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É assim que o fazemos acontecer
Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!
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Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!

A Meta, criada por Mark Zuckerberg, detentora das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, criou em 2019 uma versão "beta" de uma nova aplicação.

Em julho de 2023, o palco é do Threads! Esta nova versão brilha com novas funcionalidades que vão fazer a tua experiência de comunicação atingir um novo patamar.

Preparado para uma revolução na forma como te ligas ao mundo digital? Continua a ler o nosso artigo e descobre esta nova plataforma que conquistou milhões de utilizadores desde o seu lançamento.

O que é?

Esta nova plataforma digital é um concorrente direto do Twitter, possibilitando a conversação textual gratuita entre subscritores e comunidades para debater variados temas. Basicamente, assemelha-se a uma versão do Instagram com foco no texto.

O frenesim que acompanha o lançamento de uma nova plataforma já é bem conhecido, no entanto, neste caso, superou todas as expectativas. 

Sabias que numa semana, o novo aplicativo atingiu o impensável número de 100 milhões de subscritores? 

Isto dá o mote para as infinitas potencialidades que este novo canal pode proporcionar às marcas, mesmo não estando prevista a introdução de publicidade… pelo menos para já!

Desvenda os segredos desta nova plataforma

- É necessário ter uma conta Instagram para aceder ao Threads;
- Facilita a partilha de atualizações de texto com amigos próximos no Instagram;
- Podem ser partilhados posts com o máximo de 500 carateres;
- Possui uma secção de conversas para participar em discussões públicas com outras pessoas;
- Permite partilhar fotos com amigos próximos no Instagram, assim como links e vídeos até 5 minutos de duração;
- É possível responder, repostar e citar publicações de outros utilizadores;
- Não permite Stories ou Reels;
- Pode ser acedida não só pela app mas também pelo browser.
- Inclui conteúdo em formato Gif;
- Ainda não se encontra disponível na Europa.

Será esta uma nova oportunidade para as marcas?

As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads. 

A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.

Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.

Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.

Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.

Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?

Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.

E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?  

Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥

Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)


5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

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Preparado para uma revolução na forma como te ligas ao mundo digital? Continua a ler o nosso artigo e descobre esta nova plataforma que conquistou milhões de utilizadores desde o seu lançamento.

O que é?

Esta nova plataforma digital é um concorrente direto do Twitter, possibilitando a conversação textual gratuita entre subscritores e comunidades para debater variados temas. Basicamente, assemelha-se a uma versão do Instagram com foco no texto.

O frenesim que acompanha o lançamento de uma nova plataforma já é bem conhecido, no entanto, neste caso, superou todas as expectativas. 

Sabias que numa semana, o novo aplicativo atingiu o impensável número de 100 milhões de subscritores? 

Isto dá o mote para as infinitas potencialidades que este novo canal pode proporcionar às marcas, mesmo não estando prevista a introdução de publicidade… pelo menos para já!

Desvenda os segredos desta nova plataforma

- É necessário ter uma conta Instagram para aceder ao Threads;
- Facilita a partilha de atualizações de texto com amigos próximos no Instagram;
- Podem ser partilhados posts com o máximo de 500 carateres;
- Possui uma secção de conversas para participar em discussões públicas com outras pessoas;
- Permite partilhar fotos com amigos próximos no Instagram, assim como links e vídeos até 5 minutos de duração;
- É possível responder, repostar e citar publicações de outros utilizadores;
- Não permite Stories ou Reels;
- Pode ser acedida não só pela app mas também pelo browser.
- Inclui conteúdo em formato Gif;
- Ainda não se encontra disponível na Europa.

Será esta uma nova oportunidade para as marcas?

As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads. 

A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.

Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.

Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.

Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.

Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?

Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.

E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?  

Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥

Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)


5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

Mobile-Friendly vs. Mobile-First:  Qual o melhor?

Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Qual o melhor?

Em 2016, pela primeira vez na história, o uso de dispositivos móveis para aceder à internet ultrapassou o acesso por desktop. Este facto destaca a crescente importância de ter uma abordagem Mobile-Friendly ou Mobile-First para dar uma resposta mais eficiente à crescente utilização dos smartphones no consumo de informação online.

Sabias que cerca de 92,3% dos utilizadores acedem à internet através dos seus telemóveis?

