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Tik Tok para empresas: o que saber antes de começar a usar
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O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano

O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano. A aplicação já soma mais de 1 bilião e meio de downloads, assim como mais de 500 milhões de utilizadores mensais ativos. Esta plataforma consiste em curtos vídeos de 15 a 60 segundos gravados pelo próprio utilizador, permitindo que este faça a edição do conteúdo diretamente na aplicação.

Apesar da faixa etária predominante nesta aplicação ser mais jovem, entre os 16 e os 24 anos, o TikTok tem imenso potencial para ser considerado numa estratégia de comunicação, marketing e publicidade, até mesmo para as empresas!

De forma a tirar partido deste potencial, o TikTok criou o TikTok for Business, convidando as empresas a fazer TikToks em vez de anúncios. Neste serviço é utilizada uma ferramenta de gestão de anúncios dentro do TikTok, com quatro simples passos, desde a definição do objetivo da campanha e do público-alvo até ao desenho do anúncio. Para além disto, o TikTok for Business também permite gerar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos anúncios e oferece um kit de templates de vídeo, facilitando a sua criação com conteúdo próprio.

Antes de começar a usar

  1. Explorar a aplicação

Uma grande diferença desta rede social é que o seu propósito é essencialmente para entretenimento, onde os utilizadores entretêm os seguidores e expressam-se de maneiras criativas.

  1. Criar vídeos

Como já foi referido anteriormente, os vídeos têm um máximo de 60 segundos e a aplicação oferece a possibilidade de edição direta na plataforma, podendo ser adicionada música (muita das vezes o conteúdo é apresentado sincronizado com a música escolhida), filtros, efeitos, texto e stickers.

  1. Explorar as hashtags

À semelhança das outras redes sociais, as hashtags também são importantes no Tik Tok. Para além de serem úteis para perceber que tipo de conteúdo tem mais visualizações, também permite dirigir a pesquisa para um nicho de mercado. Desse modo, é possível saber se já há outras empresas do mesmo ramo a produzir conteúdo para esta plataforma.

E agora?

Ao planear o tipo de conteúdo que se quer publicar, não esquecer que no Tik Tok os vídeos são mais espontâneos, permitindo que se possa usar apenas o telemóvel. Não é suposto um vídeo ser muito trabalhado, pois se o conteúdo for apresentado explicitamente em formato de anúncio é provável que não resulte nesta plataforma.

Aliás, nesta rede social o interessante é que as marcas mostrem um lado mais leve, não se levando tanto a sério, resultando em conteúdo mais descontraído e divertido. Podem, por exemplo, participar em desafios de hashtags ou criar o próprio desafio com uma hashtag pensada pela marca.

Uma caraterística muito particular desta rede social é que muitos dos vídeos “reciclam” conteúdos já existentes, como por exemplo, os utilizadores publicam vídeos com a mesma música, a fazer determinados passos de dança, mas vão acrescentando o seu próprio cunho. Isto também pode acontecer com um vídeo publicado por uma empresa, seja adicionando o produto na coreografia ou os seus colaboradores fazerem parte da dança.

Agora que já conhece melhor a plataforma, é importante refletir que tipo de conteúdo se adequa à marca e ao produto, seja behind the scenes, tutoriais ou lançamentos de novos produtos. O que é certo é que o TikTok veio para ficar, reforçando a importância do vídeo marketing, por isso vale sempre a pena experimentar esta plataforma.

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Por que razão deve motion graphics nas suas redes sociais
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Quando se trata de marketing digital, o vídeo continua a ser uma das formas mais eficazes de comunicação. Mas é também, uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia, especialmente com meios de comunicação social como o Youtube ou o TikTok.

Assim, uma boa opção para utilizar o vídeo de forma diferenciada é através dos motion graphics. 65% das pessoas são aprendizes visuais, por isso, esta é uma boa forma de se relacionar com o seu público. Os Motion Graphics são vídeos animados, podendo ser animações 2D ou 3D ou, como deve saber, GIFS.

Existem muitos tipos diferentes de vídeos animados uma vez que podem ter áudio, voice-over, ou mesmo efeitos sonoros. O facto de não se depender de factores externos como, por exemplo, a disponibilidade de uma equipa para filmar, é uma vantagem dos vídeos animados. Tudo isto acontece dentro do programa de animação e depende sobretudo do motion designer.

Algumas das aplicações dos motion graphics são:

  • Anúncios: online ou na televisão.
  • Vídeos promocionais: qualquer tipo de vídeo que queira produzir relacionado com a sua marca
  • Vídeos explicativos: esta é uma das formas mais comuns de utilização dos motion graphics nas redes sociais. É utilizada para explicar qualquer coisa, um processo ou um tutorial
  • Vídeos de branding da marca: que mostram a cultura da sua marca
  • Vídeos nas redes sociais: a serem utilizados em plataformas sociais e podem ser sobre um produto/serviço ou apenas um vídeo lúdico

Então, por que razão deve utilizar grafismos em movimento nas suas redes sociais?

