Por vezes, sente dificuldade em manter-se a par das últimas tendências e mudanças no marketing? É preciso estar onde os seus clientes estão, mas não há tempo suficiente durante o dia.
A automatização do marketing (Marketing Automation) é uma óptima forma de colmatar essa lacuna. Permite-lhe, entre muitas coisas, acompanhar o comportamento e preferências dos clientes de modo a criar experiências mais personalizadas. Com isto, ajuda a aumentar o envolvimento e as conversões!
Basicamente, qualquer coisa realizada manualmente pode ser automatizada com um software! Continue a ler para descobrir como.
Se não tem a certeza de como o Marketing Automation pode ajudar o seu negócio ou se ainda tem de explorar se é uma boa abordagem de marketing, considere as seguintes formas nas quais pode beneficiar o seu negócio:
Existem inúmeros tipos de software de automação de marketing no mercado, contudo a automação de marketing é mais do que apenas um software.As plataformas de software de automatização de marketing permitem às equipas:
Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas de automatização de marketing no mercado, cada uma designada para cumprir metas e objetivos comerciais específicos. Visto que não existe uma solução única, as empresas devem rever cuidadosamente as suas necessidades antes de escolherem uma ferramenta que se adapte à sua cultura, processos e recursos.
As ferramentas de automatização do marketing dividem-se em três categorias: ferramentas de gestão de leads, ferramentas de gestão de campanhas, e ferramentas de gestão de relações com clientes (CRM).
A tecnologia por detrás da automatização do marketing pode ser muito complexa, mas quando repartida nos seus componentes mais simples, podemos ver como se torna mais do que um simples software de marketing.
Existem alguns componentes chave para uma campanha de marketing ser bem sucedida: um excelente produto, tráfego direcionado, e automatização de marketing eficaz.
Um grande produto é essencial para qualquer negócio. Sem um produto de alta qualidade, não conseguirá manter a atenção dos seus clientes ou gerar negócios repetidos. Contudo, ter um ótimo produto não é suficiente por si só. Também precisa de gerar tráfego para o seu site, de modo a converter esses visitantes em compradores. E finalmente, precisa de utilizar ferramentas eficazes de automatização de marketing para acompanhar os seus clientes e mantê-los envolvidos em todas as fases.
Mas um bom ponto de partida para descobrir o funil de vendas e uma fórmula de mercado maior é analisar em que fase do processo de compra o seu produto ou serviço se insere.
Por exemplo, se o seu produto é algo que as pessoas precisam de comprar imediatamente, tal como um artigo alimentar ou um medicamento, então o seu funil de venda será provavelmente mais curto com um tamanho global de mercado menor. Contudo, se o seu produto for algo que as pessoas possam levar o seu tempo a decidir - tal como um carro ou uma casa - então o seu funil de vendas será mais comprido com um tamanho global de mercado muito maior.
Primeiro, precisa de compreender o seu mercado. Quem são os seus clientes ideais? Que necessidades é que eles têm que não são atualmente satisfeitas?
Quando souber isso, pode começar a criar um funil de vendas que os atrairá e os converterá em clientes.
Com as ferramentas certas, pode automatizar as suas tarefas de marketing e conduzir mais leads e vendas através do seu website.
O Marketing Automation facilita a criação de campanhas de correio eletrónico direcionadas, o envio automático de posts nos meios de comunicação social, e a publicação de conteúdos valiosos que atraem clientes!
Ajuda-o a fechar mais vendas durante todo o ciclo até à compra, independentemente do dispositivo ou do canal.
E se combinar isto com marketing baseado em valor, uma estratégia que se foca na criação de valor para os clientes em vez de competir no preço, criará uma ligação com os seus clientes e estabelecerá confiança. Desta forma, torna-se mais fácil construir relações com os seus clientes e convencê-los a comprar.
E quando os clientes confiam em si, é mais provável que voltem e o recomendem a outros!
Se ainda não está a utilizar o Marketing Automation, está na hora de começar!
As grandes empresas do mundo estão a fazê-lo, e não há razão para que não possa ser uma delas. Na sua essência, a automatização do marketing consiste em criar lealdade e impulsionar receitas através de mensagens relevantes. E isso é algo do qual o seu negócio pode definitivamente beneficiar.
