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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023
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5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!

Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA
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Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o ambiente digital de formas nunca imaginadas, nem mesmo na sétima arte. Quantos de nós sonhavam que em 2023 estariam a utilizar esta nova ferramenta para criar experiências mais personalizadas e interativas para os utilizadores? Ou que a IA iria conseguir otimizar o nosso trabalho de forma tão eficiente?

Garantimos que a tua vida nunca mais será a mesma após mergulhar em todas as vantagens que esta ferramenta trará para o teu trabalho. Por isso, continua a ler e descobre 4 formas em como a IA revolucionará o nosso futuro.

Como sabemos, o objetivo de qualquer campanha de anúncios é sempre atingir mais pessoas e melhores resultados, com o orçamento recomendado. A utilização da inteligência artificial na otimização de anúncios é uma das grandes promessas do século e, apesar de ainda não imaginarmos tudo o que pode fazer por nós, começamos a ter um relance de como será o futuro do digital.

Conhece o teu público como ninguém!

A definição do público-alvo é indiscutivelmente um ponto essencial na criação de qualquer campanha de anúncios. Apesar de já existirem variadas tecnologias que nos permitem recolher e analisar muita informação sobre o nosso potencial cliente, é humanamente impossível tratar todos esses dados, para criar campanhas mais eficientes. A IA pode ser usada para analisar dados demográficos e comportamentais dos consumidores e segmentar o público-alvo de forma mais precisa. 

Além disso, os dados recolhidos e analisados por esta tecnologia permitirão perceber em tempo real quais serão os públicos potencialmente mais rentáveis e direcionar estratégias mais eficientes para os mesmos.

Personalização, a grande tendência do futuro

A personalização é sem dúvida uma palavra-chave no que diz respeito à comunicação do futuro. Todos gostamos de nos sentir únicos e apreciados pelas nossas marcas favoritas, que já começaram a alterar a maneira como se dirigem aos seus clientes, para garantir um serviço mais adaptado aos seus gostos e necessidades. 

Para ajudar nesta tarefa exaustiva, a IA tem à disposição algoritmos de aprendizagem profunda que permitem, entre muitas outras coisas:

  • Fazer o processamento de imagens baseadas em IA, como é o caso DallE-2 que cria imagens realistas e originais tendo em conta o conteúdo que escreves, ou até mesmo vídeos, tendo por base um script, ou Fliki que, além disso, é ainda capaz de inserir vozes nos clips; 
  • Gerar textos para anúncios tendo em conta o público-alvo, o tom de voz mais apropriado e o objetivo da tua campanha, para este efeito podes recorrer a ferramentas como o Chat GPT, o Jasper, o Writesonic ou o Copy.ai;
  • Otimizar o design dos anúncios escolhendo, por exemplo, tipos de letra, cores  e imagens mais eficazes, através de plataformas como o Adobe Experience, o Deepcortex e o Adobe Design Space;
  • Criar testes A/B que permitem testar diferentes versões de um anúncio para ver qual é mais eficaz, com a ajuda do OptiMizely;

Através da AI será possível criar anúncios mais relevantes e direcionados, tendo em conta a informação recolhida e analisada de cada utilizador. Ao tornar os anúncios mais personalizados será possível aumentar as taxas de conversão e de engagement, uma vez que os conteúdos desenvolvidos irão especialmente de encontro às necessidades individuais dos potenciais clientes. Uma realidade um pouco assustadora, mas inegavelmente fascinante!

Automatizar é a palavra de ordem

Se a personalização terá sem dúvida um papel fundamental na forma como as marcas comunicam com os seus seguidores no futuro, a automação não terá um papel menos relevante. 

A IA permitirá automatizar tarefas repetitivas e demoradas, tais como a criação de anúncios e a segmentação, libertando tempo para os marketeers concentrarem-se em tarefas mais estratégicas. Como se costuma dizer, “tempo é dinheiro” e cada segundo que sobra pode ser utilizado para desenvolver novas estratégias de marketing ou investigar novas ferramentas para potenciar o nosso trabalho.

Além disso, as ferramentas de IA conseguem criar automaticamente cópias de anúncios bem-sucedidos e usá-los para gerar novos anúncios ainda mais eficazes. Através da análise de dados será ainda possível criar diferentes versões, com pequenas alterações para perceber quais geram melhores resultados e as alturas do dia em que os anúncios devem ser exibidos para apresentarem melhores resultados. Isto, sim, levará os testes A/B a outro nível!

Recursos melhor aplicados igual a campanhas mais eficientes

Como dissemos anteriormente, a definição do público-alvo é um fator essencial para o sucesso da campanha, mas as palavras-chave escolhidas e o orçamento implementado não terão uma menor relevância. Após garantir que sabemos a quem nos dirigimos e que o conteúdo que criamos é relevante, devemos ter em consideração o valor que estamos dispostos a gastar

Através da IA será possível reduzir os custos imputados às campanhas. Como explicamos anteriormente, ao segmentarmos melhor o público-alvo, teremos uma menor probabilidade de mostrar os nossos anúncios a utilizadores que não vão converter, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI), ao ajustar automaticamente os lances para alcançar os utilizadores mais propensos a clicar no anúncio.

Ainda não estás convencido?

A IA prepara-se para revolucionar como os profissionais de marketing criam as suas estratégias, tornando-as mais eficientes e eficazes. Através destas novas ferramentas que estão a surgir, será possível fazer melhor uso dos recursos disponíveis e alcançar melhores resultados. É um momento emocionante para a indústria e podemos esperar mais avanços num futuro próximo.

Acreditarias, se te disséssemos, que este artigo que acabaste de ler foi concebido com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial? Sim, o uso da IA proporciona um grande salto na criação de campanhas digitais que são mais eficazes e personalizadas para os seus destinatários!

Deixa-te seduzir pelo futuro, nós já estamos rendidos!

As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF
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As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF

É difícil acreditar que as redes sociais existem há cerca de 20 anos. Durante este tempo, tornou-se uma parte integrante das nossas vidas, e não há sinais de abrandamento!

