Blog

Domine a transformação digital para acelerar o seu negócio

É assim que o fazemos acontecer
Somos Meta Business Partner: vantagens ampliadas
This is some text inside of a div block.

Somos Meta Business Partner: vantagens ampliadas

A Vitamina é agora uma agência com selo Meta Business Partner. Este reconhecimento é um testemunho da nossa experiência e competência, agregando uma série de vantagens, tanto para parceiros como para clientes.

Qual é, então, o impacto na prática para a Vitamina? E, ainda mais crucial, como se traduz em benefícios para aqueles que confiam em nós como parceiros de negócios?

Vamos explorar em detalhe!

O que significa ser um parceiro de negócios da Meta?

Ao conquistar o estatuto de Meta Business Partner, a Vitamina assegura uma abordagem ainda mais especializada e aprofundada no universo Meta. Com um novo acesso às mais recentes ferramentas, formação especializada e insights estratégicos, estamos preparados para oferecer uma vantagem competitiva, impulsionando o sucesso das tuas campanhas.

Assim, quando escolhes um Meta Business Partner, estás a depositar a tua confiança numa equipa de marketing qualificada e experiente. Esta parceria poderá gerar resultados em diferentes ações, por serem adaptadas às necessidades específicas de cada cliente: 

  • A personalização nos conteúdos é uma das competências-chave, delineada através da utilização de ferramentas avançadas da Meta para segmentação eficaz do público-alvo, otimização de anúncios e gestão de orçamentos.
  • A análise de dados avançada proporciona insights valiosos, sendo que essa abordagem informada guia decisões estratégicas que visam otimizar o desempenho das campanhas. 
  • A implementação eficiente de ferramentas de monitorização e a gestão de integrações com outras plataformas são também áreas de especialização, garantindo uma recolha precisa de dados e a maximização da eficácia das campanhas em vários canais. 
  • Os anúncios nas tuas páginas de redes sociais podem chegar a novos patamares, com a ajuda de uma equipa que esteja intimamente familiarizada com o algoritmo de rede do Meta e com as tendências de marketing.
  • Consultoria contínua sobre as melhores práticas e novas funcionalidades para criação de conteúdo estratégico otimizado para as plataformas da Meta, gestão de crises e reputação online. 
  • Integração eficiente de ferramentas de e-commerce para impulsionar vendas diretamente nas plataformas da Meta. 

Como funciona o programa?

As empresas têm a oportunidade de se candidatar para se tornarem Parceiros de Negócios da Meta em diversas soluções técnicas e criativas, abrangendo categorias como Agência, Ad Tech, Conteúdos Criativos, Mensagens, entre outros. 

Os requisitos de elegibilidade variam conforme o tipo de solução, englobando, normalmente, uma análise detalhada da quantidade e qualidade do desempenho da empresa nas plataformas da Meta, nomeadamente no Facebook, Instagram e Messenger. 

Nesta perspetiva, o procedimento incorpora um conjunto de critérios rigorosos definidos pela Meta, que incluem a demonstração comprovada de competência técnica, um histórico comprovado no estímulo do crescimento comercial, e, ainda, o alcance de um nível substancial de investimento em anúncios ou gestão de páginas comerciais.

Ao receberem o distintivo, as empresas integram um núcleo exclusivo, criteriosamente avaliadas pela sua expertise na área. São reconhecidas como especialistas de confiança, contribuindo para a expansão dos negócios, validadas pelas suas competências técnicas e pela prestação de serviços de valor. Assim, potenciais clientes identificam os melhores da área, desde a gestão de anúncios até a venda de produtos ou na interação eficaz com os clientes.

Além da validação alcançada para a agência ao cumprir esses critérios, este reconhecimento representa benefícios de posicionamento.

As vantagens na prática

Como mencionamos anteriormente, os parceiros Meta integram uma comunidade global respeitada, com acesso a benefícios únicos, destinados a aprimorar o desempenho. 

