and the HTML, CSS, and JS code is automatically generated by the platform.

A perfect SEO score and the opening speed of the website are determined by the great architecture of the code being generated.  Because of this, it is very easy for Webflow-developed sites to achieve speeds above 90% in Google Speed Insights.

Webflow CMS is also very intuitive and easy to use for customers, based on Amazon S3 servers for fast site management.

So if it's low code, what do we need developers for?

As developers, Webflow allows us to work much faster on things like page structure, giving us more time to concentrate on what really matters: development time, interactions, animations, performance, and SEO.

These are the main advantages of a website developed in Webflow:

  • Performance
  • SEO
  • Brand Focused
  • Cost Efficiency

All the code generated by Webflow is validated by its own platform, which makes it practically bulletproof. By the other hand, we do not need to worry about plugin updates or security risks, such as malicious code injections.

How do we choose between Webflow and WordPress?

At Vitamina, we develop websites tailored to each client, using WordPress or Webflow.

"Webflow allows us to dedicate more time to interactions, animations, and performance. The favorite part of all Frontend developers. And mine too!" - Pedro Ribeiro, Frontend Developer

The type of project we are working on determines whether we use Webflow or WordPress, always with the objective of delivering a tailored project to the client within the shortest deadline possible!

So if you've got an ambitious project in mind, don't hesitate to get in touch. We're always up for a challenge!

The importance of wireframing for a successful project
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The development of a website involves several steps, from creation to design, implementation and final approval by the client. Therefore, as in any project, it is important to be provided with tools and work processes that are capable of speeding up and, most importantly, facilitating the entire process.

In fact, the beginning phase of a project is one of the most important, because it streamlines all the following steps, the work done by each team member and allows each delivery to be validated before the next stage starts. This is why wireframing is considered today as one of the first and most important steps in a project because it helps clarify exactly what needs to be done afterward.

What is a wireframe?

A website wireframe is a draft or skeleton that, using text and boxes, creates an overview of the website.It should be the wireframe that determines almost completely how the structure of the website will be and what the content will be and that shows the people involved what the direction of the project will be. We can compare a website's wireframe to a film's storyboard.

It is during this phase of the project that UX (User Experience) should be considered as one of the main focuses. It is through UX Analysis that we will design, observing from the user's point of view, the easiness with which the product will be perceived and used.

It is also important to point out that there are variations in the way wireframes are presented and designed, but they fall mainly into two categories: low fidelity wireframes versus high fidelity wireframes. The first is the simplest, hand-drawn models without much detail and without colors. High-fidelity wireframes are sketches much closer to the final version, usually drawn using digital tools, where some interactions, color schemes, and basic graphic elements are already included.

What is the real importance of a wireframe?

The wireframe is the key to understanding what kind of content the project should contain, the position of that content, and aligning it with the overall marketing strategy.

If the strategy is targeted at capturing leads, for example, it's easier to understand the right way to distribute the text, images and call-to-action to encourage the user to fill out the form.

It allows us to correct, rethink and adjust at an early stage

By drafting wireframes before we deliver the final project, we avoid a lot of hassle and late feedback. In fact, if something is found to be wrong, we can adjust the wireframe as many times as neededmuch easier than in a final design phase.

It helps to define specifically who we are talking to and what we want to say

The first step, as in most projects, is to develop a briefing with those responsible for the project. In this way, it is essential to gather all the information in a document to guide all actions, to know the target in-depth, and to define the goals clearly. As we have already mentioned, it is crucial to prioritize the information/content according to the website's objective.

Makes it possible to draw a very rough concept for each page

A wireframe should include as much information on each page of the new website as possible and outline the macrostructure of the pages right away. When we are designing a wireframe we should first consider the main elements of most pages, such as headers, footers, sidebars, content areas, meta-information, and search areas. After that, we start to draw the detailed outline of each of the pages, already placing as much content (text and images) that the designer should use.

Bottom line

Developing wireframes is indeed a key step in the process of developing and starting a website. Even when we are designing a minimalistic and simple website, developing a wireframe helps clarify exactly what we need to do on the different pages of the project.

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