Alguns acreditam que as redes sociais se tornarão mais pessoais, com plataformas a tornarem-se especializadas para diferentes demografias. Outros entendem que a inteligência artificial assumirá muitas das tarefas atualmente realizadas pelos humanos (como a moderação de conteúdos), conduzindo a uma experiência mais automatizada.

Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: as redes sociais continuarão a evoluir, e todos estaremos a assistir (e a utilizá-las)!

As redes sociais percorreram um longo caminho na última década.

Passámos de simples plataformas baseadas em texto para grandes espaços de informação interativos e altamente audiovisuais.

Mas o que é que o futuro nos reserva?

Primeiro, é preciso reconhecer que encontrar uma receita para manter os utilizadores envolvidos é o fator mais importante.

Então, comecemos com o lado bom!

1. Maior atenção à partilha privada

Na sequência de violações de dados e escândalos de privacidade, os utilizadores das redes sociais estão cada vez mais interessados em proteger as suas informações pessoais. Como resultado, podemos esperar ver um maior número de plataformas centradas na partilha privada, quer por mensagens diretas, quer por grupos pequenos e fechados.

2. Conteúdos mais personalizados

Os algoritmos continuarão a melhorar a mostrar-nos conteúdos que sejam relevantes para os nossos interesses e o nosso histórico da pesquisa. Este conteúdo personalizado pode assumir a forma de artigos, vídeos, ou mesmo anúncios, tornando as redes sociais uma parte ainda mais importante da do marketing.

No Facebook, por exemplo, assistiremos a um feed cada vez mais customizado aos nossos interesses com conteúdos recomendados pela IA. Espera-se, também, que isso aconteça, cada vez mais a partir de páginas que ainda não seguimos.

3. Maior destaque ao áudio

Com a popularidade dos podcasts a aumentar, os utilizadores estão cada vez mais habituados a consumir conteúdos neste formato. Veremos também um crescimento contínuo em plataformas como a TikTok e a Instagram Reels. Para as empresas, isto significa que agora é o momento de começar a experimentar conteúdo áudio e a pensar fora da caixa quando se trata deste formato.

4. O BeReal está em alta

O BeReal é uma aplicação de social media que se baseia na autenticidade e em ligações reais. E parece estar a fazer eco na comunidade, particularmente entre os mais jovens. Quer seja porque desejamos interacções mais genuínas ou simplesmente estamos cansados de ver fotografias perfeitamente filtradas, é evidente que o BeReal está a preencher uma necessidade no panorama das redes sociais.

5. As vantagens do UGC são numerosas

Uma das mudanças mais significativas será em direcção a uma forma mais autêntica e transparente de marketing conhecida como conteúdo gerado pelo utilizador (UGC).

O UGC autêntico é mais apreciado pelos consumidores do que a publicidade tradicional, e pode ser utilizado para criar uma ligação emocional com a marca. Isto pode assumir a forma de críticas de produtos, testemunhos, posts nas redes sociais, ou mesmo vídeos e anúncios criados pelo utilizador.

6. Conteúdo exclusivo para subscritores

Sim! já está em fase de testes e pode mesmo passar para o resto do mundo. O Instagram permitirá que os utilizadores subscrevam conteúdos dos seus criadores favoritos.

Desta forma, eles podem fazer stories, posts, reels, etc., apenas para aqueles que pagam a mensalidade, partilhando conteúdos únicos com os mais conectados.

Mudando agora para o menos bom…

Infelizmente, nem tudo sobre as redes sociais em 2023 é positivo, mas quando é que o foi?

Com a crescente popularidade do live-streaming, haverá mais oportunidades para o cyberbullying e assédio.

Além disso, a divulgação de notícias falsas continuará a ser um grande problema. Como vimos nos últimos anos, as redes sociais podem ser utilizadas para manipular a opinião pública e influenciar, por exemplo, eleições.

Além disso, as novas tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada criarão novas oportunidades tanto para a ligação como... para a deceção.

E... Será que isto vai realmente acontecer?

E depois há os aspetos das redes sociais que não podemos sequer começar a prever.

Quem sabe que novas plataformas ou características irão surgir no próximo ano? Podemos até ver um regresso a formatos de comunicação mais tradicionais, como as mensagens de texto. Ou talvez todos estaremos apenas a comunicar através de emojis até 2023 (Sim, isso pode acontecer! 🙃)

À medida que mais e mais pessoas se juntam ao metaverso, as redes sociais procurarão provavelmente sensibilizar para a sua próxima fase de desenvolvimento em posts de RA. Esta nova forma de publicação irá proporcionar aos utilizadores uma variedade de novas features e experiências, incluindo a capacidade de observar as publicações em realidade aumentada.

Então, o que significa tudo isto para nós? 

As redes sociais em 2023 serão uma paisagem em constante evolução, com novas plataformas e características a surgir a todo o momento. 

Mas uma coisa é certa: vai ser emocionante!

Claro, ninguém sabe ao certo o que está para vir, mas é bom estar sintonizado com as possíveis mudanças!

Como é que o marketing digital afeta o comportamento dos consumidores?
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É tudo sobre o consumidor

O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.

Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!

Mas primeiro… O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.

Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.

Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:

  • Fatores psicológicos: A forma como um indivíduo reage a uma campanha publicitária depende das suas perceções, atitudes e visão do mundo;
  • Fatores pessoais: A demografia, como a idade, cultura, profissão e antecedentes, define os interesses de um consumidor;
  • Fatores sociais: O grupo social de uma pessoa afeta os seus padrões de compra. Os seus rendimentos, nível de educação e classe social influenciam as suas escolhas.

A importância do marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.

Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.

Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:

  • Mantém os clientes informados das últimas tendências, uma vez que têm acesso imediato aos novos produtos ou serviços lançados;
  • As escolhas dos clientes aumentam, pois podem selecionar qualquer tipo de produto ou serviço e obter o melhor negócio;
  • Os clientes têm mais poder, porque têm a opção de dar feedback sobre os produtos ou serviços e de, consequentemente, tomar uma decisão de compra informada e inteligente;
  • Conveniência e serviço rápido – os clientes podem obter informações sobre o produto desejado com um simples clique e tomar decisões de compra rápidas, sem passar tempo numa loja;
  • As relações são incrementadas, visto que os clientes recebem um serviço de excelência, o que revela o grande impacto do marketing digital no seu comportamento;
  • Os clientes têm acesso constante a informação na Internet.

O impacto do marketing digital no comportamento do consumidor visto por diversos ângulos

Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:

A capacidade de investigar e experimentar

Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.

Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.

Boca a Boca

O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.

Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.

Fidelidade incoerente do cliente

O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.

Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.

Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.

Impulso no envolvimento do cliente

Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.

Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.

Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.

As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.

SEO

Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.

A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.

Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.

Tire o máximo partido do digital marketing!

Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.

Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.

Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.

Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.

5 e-mail marketing strategies to win over your audience
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5 e-mail marketing strategies to win over your audience

Email marketing remains one of the most effective and most undervalued strategies in creating long-lasting relationships with consumers. 

Despite several statistics showing that this strategy is responsible for one of the highest ROIs (Return on Investment), many companies still do not give it the value it deserves. Does this profile fit your company? 🤔

With a well-defined strategy, email marketing allows you to achieve very significant results, but also to create a deep connection with your customers. In a world full of competition, that's something your brand should strive for. 

Throughout this article, we will explore 5 email marketing strategies that you should start implementing in your company or brand, as well as some practical examples that will help you better understand their application. So don't stop here, follow us until the end of the article!

1 - A well-segmented audience is half the battle

Having a database full of contacts is very important, but we can accurately say that knowing how to segment it is much more relevant. 

You should segment your contact list based on specific criteria so that you can send relevant and personalized messages to your audience. You can do this segmentation by location, interests, purchase history, or even specific behaviors on the website.

For example, if you have an online clothing store, you can send emails with exclusive promotions on women's clothing only to that gender.

2 - In the digital world, promptness is an advantage

Email automation is another strategy that can bring very positive results for your company. This tool allows you to send messages automatically based on specific actions that your subscribers take.

For example, it has certainly happened to you to place some items you were thinking of buying in the shopping cart of a website and not complete the purchase. After a few minutes you receive an email, "Psssst... I think you forgot something!”, you get curious, open the email, and actually remember that you haven't completed the purchase yet. This strategy increases the chances that your potential customer will come back to the site and finish the purchase.

3 - Grabbing attention is key to success

Every day we receive dozens or even hundreds of emails with advertising, and many pass us by completely. 

Therefore, it is essential that you create short, relevant, and intriguing subjects that arouse your subscriber's curiosity to know more. The first level is always the hardest to overcome. Once the email is opened, the user is receptive to what you have to communicate.

For example, you need to launch a summer campaign about your sunscreens, which will have an incredible promotion. Instead of writing "Summer Sale", a title that is not very catchy and easily ignored, try something like "Do you want to have radiant skin?". 😎✨", a short question that goes straight to the users' needs and adds an emoji or two to catch the eye among dozens of text-only subjects.

4 - We all like to feel important

Once you have achieved the most difficult thing, getting the user to open your email, you must ensure that the content you have to offer is relevant and reflects their needs and interests.

You can and should personalize your emails by taking into account information you have about each of your subscribers, such as starting the email by directly addressing the person's name, purchase history, special birthday offers, or identified preferences. In addition, you can include exclusive content such as tutorials, tips, and special offers.

For example, you can use the information about your customer's birthday to send them a congratulatory email. In that same email, you can include a gift voucher with a special discount to celebrate the day and also communicate some first-hand news that makes him feel special and relevant to your brand.

5 - Say what you want, clearly and directly

A clear and direct CTA (call-to-action) is essential for your subscribers to take the action you want. 

Use action verbs like "Buy Now", "Explore Further" or "Subscribe" and position the CTA in a prominent place, visible on both mobile and desktop devices, to increase click-through rates and conversions.

For example, you can create a sense of urgency in your subscribers by encouraging immediate action. To do this, you can add elements to your CTA such as: countdown to a special promotion that is about to expire or highlight an offer limited to a certain period. These actions create a sense of urgency in the user and motivate them to act promptly.

Now that you've explored a bit more about the benefits of using email marketing strategies in digital communication, do you feel ready to start applying them to your brand? 

Studies show that most consumers prefer to receive marketing communications through email, compared to other channels such as social media or online ads. Therefore, it is crucial that you use the 5 strategies we share to start seeing positive results in your digital communication.

Don't forget to analyze the results, perform A/B tests and adjust your strategy based on your subscribers' feedback. Email marketing is a powerful tool, but the secret to success is listening to your audience.

Take every opportunity to create impactful and relevant communication through email marketing. 

If you liked this article, we recommend that you complement your reading with 7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid. 🤓

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023
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5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023

The world of graphic design is not watertight, it is constantly changing, especially due to the rapid technological and social transformation happening a bit all over the world. 

Stay tuned, because in this blog post, you'll discover 5 graphic design trends you can't miss this year. Read on and dive into the world of graphic design in 2023!

If 2022 was marked by creativity and pragmatism, 2023 is undoubtedly the year of intentional expressiveness in design

We can expect more boldness, extravagant colors, and more advanced technologies in various design styles and personalities. These new digital design trends will bring new life and a more striking personality to your favorite brands, giving a boost to both web and print visual art styles.

Trend 1: The future of graphic design goes through AI

Artificial Intelligence (AI) is no longer a novelty in our lives, but the year 2023 has left in store for designers a new way of working. The biggest change in the world of graphic design is, without a doubt, the way designs will be made.