  • Acesso a ferramentas, que agilizam a monitorização e otimização do desempenho e crescimento do negócio;
  • Garante, de forma contínua, a atualização de recursos, acompanhando as evoluções dos produtos e as estatísticas do setor;
  • Acesso à formação e insights diferenciados, permitindo a aplicação das melhores estratégias para impulsionar o negócio dos clientes;
  • Uma rede de apoio, que oferece conselhos especializados e estratégias adaptadas, fortalecendo a abordagem da empresa perante desafios e oportunidades;
  • O reconhecimento alcançado através da atribuição do distintivo assegura um posicionamento destacado entre especialistas.

Com as vantagens deste programa, as agências parceiras da META, que atuam em áreas como gestão de campanhas, marketing de conteúdo ou monitorização de desempenho, conseguem responder a necessidades específicas de diversas campanhas e segmentos. Este processo não só otimiza a eficiência operacional, como garante uma abordagem mais estratégica e personalizada. 

Experiência certificada, resultados impactantes

Estamos entusiasmados por fazer parte desta rede de parceiros, uma vez que reflete a nossa experiência e dedicação em gerar resultados impactantes. Como agência Meta Business Partner, a Vitamina mantém-se empenhada em aprimorar a experiência e os resultados obtidos. Estamos entusiasmados por embarcar nesta jornada, procurando fortalecer as nossas capacidades e impulsionar o sucesso dos nossos parceiros e clientes. 

Mais do que um simples selo, encaramos esta certificação como um compromisso constante com a excelência e a entrega contínua de valor aos nossos clientes!

Autor: Andreia Faria, Copywriter


SEO e a sua relevância em 2024
This is some text inside of a div block.

SEO e a sua relevância em 2024

E se te dissermos que, em 2024, o SEO será ainda mais relevante para o sucesso online do teu negócio? Se ainda não estás por dentro das últimas tendências deste ano, esta é a tua oportunidade de descobrir estratégias que podem elevar a tua marca a patamares ainda mais altos.

Num mundo onde as tecnologias emergentes moldam ferramentas e a forma de pesquisa, é crucial analisar previsões e refletir sobre as estratégias implementadas. Neste cenário dinâmico, onde a evolução é constante, convidamos-te a explorar connosco as tendências que deves aplicar, para abrir caminho a uma presença digital forte e impactante. 

A chave para o sucesso de qualquer marca reflete-se na combinação de flexibilidade e na observação atenta das tendências emergentes. Por isso, continua a ler este artigo para descobrires como melhorar a tua estratégia de SEO!

O Impacto da Inteligência Artificial no SEO — Mais vantagens ou desvantagens?

Num cenário de crescimento exponencial, a IA volta a ser protagonista em 2024. Consolidando-se como uma influência/ferramenta poderosa na evolução dos motores de pesquisa e do acesso à informação, este é o ano em que se prevê novas valências para as marcas.

Ao contrário da perceção inicial, a IA é agora reconhecida como uma aliada para otimizar o desempenho digital. Mas como podes utilizá-la na tua marca? De várias formas. Desvendando facilmente insights aprofundados, automatizando tarefas e proporcionando experiências de utilizador totalmente personalizadas. Começa por utilizar a IA para identificar palavras-chave relevantes para a tua área de negócio, analisar dados complexos ou até mesmo como apoio para a criação de conteúdo envolvente.

Para as marcas, é crucial também realçar o seu valor na interpretação da intenção do utilizador. Isso não só melhora a interação, como também garante a entrega de resultados mais ajustados à procura. Se estamos na era em que a IA representa um catalisador para o sucesso digital, então chegou a hora de a utilizares estrategicamente. 

Sabes o que é o Google SGE?