Pronto para começar? Diga-nos como podemos ajudar.
Por vezes, sente dificuldade em manter-se a par das últimas tendências e mudanças no marketing? É preciso estar onde os seus clientes estão, mas não há tempo suficiente durante o dia.
A automatização do marketing (Marketing Automation) é uma óptima forma de colmatar essa lacuna. Permite-lhe, entre muitas coisas, acompanhar o comportamento e preferências dos clientes de modo a criar experiências mais personalizadas. Com isto, ajuda a aumentar o envolvimento e as conversões!
Basicamente, qualquer coisa realizada manualmente pode ser automatizada com um software! Continue a ler para descobrir como.
Se não tem a certeza de como o Marketing Automation pode ajudar o seu negócio ou se ainda tem de explorar se é uma boa abordagem de marketing, considere as seguintes formas nas quais pode beneficiar o seu negócio:
Existem inúmeros tipos de software de automação de marketing no mercado, contudo a automação de marketing é mais do que apenas um software.As plataformas de software de automatização de marketing permitem às equipas:
Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas de automatização de marketing no mercado, cada uma designada para cumprir metas e objetivos comerciais específicos. Visto que não existe uma solução única, as empresas devem rever cuidadosamente as suas necessidades antes de escolherem uma ferramenta que se adapte à sua cultura, processos e recursos.
As ferramentas de automatização do marketing dividem-se em três categorias: ferramentas de gestão de leads, ferramentas de gestão de campanhas, e ferramentas de gestão de relações com clientes (CRM).
A tecnologia por detrás da automatização do marketing pode ser muito complexa, mas quando repartida nos seus componentes mais simples, podemos ver como se torna mais do que um simples software de marketing.
Existem alguns componentes chave para uma campanha de marketing ser bem sucedida: um excelente produto, tráfego direcionado, e automatização de marketing eficaz.
Um grande produto é essencial para qualquer negócio. Sem um produto de alta qualidade, não conseguirá manter a atenção dos seus clientes ou gerar negócios repetidos. Contudo, ter um ótimo produto não é suficiente por si só. Também precisa de gerar tráfego para o seu site, de modo a converter esses visitantes em compradores. E finalmente, precisa de utilizar ferramentas eficazes de automatização de marketing para acompanhar os seus clientes e mantê-los envolvidos em todas as fases.
Mas um bom ponto de partida para descobrir o funil de vendas e uma fórmula de mercado maior é analisar em que fase do processo de compra o seu produto ou serviço se insere.
Por exemplo, se o seu produto é algo que as pessoas precisam de comprar imediatamente, tal como um artigo alimentar ou um medicamento, então o seu funil de venda será provavelmente mais curto com um tamanho global de mercado menor. Contudo, se o seu produto for algo que as pessoas possam levar o seu tempo a decidir - tal como um carro ou uma casa - então o seu funil de vendas será mais comprido com um tamanho global de mercado muito maior.
Primeiro, precisa de compreender o seu mercado. Quem são os seus clientes ideais? Que necessidades é que eles têm que não são atualmente satisfeitas?
Quando souber isso, pode começar a criar um funil de vendas que os atrairá e os converterá em clientes.
Com as ferramentas certas, pode automatizar as suas tarefas de marketing e conduzir mais leads e vendas através do seu website.
O Marketing Automation facilita a criação de campanhas de correio eletrónico direcionadas, o envio automático de posts nos meios de comunicação social, e a publicação de conteúdos valiosos que atraem clientes!
Ajuda-o a fechar mais vendas durante todo o ciclo até à compra, independentemente do dispositivo ou do canal.
E se combinar isto com marketing baseado em valor, uma estratégia que se foca na criação de valor para os clientes em vez de competir no preço, criará uma ligação com os seus clientes e estabelecerá confiança. Desta forma, torna-se mais fácil construir relações com os seus clientes e convencê-los a comprar.
E quando os clientes confiam em si, é mais provável que voltem e o recomendem a outros!
Se ainda não está a utilizar o Marketing Automation, está na hora de começar!
As grandes empresas do mundo estão a fazê-lo, e não há razão para que não possa ser uma delas. Na sua essência, a automatização do marketing consiste em criar lealdade e impulsionar receitas através de mensagens relevantes. E isso é algo do qual o seu negócio pode definitivamente beneficiar.