Plugins and other tools have always been part of the everyday life of graphic designers, but with many reservations regarding their full potential. Tools like Figma have helped democratize the use of plugins, and now the software is used for much more than what it was pre-designed for. Applications such as Runway, have made content that could previously take hours of expert work to design, available in minutes. Tools like Cavalry already allow the procedural and node-based design to be created without the need for expensive 3D software. In addition to these tools, we could not fail to mention Midjourney. This AI-based tool allows any user, with or without design knowledge, to create incredible and realistic digital images in a matter of minutes.

AI will undoubtedly be an impressive support to elevate the work of graphic designers, but it will also impose new challenges on them that they must be prepared to face!

Trend 2: In 2023, we follow a new paradigm – More is More

The shift from Gen Y (Millennials) to Gen Z has had a profound impact on the design world. The minimalism that marked the visual communication of our favorite brands in recent years is now giving way to "maximalism". More and more designers are opting for more chaotic approaches to visual expression.

This new concept mixes analogue and digital techniques, confronting color and photo overlays with expressive type and illustrations, integrating multiple design styles, in a futuristic way.

Trend 3: Consumers want MORE authentic designs and brands

Nowadays, with easy access to all kinds of information online, brands can no longer look at their audiences as uninformed people. Consumers demand more from brands, they look for aspects that convey credibility and trust in their products and services and the way they make them.

One way for brands to gain the trust of their audiences is through the creation of authentic, high-quality images and videos. Instead of using staged images and artificial content, designers should opt for creating authentic and compelling visual images that convey more sensations than just the need to buy. Consumers want to create personal connections and feel emotions. Only by arousing these feelings will brands gain more and more followers.

Beyond their visual image, brands that prioritize conveying a transparent and honest message are winning the hearts and choices of consumers. One example to be inspired by is Patagonia. This brand is known for its commitment to transparency and sustainability, and in all its visual content it seeks to show the manufacturing process of its products and promote the sharing of feedback from its customers to improve its operations.

Trend 4: Eco-conscious design

The new generations' concern for sustainability and protecting our planet has promoted a positive impact and wake-up call in the way brands communicate and develop their products. The world has woken up to the huge contribution that the digital industry has on our ecological footprint. 

By 2023, sustainability will undoubtedly mark the world of graphic design with the growing awareness of the environmental impact of consumer goods and packaging. Many designers are already looking at ways to reduce their carbon footprint by using more sustainable materials in their work, less intense colors in packaging development, and opting for more minimalist designs.

This trend will continue to grow as more and more brands and designers recognize the importance of creating eco-friendly products and packaging.

Trend 5: Metaverse

Ever since Mark Zuckerberg launched the Metaverse, it has been central to discussions about technology and digital design, and this is already seen as one of the biggest tech trends for this year.

To create immersive experiences with brands, designers must be able to combine physical and digital environments, through AI, AR, VR, and IRL. These areas are evolving incredibly fast and to stay one step ahead of the competition you should explore more about this new universe.

The Metaverse also offers great opportunities for brands, who can use this technology to add value to their offering and consistency to their identity. By 2023, it is predicted that there will be more references to metaverse culture in projects such as game-inspired 3D illustrations or AI avatars. 

If you haven't dived into this new digital world yet, we seriously advise you to find out a little more about what this game developed by the founder of Facebook has to offer.

The forecasts for 2023 couldn't be more encouraging, at least when it comes to graphic design.

The new trends that will mark the industry promise to bring incredibly creative designs full of color, boldness, and reality. If you work as a graphic designer, keep abreast of these new concepts to create fresh, modern and visually striking designs. 

We're looking forward to the color palette that 2023 will bring to liven up our online communication!

More optimized and efficient campaigns? Explore the potential of AI
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More optimized and efficient campaigns? Explore the potential of AI

Artificial Intelligence (AI) is changing the digital environment in ways never imagined, not even in the seventh art. Who would have thought that by 2023 we would be able to provide users with more personalized, interactive experiences? Or that AI would be able to optimize our work so efficiently?

We guarantee that your life will never be the same after diving into all the advantages that this tool will bring to your work. So, keep reading and discover 4 ways in which AI will revolutionize our future.

As we know, the goal of any ad campaign is always to reach more people and better results, with the recommended budget. The use of artificial intelligence in ad optimization is one of the great promises of the century. Although we still can't imagine all it can do for us, we are starting to get a glimpse of what the future of digital will look like.

Know your audience like no one else

Defining the target audience is undeniably an essential point in the creation of any ad campaign. Although there are already a variety of technologies that allow us to collect and analyze a lot of information about our potential customers, it is humanly impossible to process all that data in order to create more efficient campaigns. AI can be used to analyze the demographic and behavioral data of consumers and segment the target audience more accurately

In addition, the data collected and analyzed by this technology will make it possible to understand in real-time which audiences will potentially be the most profitable and target more efficient strategies to them.

Customization, the big trend of the future

Customization is undoubtedly a keyword when it comes to the communication of the future. We all like to feel unique and appreciated by our favorite brands, which have already begun to change the way they address their customers, to ensure a service that is more tailored to their tastes and needs. 

To help with this exhaustive task, AI has at its disposal deep learning algorithms that allow, among many other things:

  • Perform AI-based image processing, such as DallE-2 which creates realistic and original images taking into account the content you write, or even videos, based on a script, or Fliki which, in addition, allows you to insert voices; 
  • Generate text for ads taking into account the target audience, the most appropriate tone of voice, and the objective of your campaign, for this purpose you can use tools such as GPT Chat, Jasper, customization, or Copy.ai;
  • Optimize the design of the ads by choosing, for example, fonts, colors, and images that are more effective, through platforms such as Adobe Experience, Deepcortex, and Adobe Design Space;
  • Create A/B tests that allow you to test different versions of an ad to see which is more effective, with the help of OptiMizely;

Artificial intelligence will enable the creation of more relevant, targeted ads based on the information collected and analyzed from each user. By making ads more customized, it will be possible to increase conversion and engagement rates, since the content developed will especially meet the individual needs of potential customers. It's an undeniably fascinating reality, although somewhat scary!

Automation is the keyword

While customization will undoubtedly play a key role in the way brands communicate with their followers in the future, automation will play a no less relevant role. 