Se falamos em revolução da pesquisa aliada à IA, temos de mencionar a Experiência Generativa de pesquisa do Google (Search Generative Experience - SGE). Esta é uma nova abordagem para resultados de pesquisa, que recorre à IA generativa. A vantagem? Permite o acesso, de forma instantânea, a uma lista de sugestões no topo dos resultados, compilados de diversas fontes, sem a necessidade de entrar em páginas de web individuais.

Atualmente, vive-se na Indústria uma onda de expectativa, face a esta nova era de inovação. Ser descoberto pela IA será importante, pois indicará que a tua estratégia está alinhada e consolidada para te manteres relevante no digital

Sendo útil tanto para o público, como para as marcas, revela-se cada vez mais importante compreender as intenções do utilizador e manter as práticas de SEO técnico. 

O poder do SEO local

Esta será uma das tendências mais importantes que deves aprimorar, para que possas atrair clientes na tua área geográfica

O SEO local vai ajudar-te a manter uma visibilidade relevante no espaço em que te encontras. Para isso, o segredo está na otimização do conteúdo e das informações que colocas online, para serem facilmente encontradas por utilizadores locais. E todos sabemos que, facilidade, tal como rapidez, são as palavras-chave durante a pesquisa de um produto ou serviço.

Quando se trata de evidenciar o teu negócio no universo digital, otimizar também a presença local é fundamental para conquistar utilizadores (e cliques). Falamos então de um trunfo que poderás ter esquecido: o perfil do Google My Business (GMB). Este é o teu cartão de visita online. Não podem faltar informações comerciais precisas, detalhes sobre o horário de funcionamento, localização exata, fotos e interações com respostas a comentários. Além disso, é importante manter a gestão ativa de avaliações, para transformar clientes satisfeitos em embaixadores e impulsionar o SEO Local. 

Deves também considerar a criação de keywords que reflitam os termos de pesquisas locais — estas serão uma bússola para o teu público encontrar-te entre as várias presenças online. Adapta-te ao local onde te inseres, incorporando, por exemplo, o nome da cidade, pontos de referência locais ou expressões comuns. Para melhores resultados, vai além do “básico” e otimiza o conteúdo para pesquisas hiperlocais, promovendo eventos e ofertas específicas, conforme a localização atual do utilizador. Uma nota extra: essas palavras-chave devem ser incorporadas no conteúdo do website, nas descrições, meta e tags.

A relevância do SEO Móvel

Maximizar o potencial do SEO móvel representa mais do que uma simples vantagem competitiva; é uma necessidade imperativa. Considerando a predominância dos dispositivos móveis no nosso dia a dia, adaptar as estratégias de SEO e assegurar a otimização para mobile torna-se crucial. 

Se o fizeres, o teu website terá uma maior probabilidade de alcançar posições cimeiras nos resultados de pesquisa. Em primeiro lugar, devido à abordagem Mobile-First Indexing, da Google, que utiliza a versão móvel de um website como base para determinar rankings, mesmo para utilizadores que pesquisam em dispositivos desktop. Assim, não otimizar para mobile pode resultar em perdas significativas, no que diz respeito à visibilidade e classificação.

A experiência do utilizador (UX) é também uma peça-chave neste quebra-cabeças. Websites otimizados para dispositivos móveis oferecem uma experiência mais positiva, o que é um dos objetivos-chave a cumprir. O utilizador valoriza uma navegação fluída, com um design responsivo, adaptável a diferentes tamanhos de ecrã, carregamento rápido e navegação intuitiva ao toque

Ignorar estes elementos poderá levar a altas taxas de rejeição, indicando ao Google uma experiência de navegação insatisfatória. Por isso, será importante garantir que o teu website não atrai apenas, mas retém os utilizadores. Mais do que uma tendência, é uma chave para a construção de uma presença online consistente. 

Otimizar a pesquisa por voz

Vivemos uma era em que a tecnologia continua a transformar a conexão com os motores de pesquisa, face à crescente popularidade dos assistentes virtuais. O hábito de escrever, enviar mensagens e pesquisar por comandos de voz é cada vez maior. Por esse motivo, o ajuste do conteúdo para pesquisa por voz surge como um elemento vital para uma estratégia de SEO realmente eficaz.