Pronto para começar? Diga-nos como podemos ajudar.
A crise global do Covid-19 veio acelerar o processo de adaptação das marcas à tendência do digital.
A crise global do Covid-19 veio acelerar o processo de adaptação das marcas à tendência do digital. Agora, mais do que nunca, é preciso flexibilização e antecipação das estratégias de comunicação que passam pelos canais digitais onde o público está presente.
Este será o principal desafio a que devemos dar resposta para podermos afirmar a eficácia da comunicação da nossa marca.
Na verdade, esta “lição” não é nova. A História diz-nos que as marcas que se adaptam em tempos de crise conseguem contrariar o abrandamento e ganhar uma maior vantagem competitiva face à concorrência.
É, por isso, fundamental continuar a comunicar e a ser relevantes, neste “novo normal”. Mas também é necessário ir mais além da adaptação de conteúdos: criar uma nova relação e um novo diálogo com o nosso target é o próximo grande objetivo.
1. Estar em casa 24/7 é uma realidade que ainda não sabemos quando termina. São famílias inteiras com crianças, com os mais idosos e até mesmo os jovens que vivem sozinhos. Haverá mais tempo livre para todos e uma nova oportunidade de aprender algo novo.
2. O online sofreu um acréscimo exponencial de utilizadores de todas as faixas etárias, nas redes sociais e em múltiplas plataformas de contacto.
3. A higienização de espaços e de pessoas tem sido uma preocupação de todos, sem exceção.
1. A VIDA CONTINUA Há, neste momento, um pico de atenção à Covid-19, mas vai passar e as pessoas irão voltar a atenção para as marcas que estão ativas. Agora.
A vida vai continuar, os negócios vão voltar a crescer e quem vai sair mais forte serão aqueles que estiveram ao lado das pessoas nesta fase menos boa.
2. O TEMPO VAI CONTINUAR A PASSAR… ONLINE
Nunca foram necessárias tantas formas diferentes de passar o tempo. As atividades lúdicas de entretenimento, de aprendizagem e de interação estão a agregar valor ao dia a dia de todos nós. Aprender algo novo é um desejo, fazer desporto em casa é uma vontade intrínseca. As pessoas estão a sentir necessidade de reinventar os seus hábitos.
3. O COMÉRCIO SERÁ AINDA MAIS ELETRÓNICO
Apesar de uma acentuada redução do consumo, o comércio eletrónico não parou e vai continuar a crescer. As transportadoras estão a adaptar os seus protocolos de entrega para garantir que não existe risco de contágio e o comércio eletrónico está em alta!
4. COLABORAÇÃO MAIS DIGITAL DO QUE NUNCA
As ferramentas de colaboração digital que permitem a comunicação, gestão e organização de equipas têm sido essenciais, uma vez que estão a contribuir para melhorar a produtividade das organizações. As previsões apontam para uma mudança grande de paradigma que deverá se manter pós-Covid.
5. SOLIDARIEDADE PRECISA-SE!
As marcas e as comunidades estão a ajudar os setores da sociedade mais vulneráveis a ultrapassar esta situação com o conforto e a segurança necessários. Será a responsabilidade social um novo pilar de investimento que as marcas não deverão deixar cair no futuro?
É muito provável que esta mudança seja mais significativa do que aquilo que se imaginava. É muito provável, também, que estejamos perante um novo paradigma mundial. Para os negócios, não há fórmulas mágicas, mas existe a certeza de que a comunicação acompanha os tempos e é vital para todos nós, enquanto consumidores e seres sociais.
Adoptar novas práticas e, consequentemente, planear e ajustar os canais para onde as pessoas estão, é o primeiro “segredo” que devemos partilhar e que irá garantir a sustentabilidade e os bons resultados a longo prazo.
*Artigo escrito com base num documento que a Vitamina. desenvolveu e partilhou com os seus clientes e que deu origem a reuniões de brainstorming para adaptação de novas estratégias.
No livro “Como ser um Líder", Daniel Goleman retrata a importância da inteligência emocional numa liderança verdadeiramente eficaz.