AI will allow the automation of repetitive and time-consuming tasks such as ad creation and targeting, freeing up time for marketers to focus on more strategic tasks. As they say, “time is money” and every second left over can be used to develop new marketing strategies or investigate new tools to enhance our work.

In addition, AI tools can automatically create copies of successful ads and use them to generate new, even more, effective ads. Through data analysis, it will also be possible to create different versions, with minor changes, to understand which ones generate better results and the times of day the ads should be displayed to show the highest performance. This will take A/B testing to the next level!

Better applied resources equal more efficient campaigns

As we said before, defining the target audience is an essential step to the success of the campaign, but the keywords chosen, and the budget implemented will have no less relevance. After ensuring that we know who we are targeting and that the content we create is relevant, we should take into consideration the amount we are willing to spend

Through AI, it will be possible to reduce the costs imputed to campaigns. As we explained earlier, by better segmenting the target audience, we will be less likely to show our ads to users who will not convert. While maximizing the return on investment (ROI) by automatically adjusting bids to reach the users most likely to click on the ad.

Still not convinced?

AI is set to revolutionize how marketers create their strategies, making them more efficient and effective. Through these new tools that are emerging, it will be possible to make better use of available resources and achieve better results. It is an exciting time for the industry, and we can expect more advances in the near future.

Would you believe it if we told you, that this article you have just read was conceived with the help of artificial intelligence tools? Yes, the use of AI provides a great leap forward in creating digital campaigns that are more effective and personalized to their recipients!

Let yourself be seduced by the future, we are already surrendered!

Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF
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Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF

It's hard to believe that social media has been around for about 20 years. In that time, it has become an integral part of our lives, and there's no sign of it slowing down.

Some believe that social media will become more personal, with platforms becoming specialized for different demographics. Others think that AI will take over many of the tasks currently done by humans (such as moderating content), leading to a more automated experience.

Whatever happens, one thing is for sure: social media will continue to evolve, and we'll all be watching (and using) it!

Social media has come a long way in the past decade.

We've gone from simple text-based platforms to highly-visual, interactive gardens of information.

But what does the future hold for social media? First, we need to recognize that finding a recipe for keeping users engaged is the most important factor.

So, let's start with the good stuff!

1. Increased focus on private sharing

In the wake of data breaches and privacy scandals, social media users are increasingly interested in protecting their personal information. As a result, we can expect to see more platforms focusing on private sharing, either through direct messaging or small, closed groups.

2. More personalized content

Social media algorithms will continue to get better at showing us content that is relevant to our interests and search history. This personalized content may take the form of articles, videos, or even ads, making social media an even more important part of the marketing mix.

On Facebook, for example, we will be watching a feed that is more and more personalized to our interests with recommended content by AI. It is also expected that this, however, will be increasingly from pages that we do not yet follow.

3. Increased focus on audio

With the popularity of podcasts on the rise, users are becoming more accustomed to consuming content in this format. We will also see continued growth in platforms like TikTok and Instagram Reels. For businesses, this means that now is the time to start experimenting with audio content and thinking outside the box when it comes to format.

4. BeReal is on the rise

BeReal is a social media app that's based on authenticity and real connections. And it seems to be resonating with people. The app is quickly gaining popularity, particularly among young adults. Whether it's because we're craving more genuine interactions or we're simply tired of seeing perfectly filtered photos, it's clear that BeReal is filling a need in the social media landscape.

5. The advantages of UGC are numerous

One of the most significant shifts will be towards a more authentic and transparent form of marketing known as user-generated content (UGC).

Authentic UGC is more trusted by consumers than traditional advertising, and it can be used to create an emotional connection with the brand. This could take the form of product reviews, testimonials, social media posts, or even user-created videos and ads.

6. Exclusive content for subscribers

Yes! It is already in the testing phase and may even move on to the rest of the world. Instagram will allow users to subscribe to content from their favorite creators.

In this way, they can make stories, posts, reals, etc., only for those who pay the monthly fee, sharing unique content with those who are most connected.

Moving to the bad…

Unfortunately, not everything about social media in 2023 is positive, but when was it?

With the increasing popularity of live-streaming, there will be more opportunities for cyberbullying and harassment.

In addition, the spread of fake news will continue to be a major problem. As we've seen in recent years, social media can be used to manipulate public opinion and influence elections.

In addition, new technologies like virtual reality and augmented reality will create new opportunities for both connection and… deception.

And… Will this actually happen? 

And then there are the aspects of social media that we can't even begin to predict. 

Who knows what new platforms or features will emerge in the next year? We may even see a return to more traditional forms of communication, like email or texting. Or maybe we'll all just be communicating via emoji by 2023 (Hey, it could happen 🙃!)

As more and more people flock to the metaverse, social media apps will likely be looking to raise awareness of their next-stage development in AR posts. This new form of posting will provide users with a variety of new features and experiences, including the ability to view posts in augmented reality.

So what does all this mean for us? 

Social media in 2023 will be an ever-evolving landscape, with new platforms and features emerging all the time. But one thing is for sure: it's going to be exciting!

Of course, nobody knows for sure what is coming, but it is good to be tuned in to possible changes!

How does digital marketing affect consumer behavior?
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It's all about the consumer

Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.

The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.

In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!

But first... What is consumer behavior?

Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.

If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.

Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:

  • Psychological factors: How an individual reacts to an advertising campaign depends on his or her perceptions, attitudes, and world-view;
  • Personal factors: Demographics such as age, culture, profession, and background define a consumer's interests;
  • Social factors: A person's social group affects his buying patterns. Their income, level of education, and social class influence their choices.

The importance of Digital Marketing

Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.

There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.

Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:

  • It keeps the customers informed with the latest trends since they have access to brand new products or services that are launched;
  • Customer's choices are increased, as they can choose any kind of product or service and get the best deal;
  • Customers are more empowered because they have the option to provide feedback regarding the products or services offered, which makes it possible for the customer to make an informed and smart buying decision;
  • Convenience and quick service - customers can get information about the desired product with the click of a button and make quick purchasing decisions, without spending time in a store;
  • Relationships are improved since clients receive high-end customer service, which is a significant impact of digital marketing;
  • Customers have constant access to information on the internet.