1. Facilitam a compreensão da informação

A comunicação visual torna-se mais fácil e é processada quase imediatamente. A narrativa visual torna a sua informação mais simples e clara. Também pode fazer com que a informação mundana pareça mais interessante. É aqui que entram os vídeos explicativos porque a utilização de gráficos em movimento para explicar como funciona um processo, produto ou serviço, ou para decompor dados ou informações densas, aumenta as hipóteses de compreensão e envolvimento.

2. Basta observar

As pessoas preferem ver vídeos para aprender informação em vez de a lerem, por isso, enquanto veem vídeos animados a informação está toda para o público consumir, requer menos energia mental.

3. Aumenta o conhecimento da marca

Assim, entre outras empresas no seu mercado,  será muito mais fácil associar a sua marca e o público reconhece rapidamente a sua marca.

4. Podem ser utilizados em vários formatos

Com cada plataforma de comunicação social vêm formatos diferentes e os seus vídeos animados podem ser facilmente adaptados a todos eles, seja na proporção ou duração. Também funciona muito bem em versões móveis. Deste modo, para além de poder ser redireccionado, os gráficos em movimento podem também ser partilhados por muitas pessoas e tipos de meios de comunicação social.

5. Informação mais simples num curto espaço de tempo

Com os vídeos animados, pode dizer mais em menos tempo, e nas redes sociais, onde as atenções estão muito divididas por todos os estímulos visuais, isto é fundamental para aumentar a consciência e o envolvimento da sua marca.

Tik Tok para empresas: o que saber antes de começar a usar
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O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano

O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano. A aplicação já soma mais de 1 bilião e meio de downloads, assim como mais de 500 milhões de utilizadores mensais ativos. Esta plataforma consiste em curtos vídeos de 15 a 60 segundos gravados pelo próprio utilizador, permitindo que este faça a edição do conteúdo diretamente na aplicação.

Apesar da faixa etária predominante nesta aplicação ser mais jovem, entre os 16 e os 24 anos, o TikTok tem imenso potencial para ser considerado numa estratégia de comunicação, marketing e publicidade, até mesmo para as empresas!

De forma a tirar partido deste potencial, o TikTok criou o TikTok for Business, convidando as empresas a fazer TikToks em vez de anúncios. Neste serviço é utilizada uma ferramenta de gestão de anúncios dentro do TikTok, com quatro simples passos, desde a definição do objetivo da campanha e do público-alvo até ao desenho do anúncio. Para além disto, o TikTok for Business também permite gerar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos anúncios e oferece um kit de templates de vídeo, facilitando a sua criação com conteúdo próprio.

Antes de começar a usar

  1. Explorar a aplicação

Uma grande diferença desta rede social é que o seu propósito é essencialmente para entretenimento, onde os utilizadores entretêm os seguidores e expressam-se de maneiras criativas.

  1. Criar vídeos

Como já foi referido anteriormente, os vídeos têm um máximo de 60 segundos e a aplicação oferece a possibilidade de edição direta na plataforma, podendo ser adicionada música (muita das vezes o conteúdo é apresentado sincronizado com a música escolhida), filtros, efeitos, texto e stickers.

  1. Explorar as hashtags

À semelhança das outras redes sociais, as hashtags também são importantes no Tik Tok. Para além de serem úteis para perceber que tipo de conteúdo tem mais visualizações, também permite dirigir a pesquisa para um nicho de mercado. Desse modo, é possível saber se já há outras empresas do mesmo ramo a produzir conteúdo para esta plataforma.

E agora?

Ao planear o tipo de conteúdo que se quer publicar, não esquecer que no Tik Tok os vídeos são mais espontâneos, permitindo que se possa usar apenas o telemóvel. Não é suposto um vídeo ser muito trabalhado, pois se o conteúdo for apresentado explicitamente em formato de anúncio é provável que não resulte nesta plataforma.

Aliás, nesta rede social o interessante é que as marcas mostrem um lado mais leve, não se levando tanto a sério, resultando em conteúdo mais descontraído e divertido. Podem, por exemplo, participar em desafios de hashtags ou criar o próprio desafio com uma hashtag pensada pela marca.

Uma caraterística muito particular desta rede social é que muitos dos vídeos “reciclam” conteúdos já existentes, como por exemplo, os utilizadores publicam vídeos com a mesma música, a fazer determinados passos de dança, mas vão acrescentando o seu próprio cunho. Isto também pode acontecer com um vídeo publicado por uma empresa, seja adicionando o produto na coreografia ou os seus colaboradores fazerem parte da dança.

Agora que já conhece melhor a plataforma, é importante refletir que tipo de conteúdo se adequa à marca e ao produto, seja behind the scenes, tutoriais ou lançamentos de novos produtos. O que é certo é que o TikTok veio para ficar, reforçando a importância do vídeo marketing, por isso vale sempre a pena experimentar esta plataforma.

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