Se antes o computador era o dispositivo mais utilizado para pesquisar informação ou até mesmo para fazer compras online, no panorama digital atual, o mobile é dono e senhor da internet, com uma perspetiva de representar 44% de todas as vendas online até 2024. 

É muito simples, observa o teu próprio comportamento, que dispositivo é que utilizaste para fazer a tua última compra online ou para pesquisar uma informação de forma rápida?

Continua a ler este artigo para descobrires mais sobre as abordagens Mobile-Friendly e Mobile-First e quais as vantagens associadas a cada uma delas!

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Website Mobile-friendy

Este não é de todo um conceito estranho para a maior parte das pessoas que trabalham com negócios online. A crescente utilização de smartphones obrigou os desenvolvedores de websites e designers gráficos a criarem versões dos websites otimizadas para dispositivos móveis. 

Mobilde-friendly refere-se a um website responsivo que se adapta a todos os tipos de dispositivos. Normalmente, são websites desenvolvidos para ecrãs maiores, em que os elementos são alterados através de técnicas de estilização para se adequarem ao tamanho do ecrã em que serão vistos. Não são websites com uma excelente experiência de utilizador em smartphones, uma vez que não é essa a principal preocupação por detrás da sua conceção. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Versatilidade - uma vez que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, permitindo aos negócios alcançar audiências mais vastas sem a necessidade de uma personalização específica para cada dispositivo.
  • Eficiência de custos - adaptar um website de desktop para mobile envolve  normalmente menos tempo e custos em comparação com a criação de um site ou app de raiz.
  • Benefício de SEO - um dos fatores-chave tidos em conta pelos motores de pesquisa é a responsividade do website em dispositivos móveis. Ter um website mobile-friendly aumenta as probabilidades deste aparecer no topo dos resultados de pesquisa (SERP´s) levando a um aumento da visibilidade e do tráfego orgânico.

Website Mobile-first

Um website mobile-first é sempre responsivo, mas um website responsivo nem sempre é mobile first.

A abordagem mobile-first, tal como o nome sugere, consiste em desenhar o website primeiramente para dispositivos móveis e depois escalar o mesmo para ecrãs maiores. Este conceito depende do tipo de website que se está a desenvolver, se é mais orientado para dispositivos móveis e para melhorar a experiência dos utilizadores nesses dispositivos, centrando-se na compreensão da forma como as pessoas interagem com os dispositivos móveis.

Desta forma, o design mobile-first dá especial atenção a tudo o que é clicável. Os botões e as secções com hiperligação são maiores e os itens das listas são mais espaçados, o conteúdo é mais simples, para facilitar a vida de quem utiliza os smartphones para aceder ao site. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Melhoria da experiência móvel, ao focar-se primeiramente no design para mobile, os negócios conseguem otimizar a experiência do utilizador, especificamente para os que acedem via mobile. Esta abordagem dá ênfase na simplicidade, navegação intuitiva e tempos de carregamento mais rápidos, melhorando o engagement e as conversões.
  • Performance melhorada, esta abordagem está associada, normalmente, a uma estrutura de website mais simples e eficiente, obrigando as empresas a focarem-se no essencial, reduzir o tamanho da página e otimizar os tempos de carregamento. 
  • Preparar o futuro, com o aumento da utilização de dispositivos móveis, é essencial adotar abordagens que privilegiem estes dispositivos, permitindo às empresas aumentar a sua eficácia. Ao dar prioridade às características únicas dos dispositivos móveis, as organizações conseguirão manter-se à frente da curva e preparar a sua presença digital para o futuro.

Mas afinal o que é melhor, Mobile-Friendly ou Mobile-First?

Quando se trata de escolher entre estas duas abordagens, não existe uma solução one-size-fits-all.

A escolha está dependente de vários fatores como a audiência, mercado de atuação e os objetivos do negócio. No entanto, tendo em conta o rápido crescimento da utilização de dispositivos móveis, é essencial que as empresas otimizem os seus websites para serem acedidos via mobile.

Enquanto a abordagem mobile-friendly oferece maior versatilidade e benefícios de custo, a abordagem mobile-first, por sua vez, proporciona uma experiência móvel melhorada e vantagens de preparação para o futuro.

Em última análise, a decisão deve basear-se na compreensão das preferências dos teus utilizadores, dos seus comportamentos e necessidades específicas às quais o teu negócio vai dar resposta. 