The impact of digital marketing on consumer behavior seen in different scenarios

As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:

The ability to research and experiment

Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.

Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.

Word-of-mouth

Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.

This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.

Inconsistent customer loyalty

Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.

Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.

While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.

Boost in customer engagement

Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.

Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.

Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.

Artificial Intelligence

AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.

Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.

SEO

Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.

Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.

This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.

Get the most out of digital marketing!

So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.

Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.

Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.

Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.

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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023
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5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!

Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA
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Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o ambiente digital de formas nunca imaginadas, nem mesmo na sétima arte. Quantos de nós sonhavam que em 2023 estariam a utilizar esta nova ferramenta para criar experiências mais personalizadas e interativas para os utilizadores? Ou que a IA iria conseguir otimizar o nosso trabalho de forma tão eficiente?

Garantimos que a tua vida nunca mais será a mesma após mergulhar em todas as vantagens que esta ferramenta trará para o teu trabalho. Por isso, continua a ler e descobre 4 formas em como a IA revolucionará o nosso futuro.

Como sabemos, o objetivo de qualquer campanha de anúncios é sempre atingir mais pessoas e melhores resultados, com o orçamento recomendado. A utilização da inteligência artificial na otimização de anúncios é uma das grandes promessas do século e, apesar de ainda não imaginarmos tudo o que pode fazer por nós, começamos a ter um relance de como será o futuro do digital.

Conhece o teu público como ninguém!

A definição do público-alvo é indiscutivelmente um ponto essencial na criação de qualquer campanha de anúncios. Apesar de já existirem variadas tecnologias que nos permitem recolher e analisar muita informação sobre o nosso potencial cliente, é humanamente impossível tratar todos esses dados, para criar campanhas mais eficientes. A IA pode ser usada para analisar dados demográficos e comportamentais dos consumidores e segmentar o público-alvo de forma mais precisa. 

Além disso, os dados recolhidos e analisados por esta tecnologia permitirão perceber em tempo real quais serão os públicos potencialmente mais rentáveis e direcionar estratégias mais eficientes para os mesmos.

Personalização, a grande tendência do futuro

A personalização é sem dúvida uma palavra-chave no que diz respeito à comunicação do futuro. Todos gostamos de nos sentir únicos e apreciados pelas nossas marcas favoritas, que já começaram a alterar a maneira como se dirigem aos seus clientes, para garantir um serviço mais adaptado aos seus gostos e necessidades. 

Para ajudar nesta tarefa exaustiva, a IA tem à disposição algoritmos de aprendizagem profunda que permitem, entre muitas outras coisas:

  • Fazer o processamento de imagens baseadas em IA, como é o caso DallE-2 que cria imagens realistas e originais tendo em conta o conteúdo que escreves, ou até mesmo vídeos, tendo por base um script, ou Fliki que, além disso, é ainda capaz de inserir vozes nos clips; 
  • Gerar textos para anúncios tendo em conta o público-alvo, o tom de voz mais apropriado e o objetivo da tua campanha, para este efeito podes recorrer a ferramentas como o Chat GPT, o Jasper, o Writesonic ou o Copy.ai;
  • Otimizar o design dos anúncios escolhendo, por exemplo, tipos de letra, cores  e imagens mais eficazes, através de plataformas como o Adobe Experience, o Deepcortex e o Adobe Design Space;
  • Criar testes A/B que permitem testar diferentes versões de um anúncio para ver qual é mais eficaz, com a ajuda do OptiMizely;

Através da AI será possível criar anúncios mais relevantes e direcionados, tendo em conta a informação recolhida e analisada de cada utilizador. Ao tornar os anúncios mais personalizados será possível aumentar as taxas de conversão e de engagement, uma vez que os conteúdos desenvolvidos irão especialmente de encontro às necessidades individuais dos potenciais clientes. Uma realidade um pouco assustadora, mas inegavelmente fascinante!

Automatizar é a palavra de ordem

Se a personalização terá sem dúvida um papel fundamental na forma como as marcas comunicam com os seus seguidores no futuro, a automação não terá um papel menos relevante. 

A IA permitirá automatizar tarefas repetitivas e demoradas, tais como a criação de anúncios e a segmentação, libertando tempo para os marketeers concentrarem-se em tarefas mais estratégicas. Como se costuma dizer, “tempo é dinheiro” e cada segundo que sobra pode ser utilizado para desenvolver novas estratégias de marketing ou investigar novas ferramentas para potenciar o nosso trabalho.

Além disso, as ferramentas de IA conseguem criar automaticamente cópias de anúncios bem-sucedidos e usá-los para gerar novos anúncios ainda mais eficazes. Através da análise de dados será ainda possível criar diferentes versões, com pequenas alterações para perceber quais geram melhores resultados e as alturas do dia em que os anúncios devem ser exibidos para apresentarem melhores resultados. Isto, sim, levará os testes A/B a outro nível!

Recursos melhor aplicados igual a campanhas mais eficientes

Como dissemos anteriormente, a definição do público-alvo é um fator essencial para o sucesso da campanha, mas as palavras-chave escolhidas e o orçamento implementado não terão uma menor relevância. Após garantir que sabemos a quem nos dirigimos e que o conteúdo que criamos é relevante, devemos ter em consideração o valor que estamos dispostos a gastar

Através da IA será possível reduzir os custos imputados às campanhas. Como explicamos anteriormente, ao segmentarmos melhor o público-alvo, teremos uma menor probabilidade de mostrar os nossos anúncios a utilizadores que não vão converter, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI), ao ajustar automaticamente os lances para alcançar os utilizadores mais propensos a clicar no anúncio.

Ainda não estás convencido?