No livro “Como ser um Líder - a importância da inteligência emocional”, Daniel Goleman aborda o conceito de inteligência emocional, que pode ser definida pela capacidade que cada um tem em reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. O resultado desta investigação realizada em cerca de 200 empresas é nos dias que correm, cheios de incertezas e constrangimentos, ainda mais importante.
São vários os estilos que um Líder pode utilizar. E quantos mais, melhor. Líderes que utilizam mais do que um estilo, quatro ou mais, que são flexíveis e os vão alternando consoante seja necessário, são mais eficientes e obtêm um melhor clima organizacional e um melhor desempenho.
VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O humor dos Líderes influencia as emoções das pessoas que os rodeiam, seja pela positiva, seja pela negativa.
O contágio pelo humor é um verdadeiro fenómeno neurológico e pode ter impacto no desempenho. Mas é importante que o humor do Líder esteja sintonizado com o dos que o rodeiam. Por exemplo, se as vendas estão a baixar, um Líder não vai estar alegre.
Os Líderes mais eficientes ostentam humor e comportamentos que estão de acordo com o momento, doseando-os sempre com algum otimismo.
Segundo Goleman, a inteligência emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
”O autor apresenta quatro componentes principais da inteligência emocional: autoconsciência e autogestão, empatia e consciência social / gestão de relações.
Autoconsciência - capacidade de reconhecer as próprias emoções.
Permite que as pessoas se apercebam dos seus próprios pontos fortes e limitações, e sintam confiança em si próprias.
Autogestão - é a aptidão para controlar as próprias emoções e agir com honestidade e integridade de um modo fiável e flexível.
Empatia - base da gestão de relacionamentos, que implica dar grande atenção aos outros e mostrar preocupação com eles.
Consciência Social / Gestão de relações - incluiu aptidões para comunicar de forma clara e convincente, resolver conflitos e estabelecer fortes relações sociais.
Para o autor, a inteligência emocional é uma condição sine qua non da liderança. Goleman considera que alguém que tenha a melhor formação, um raciocínio incisivo e analítico, e uma infinidade de excelentes ideias, só será um grande Líder se também possuir inteligência emocional.
Ao longo do livro, apresenta vários exemplos que retratam isto mesmo, que a “aptidão para os outros” é mais importante para a eficácia da liderança do que as aptidões meramente cognitivas.
Se refletirmos sobre este ponto, apercebemo-nos de que a maioria das situações de trabalho envolve relacionamentos entre pessoas. Logo, pessoas que tenham qualidades de relacionamento humano, como compreensão e empatia, têm mais possibilidades de obter sucesso.
Goleman relata, por exemplo, o trabalho de Claudio Fernández-Aráoz, consultor sénior da Egon Zehnder International, que analisou casos em que indivíduos excecionais, contratados para altos cargos executivos, acabaram por ser despedidos.
Qual a conclusão que retirou?
Que esses indivíduos tinham sido contratados pelos seus conhecimentos especializados, mas despedidos por revelarem falhas de inteligência emocional.
A ideia central é que Líderes eficazes, para além dos conhecimentos técnicos, possuem, sobretudo, conhecimentos de autogestão e aptidões para gerir a sua relação com os outros.
Para tal, precisam de um trio de consciências - Interna, Externa e No Outro.
O Foco Interno está relacionado com as duas primeiras componentes da Inteligência Emocional, a autoconsciência e a autogestão. Líderes com autoconsciência manifestam uma confiança em si realista e uma consciência dos seus pontos fortes e limitações. A autogestão revela-se no autocontrolo emocional, na flexibilidade, e na capacidade de se manter concentrado para alcançar os objetivos.
O Foco No Outro revela-se nos Líderes com empatia, que percebem o que os outros pensam sobre o mundo e utilizam isso na forma como se expressam com eles. É este foco que facilita o trabalho em equipa e a colaboração, a persuasão e a influência, a gestão de conflitos e o aconselhamento.
E, por fim, temos o Foco Externo, que permite a um líder ver para além da sua organização. Um líder dotado deste foco não se limita, por exemplo, a prever uma mudança na economia, mas também o impacto dessa mudança nos aspetos social, cultural e ambiental.
VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
É fundamental um líder possuir estes três focos?
Sim, e de forma equilibrada! Só assim é possível atingir uma liderança verdadeiramente eficaz e obter sucesso.