A pesquisa por voz não reflete apenas a mudança nas preferências dos utilizadores, mas também sublinha a importância de fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade. Os algoritmos dos motores de busca estão cada vez mais direcionados para identificar e classificar conteúdo que responda de forma clara e informativa às consultas por voz. Assim, os profissionais de marketing digital devem priorizar a criação de conteúdo que não apenas responda às perguntas comuns do seu público-alvo, mas que seja também otimizado para ser facilmente compreendido e valioso para as buscas por voz.

Uma das sugestões neste tópico é a utilização de long-tail keywords (frases de palavras-chave mais específicas). Outra é incorporar um tom mais conversacional ao conteúdo que apresentas. Para aumentar a visibilidade, identifica as perguntas mais frequentes do teu público-alvo para fornecer respostas diretas e concisas. 

Ao reconheceres e ao te adaptares a esta mudança no comportamento do utilizador, podes fortalecer a tua presença online e melhorar significativamente a visibilidade nos motores de pesquisa. 

Quem está sempre em primeiro lugar? O utilizador.

Embora não seja novidade, este princípio não deixa de ser importante. Para superar as metas de SEO, o conteúdo deve centrar-se no utilizador e responder às intenções da pesquisa. Para isso, tal como já referimos anteriormente, é importante compreenderes a verdadeira intenção do utilizador. 

A verdade é que esta tendência não é estática. Nos próximos anos, a ênfase na experiência do utilizador e na criação de conteúdo que agregue valor manter-se-á em destaque, à medida que os negócios direcionam os seus esforços na produção de conteúdos otimizados para o online. 

Embora seja crucial gerar conteúdo valioso, em 2024, é imperativo que estes sejam ajustados. Investe no mundo da otimização on-page, explorando meta tags, estratégias de cabeçalho e posicionamento de palavras-chave que diferenciem o conteúdo. É importante também que este promova a interação, para criar uma ligação mais próxima com público. Esta será uma estratégia eficaz para gerar leads qualificados. 

Uma pausa para relembrarmos este conceito: E-E-A-T

Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiança. Os motores de busca, especialmente o Google, priorizam progressivamente conteúdos que demonstrem credibilidade e valor nos tópicos que abordam. 

Construir uma reputação como fonte credível num determinado setor poderá ser o caminho para obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. Então, como pode a tua marca preparar-se para atingir esse objetivo? 

  • Desenvolver conteúdo abrangente, especializado e de alta qualidade sobre um tema específico; 
  • Implementar uma estrutura no website que facilite a descoberta de conteúdo relevante; 
  • Utilizar webinars, podcasts e redes sociais para interagir com o público e construir confiança; 
  • Produzir e partilhar pesquisas originais, estudos e insights baseados em dados que não poderiam ser replicados por IA;
  • Demonstrar que há pessoas reais por trás do website, através de testemunhos ou avaliações.

Alcançar o sucesso através de estratégias avançadas de SEO em 2024 será uma jornada de adaptação. Envolve uma conjugação complexa de ferramentas e estratégias,  cada uma direcionada a diferentes vertentes. Sendo a visibilidade online sinónimo de relevância, aprimorar a estratégia de SEO é como abrir portas para um público mais amplo. 

Agora é o momento de colocar em prática estes conceitos e testar as tendências que apresentamos. Quem sabe não verás o teu website a subir nos rankings, face à criação de uma conexão significativa com o teu público-alvo. 

Estamos aqui para te guiar na jornada rumo ao topo do ranking digital!

Se gostaste deste artigo, recomendamos que complementes a tua leitura com: https://www.avitamina.pt/blog/mobile-friendly-vs-mobile-first-qual-o-melhor

Autor: Andreia Faria, Copywriter


ÚLTIMOS ARTIGOS