O segredo é saber muito bem quem vai utilizar o teu website e para quê!

Em alguns países em desenvolvimento, onde as infraestruturas de internet fixa são menos desenvolvidas, as pessoas tendem a utilizar mais frequentemente dispositivos móveis para aceder à internet. Isto resultou no surgimento do termo “Mobile-Only” para descrever esta realidade. 

Um exemplo da aplicação deste conceito na realidade social é o Instagram. Esta rede social foi desenvolvida para uso exclusivo em telemóveis e só agora é que está a ser pensada para desktop.

Para ser bem-sucedido no panorama atual, onde existe uma clara preferência dos utilizadores pelos dispositivos móveis, é essencial investir num design reativo que dê uma resposta otimizada às necessidades dos utilizadores. 

Quer optes por um design mobile-friendly ou mobile-first, o objetivo final  deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma boa experiência ao utilizador em todos os dispositivos.

Se ficaste interessado em descobrir mais sobre o mundo dos websites, recomendamos que complementes a tua leitura com o nosso artigo de blog: Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites.

7 Erros comuns de marketing digital a evitar

7 Erros comuns de marketing digital a evitar

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Erro 1: Não sabes quem é a tua audiência

Se bem te recordas, um dos primeiros passos um dos primeiros passos na criação de um plano de comunicação é a definição do público-alvo. No entanto, na prática, este passo é muitas vezes ignorado, o que pode levar a erros nas estratégias desenvolvidas.

Para evitar esses erros desnecessários, é importante dedicar algum tempo à pesquisa. Reúne dados psicológicos, comportamentais e sociológicos do teu potencial cliente e desenvolve uma Buyer Persona, um perfil fictício que personaliza o teu consumidor ideal. 

Atribui-lhe o maior número possível de características e até podes criar uma história de vida e um contexto de compra para esta tua personagem. O objetivo é perceber claramente as características, necessidades e preferências da tua audiência. 

Esta estratégia ajudar-te-à a criar campanhas mais segmentadas que conseguirão gerar melhores resultados.

Erro 2: Não tens uma secção de blog no teu website

As páginas de blog são muitas vezes encaradas como desnecessárias num website, no entanto, o seu potencial vai muito além do que podes imaginar.

As páginas de blog permitem fazer a partilha de artigos que, mesmo não estando implicitamente a vender nada, podem ajudar os teus potenciais clientes na sua tomada de decisão. 

Além disso, são uma excelente forma de dar credibilidade ao teu negócio. Ao abordares temas relacionados com a tua área de negócio nos artigos estarás a demonstrar que és um especialista na matéria, que és confiável e que poderás esclarecer qualquer dúvida dos teus consumidores. Estarás ainda a fornecer informação importante aos crawlers da Google sobre o teu negócio e área de atuação, facilitando o seu processo de indexação das páginas. 

Se os teus artigos forem de qualidade e atraírem muitos utilizadores, a Google vai considerar que és um especialista na matéria e lançar-te para o topo da página de pesquisa.

Erro 3: Não utilizas e-mail marketing para comunicar com os teus clientes

São vários os marketeers que desconhecem as vantagens que uma estratégia de e-mail marketing pode trazer para o seu negócio. 

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail não é um canal obsoleto, muito pelo contrário. De acordo com um relatório do HubSpot, o e-mail marketing gera cerca de 38 dólares por cada dólar investido, o que faz deste um dos canais de marketing com maior ROI (Retorno no Investimento).

Com uma estratégia de e-mail marketing, podes manter uma comunicação regular e criar uma conexão mais próxima com o teu cliente. Além disso, podes enviar ofertas especiais e informações relevantes, mantendo-os sempre atualizados sobre o teu negócio e os teus produtos ou serviços. 

Erro 4: Ainda desvalorizas as redes sociais

Se queres manter a tua empresa competitiva, as redes sociais são certamente o canal certo para investires o teu tempo e dinheiro. 

Um utilizador passa em média cerca de 2 horas e 25 minutos por dia nas redes sociais, o que equivale a aproximadamente 35% do seu tempo total de utilização da internet. Queres mesmo deixar o teu negócio fora desse canal?

As redes sociais são uma excelente oportunidade para gerar leads, criar reconhecimento de marca e fidelizar os teus clientes. Não estares presente neste canal é uma fraqueza para o teu negócio e poderá estar a impedir-te de conquistar mais clientes.

Erro 5: Não estás a otimizar para mobile

Os nossos telemóveis tornaram-se tão importantes para as nossas vidas que é quase impossível imaginar um dia sem eles. Por isso, é essencial que os websites e as estratégias de marketing sejam otimizadas para dispositivos móveis.

Não reconhecer a importância do telemóvel pode levar à perda vendas e oportunidades. É crucial garantir que o teu website e as tuas campanhas de marketing estão otimizadas para dispositivos móveis. Isto significa utilizar um design responsivo, criar conteúdo adaptado a ser consumido via telemóvel e otimizar as tuas campanhas para plataformas móveis. 

Erro 6: Estás mais focado na aquisição do que na retenção 

A retenção de clientes é tão (ou mais) importante do que a sua aquisição

É comum os marketeers concentrarem-se mais na aquisição de novas leads do que na fidelização dos clientes já conquistados. No entanto, fidelizar clientes é essencial para o sucesso do teu negócio a longo prazo. 

Não só é mais caro adquirir novos clientes, como os clientes fidelizados são mais propensos a recomendar a tua marca a outros consumidores, funcionando como uma estratégia gratuita de aquisição de novos clientes. 

Por isso, é importante desenvolver estratégias de retenção de clientes e construir relacionamentos duradouros com os mesmos.

Erro 7:  Não analisas os resultados conquistados com as tuas estratégias

Uma estratégia de marketing digital deve ser sempre orientada pelos dados, sendo fundamental medir os resultados de cada campanha. 

Sem análise de dados não há como saber se a estratégia funcionou ou não e, por isso, é importante definir objetivos claros e métricas que permitam avaliar o sucesso das ações implementadas. 

Ao definir objetivos e métricas precisas, poderás identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais conscientes, bem como perceber, por exemplo, os canais onde tiveste mais sucesso, os designs que o teu público mais gosta, ou até mesmo os horários de publicação que geraram maior engagement.

Fizeste Bingo?

Se estás a cometer alguns dos erros mencionados, não te preocupes, ainda estás a tempo de melhorar! 

O marketing digital é um campo complexo, e mesmo os profissionais mais experientes podem cometer alguns deslizes. 

Para evitares estes erros é crucial estares sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças no mundo digital, para oferecer conteúdos relevantes e campanhas eficazes que vão impulsionar o teu negócio não só em 2023, mas nos próximos anos.

Se achaste este artigo de blog interessante, temos a certeza que vais gostar de ler este sobre As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF. 😉


Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites

Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites 

Já não é segredo para ninguém que na era digital em que vivemos é praticamente impossível para um negócio sobreviver e prosperar sem um website. 

Os websites podem ter vários propósitos como, dar a conhecer a tua marca, produtos e/ou serviços a uma audiência maior, vender os teus produtos de forma rápida e eficaz ou, simplesmente, transmitir credibilidade e segurança ao teu público-alvo.👌

Mas, já alguma vez paraste para pensar sobre as particularidades e factos fascinantes que giram em torno da criação e utilização de um website? Podemos dizer-te que há uma imensidão deles, mas deixamos-te aqui apenas os mais interessantes. 👇

Sabias que: 79% dos utilizadores fazem scan ao website?

O Nielsen Norman Group descobriu, numa pesquisa realizada com vários utilizadores, que apenas 16% destes leem realmente o texto do website. Incrível! 😱

Esta descoberta, algo preocupante sobre o tempo que os utilizadores dedicam à leitura da informação, salienta ainda mais a importância de incluir:

  • Keywords relevantes
  • Títulos cativantes
  • Listas e informação por pontos
  • Frases mais curtas que prendam a atenção dos utilizadores e os mantenham durante mais alguns segundos no teu website.

Se o texto do website não estiver devidamente formatado para permitir uma leitura rápida e fácil, os utilizadores sentir-se-ão frustrados, levando ao abandono precoce da tua página para passar ao próximo resultado de pesquisa. Isto pode significar a perda de uma potencial venda para o teu negócio. 📉

Gráficos de boa qualidade, links e conteúdo relevante são alguns fatores que te poderão ajudar a manter os utilizadores mais tempo no teu website.

Por isso, volta a dar uma vista de olhos nos teus conteúdos e tenta perceber, do ponto de vista de um utilizador, se o teu copy é cativante ou precisa de ser otimizado para oferecer uma melhor experiência.

Sabias que: ⅔ dos utilizadores utilizam dispositivos móveis para acederem aos websites?

Os smartphones são os nossos pequenos computadores de bolso. 📲 Desde compras online, reservas de restaurantes e voos, gestão de e-mails,  reuniões e outras comunicações, os telemóveis são utilizados para muito mais tarefas do que as meras chamadas telefónicas, para as quais foram criados.

Por isso, é muito importante que percebas se o teu website está otimizado para ser acedido via telemóvel para conseguires oferecer uma experiência muito mais dinâmica e user-friendly. Algumas empresas optam mesmo por adaptar os seus websites a aplicações móveis

Sabias que: 72% dos utilizadores confiam tanto nas reviews de outros clientes como em recomendações de pessoas que conhecem?

Cada vez mais utilizadores pesquisam informação relevante e credível antes de decidirem fazer uma compra. Os consumidores estão cada vez mais informados e não procuram apenas informação sobre os produtos que querem comprar, mas também querem ler reviews de fontes que consideram credíveis.

E quem melhor para dar uma opinião honesta do que alguém que já experimentou o produto? 🧐

Por isso, se tens um negócio online, procura destacar as reviews dos teus clientes no website. O design das páginas deve evidenciar as opiniões dos utilizadores e permitir que os teus visitantes consultem o score de avaliações. Não te esqueças de incluir ainda um link para as reviews individuais de cada utilizador na página de produto, para que os visitantes possam saber mais sobre a experiência desses utilizadores.

Não subestimes o poder das reviews na decisão de compra dos teus potenciais clientes! 😁

Sabias que: 47% dos utilizadores esperam que o tempo de carregamento dos websites seja no máximo 2 segundos?

Tempo é dinheiro e os utilizadores não estão dispostos a esperar por ti! ⏰

A Google sabe muito bem que os utilizadores estão cada vez mais impacientes, por isso definiu como um dos seus fatores para priorizar ou prejudicar os websites o tempo que estes demoram a carregar. 

Quando um potencial cliente entra no teu website, ele espera que o conteúdo carregue quase que automaticamente. Se a página demorar a abrir ou empancar com frequência, este passará ao próximo resultado, arrastando o teu website para as profundezas do motor de pesquisa, ou seja, a segunda página. ☠️

Por isso, presta muita atenção à velocidade de carregamento do teu website e aos fatores que poderão estar a contribuir para um aumento do mesmo. Certifica-te que esta se situa abaixo dos 2 segundos. Caso contrário, arriscas a ser trocado pelo teu concorrente com um site mais funcional. 😬

Sabias que: a vida útil do teu website é de apenas 3 anos?


O mundo digital está em constante mutação. Desde o hardware até ao software, absolutamente todos os aspetos ligados ao digital sofrem alterações profundas numa questão de anos e estas alterações, obviamente, terão impacto no teu website.


Não chega criares um website para venderes os teus produtos/serviços. Tens de fazer investimentos recorrentes no mesmo. Quer sejam de tempo, revisão de conteúdos, otimização de páginas, desenvolvimento de estratégias de SEO, como de dinheiro, atualização de software, melhoria de acessos e gráficos, etc.


Se o teu website foi lançado há mais de 3 anos considera fazer um upgrade ao mesmo com as novas tecnologias desenvolvidas e que irão oferecer uma melhor experiência aos teus utilizadores. 🆙


Atualmente, tecnologias em desenvolvimento como a Inteligência Artificial, IoT e Blockchain já começaram a impactar os websites, exigindo aos seus criadores o desenvolvimento de novas skills. 🤖


Já conhecias algum destes factos que te apresentamos?


O desenvolvimento de um website é uma tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, fascinante. Envolve uma variedade de elementos técnicos, criativos e estratégicos. Desde a escolha da plataforma certa até à otimização para os motores de pesquisa. Cada detalhe importa e cada aspeto terá uma influência direta nas tuas futuras vendas. 📈


Esperamos que estes factos te tenham deixado fascinado e que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber um pouco melhor a importância de algumas componentes do teu website e como o teu negócio pode beneficiar com as mesmas. 


Se este é um tema que te interessa, recomendamos que complementes esta leitura com o nosso artigo de blog sobre Hábitos Saudáveis de SEO. 😉


5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!