A IA prepara-se para revolucionar como os profissionais de marketing criam as suas estratégias, tornando-as mais eficientes e eficazes. Através destas novas ferramentas que estão a surgir, será possível fazer melhor uso dos recursos disponíveis e alcançar melhores resultados. É um momento emocionante para a indústria e podemos esperar mais avanços num futuro próximo.

Acreditarias, se te disséssemos, que este artigo que acabaste de ler foi concebido com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial? Sim, o uso da IA proporciona um grande salto na criação de campanhas digitais que são mais eficazes e personalizadas para os seus destinatários!

Deixa-te seduzir pelo futuro, nós já estamos rendidos!

As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF
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As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF

É difícil acreditar que as redes sociais existem há cerca de 20 anos. Durante este tempo, tornou-se uma parte integrante das nossas vidas, e não há sinais de abrandamento!

Alguns acreditam que as redes sociais se tornarão mais pessoais, com plataformas a tornarem-se especializadas para diferentes demografias. Outros entendem que a inteligência artificial assumirá muitas das tarefas atualmente realizadas pelos humanos (como a moderação de conteúdos), conduzindo a uma experiência mais automatizada.

Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: as redes sociais continuarão a evoluir, e todos estaremos a assistir (e a utilizá-las)!

As redes sociais percorreram um longo caminho na última década.

Passámos de simples plataformas baseadas em texto para grandes espaços de informação interativos e altamente audiovisuais.

Mas o que é que o futuro nos reserva?

Primeiro, é preciso reconhecer que encontrar uma receita para manter os utilizadores envolvidos é o fator mais importante.

Então, comecemos com o lado bom!

1. Maior atenção à partilha privada

Na sequência de violações de dados e escândalos de privacidade, os utilizadores das redes sociais estão cada vez mais interessados em proteger as suas informações pessoais. Como resultado, podemos esperar ver um maior número de plataformas centradas na partilha privada, quer por mensagens diretas, quer por grupos pequenos e fechados.

2. Conteúdos mais personalizados

Os algoritmos continuarão a melhorar a mostrar-nos conteúdos que sejam relevantes para os nossos interesses e o nosso histórico da pesquisa. Este conteúdo personalizado pode assumir a forma de artigos, vídeos, ou mesmo anúncios, tornando as redes sociais uma parte ainda mais importante da do marketing.

No Facebook, por exemplo, assistiremos a um feed cada vez mais customizado aos nossos interesses com conteúdos recomendados pela IA. Espera-se, também, que isso aconteça, cada vez mais a partir de páginas que ainda não seguimos.

3. Maior destaque ao áudio

Com a popularidade dos podcasts a aumentar, os utilizadores estão cada vez mais habituados a consumir conteúdos neste formato. Veremos também um crescimento contínuo em plataformas como a TikTok e a Instagram Reels. Para as empresas, isto significa que agora é o momento de começar a experimentar conteúdo áudio e a pensar fora da caixa quando se trata deste formato.

4. O BeReal está em alta

O BeReal é uma aplicação de social media que se baseia na autenticidade e em ligações reais. E parece estar a fazer eco na comunidade, particularmente entre os mais jovens. Quer seja porque desejamos interacções mais genuínas ou simplesmente estamos cansados de ver fotografias perfeitamente filtradas, é evidente que o BeReal está a preencher uma necessidade no panorama das redes sociais.

5. As vantagens do UGC são numerosas

Uma das mudanças mais significativas será em direcção a uma forma mais autêntica e transparente de marketing conhecida como conteúdo gerado pelo utilizador (UGC).

O UGC autêntico é mais apreciado pelos consumidores do que a publicidade tradicional, e pode ser utilizado para criar uma ligação emocional com a marca. Isto pode assumir a forma de críticas de produtos, testemunhos, posts nas redes sociais, ou mesmo vídeos e anúncios criados pelo utilizador.

6. Conteúdo exclusivo para subscritores

Sim! já está em fase de testes e pode mesmo passar para o resto do mundo. O Instagram permitirá que os utilizadores subscrevam conteúdos dos seus criadores favoritos.

Desta forma, eles podem fazer stories, posts, reels, etc., apenas para aqueles que pagam a mensalidade, partilhando conteúdos únicos com os mais conectados.

Mudando agora para o menos bom…

Infelizmente, nem tudo sobre as redes sociais em 2023 é positivo, mas quando é que o foi?

Com a crescente popularidade do live-streaming, haverá mais oportunidades para o cyberbullying e assédio.

Além disso, a divulgação de notícias falsas continuará a ser um grande problema. Como vimos nos últimos anos, as redes sociais podem ser utilizadas para manipular a opinião pública e influenciar, por exemplo, eleições.

Além disso, as novas tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada criarão novas oportunidades tanto para a ligação como... para a deceção.

E... Será que isto vai realmente acontecer?

E depois há os aspetos das redes sociais que não podemos sequer começar a prever.

Quem sabe que novas plataformas ou características irão surgir no próximo ano? Podemos até ver um regresso a formatos de comunicação mais tradicionais, como as mensagens de texto. Ou talvez todos estaremos apenas a comunicar através de emojis até 2023 (Sim, isso pode acontecer! 🙃)

À medida que mais e mais pessoas se juntam ao metaverso, as redes sociais procurarão provavelmente sensibilizar para a sua próxima fase de desenvolvimento em posts de RA. Esta nova forma de publicação irá proporcionar aos utilizadores uma variedade de novas features e experiências, incluindo a capacidade de observar as publicações em realidade aumentada.

Então, o que significa tudo isto para nós? 

As redes sociais em 2023 serão uma paisagem em constante evolução, com novas plataformas e características a surgir a todo o momento. 

Mas uma coisa é certa: vai ser emocionante!

Claro, ninguém sabe ao certo o que está para vir, mas é bom estar sintonizado com as possíveis mudanças!

Como é que o marketing digital afeta o comportamento dos consumidores?
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É tudo sobre o consumidor

O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.

Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!

Mas primeiro… O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.

Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.

Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:

  • Fatores psicológicos: A forma como um indivíduo reage a uma campanha publicitária depende das suas perceções, atitudes e visão do mundo;
  • Fatores pessoais: A demografia, como a idade, cultura, profissão e antecedentes, define os interesses de um consumidor;
  • Fatores sociais: O grupo social de uma pessoa afeta os seus padrões de compra. Os seus rendimentos, nível de educação e classe social influenciam as suas escolhas.

A importância do marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.

Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.

Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:

  • Mantém os clientes informados das últimas tendências, uma vez que têm acesso imediato aos novos produtos ou serviços lançados;
  • As escolhas dos clientes aumentam, pois podem selecionar qualquer tipo de produto ou serviço e obter o melhor negócio;
  • Os clientes têm mais poder, porque têm a opção de dar feedback sobre os produtos ou serviços e de, consequentemente, tomar uma decisão de compra informada e inteligente;
  • Conveniência e serviço rápido – os clientes podem obter informações sobre o produto desejado com um simples clique e tomar decisões de compra rápidas, sem passar tempo numa loja;
  • As relações são incrementadas, visto que os clientes recebem um serviço de excelência, o que revela o grande impacto do marketing digital no seu comportamento;
  • Os clientes têm acesso constante a informação na Internet.

O impacto do marketing digital no comportamento do consumidor visto por diversos ângulos

Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:

A capacidade de investigar e experimentar

Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.

Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.

Boca a Boca

O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.

Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.

Fidelidade incoerente do cliente

O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.

Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.

Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.

Impulso no envolvimento do cliente

Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.

Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.

Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.

As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.

SEO

Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.

A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.

Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.

Tire o máximo partido do digital marketing!

Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.

Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.

Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.

Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.

5 e-mail marketing strategies to win over your audience
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5 e-mail marketing strategies to win over your audience

Email marketing remains one of the most effective and most undervalued strategies in creating long-lasting relationships with consumers. 

Despite several statistics showing that this strategy is responsible for one of the highest ROIs (Return on Investment), many companies still do not give it the value it deserves. Does this profile fit your company? 🤔

With a well-defined strategy, email marketing allows you to achieve very significant results, but also to create a deep connection with your customers. In a world full of competition, that's something your brand should strive for. 

Throughout this article, we will explore 5 email marketing strategies that you should start implementing in your company or brand, as well as some practical examples that will help you better understand their application. So don't stop here, follow us until the end of the article!

1 - A well-segmented audience is half the battle

Having a database full of contacts is very important, but we can accurately say that knowing how to segment it is much more relevant. 

You should segment your contact list based on specific criteria so that you can send relevant and personalized messages to your audience. You can do this segmentation by location, interests, purchase history, or even specific behaviors on the website.

For example, if you have an online clothing store, you can send emails with exclusive promotions on women's clothing only to that gender.

2 - In the digital world, promptness is an advantage

Email automation is another strategy that can bring very positive results for your company. This tool allows you to send messages automatically based on specific actions that your subscribers take.

For example, it has certainly happened to you to place some items you were thinking of buying in the shopping cart of a website and not complete the purchase. After a few minutes you receive an email, "Psssst... I think you forgot something!”, you get curious, open the email, and actually remember that you haven't completed the purchase yet. This strategy increases the chances that your potential customer will come back to the site and finish the purchase.

3 - Grabbing attention is key to success

Every day we receive dozens or even hundreds of emails with advertising, and many pass us by completely. 

Therefore, it is essential that you create short, relevant, and intriguing subjects that arouse your subscriber's curiosity to know more. The first level is always the hardest to overcome. Once the email is opened, the user is receptive to what you have to communicate.

For example, you need to launch a summer campaign about your sunscreens, which will have an incredible promotion. Instead of writing "Summer Sale", a title that is not very catchy and easily ignored, try something like "Do you want to have radiant skin?". 😎✨", a short question that goes straight to the users' needs and adds an emoji or two to catch the eye among dozens of text-only subjects.

4 - We all like to feel important

Once you have achieved the most difficult thing, getting the user to open your email, you must ensure that the content you have to offer is relevant and reflects their needs and interests.

You can and should personalize your emails by taking into account information you have about each of your subscribers, such as starting the email by directly addressing the person's name, purchase history, special birthday offers, or identified preferences. In addition, you can include exclusive content such as tutorials, tips, and special offers.

For example, you can use the information about your customer's birthday to send them a congratulatory email. In that same email, you can include a gift voucher with a special discount to celebrate the day and also communicate some first-hand news that makes him feel special and relevant to your brand.

5 - Say what you want, clearly and directly

A clear and direct CTA (call-to-action) is essential for your subscribers to take the action you want. 

Use action verbs like "Buy Now", "Explore Further" or "Subscribe" and position the CTA in a prominent place, visible on both mobile and desktop devices, to increase click-through rates and conversions.

For example, you can create a sense of urgency in your subscribers by encouraging immediate action. To do this, you can add elements to your CTA such as: countdown to a special promotion that is about to expire or highlight an offer limited to a certain period. These actions create a sense of urgency in the user and motivate them to act promptly.

Now that you've explored a bit more about the benefits of using email marketing strategies in digital communication, do you feel ready to start applying them to your brand? 

Studies show that most consumers prefer to receive marketing communications through email, compared to other channels such as social media or online ads. Therefore, it is crucial that you use the 5 strategies we share to start seeing positive results in your digital communication.

Don't forget to analyze the results, perform A/B tests and adjust your strategy based on your subscribers' feedback. Email marketing is a powerful tool, but the secret to success is listening to your audience.

Take every opportunity to create impactful and relevant communication through email marketing. 

If you liked this article, we recommend that you complement your reading with 7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid. 🤓

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023
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5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023

The world of graphic design is not watertight, it is constantly changing, especially due to the rapid technological and social transformation happening a bit all over the world. 

Stay tuned, because in this blog post, you'll discover 5 graphic design trends you can't miss this year. Read on and dive into the world of graphic design in 2023!

If 2022 was marked by creativity and pragmatism, 2023 is undoubtedly the year of intentional expressiveness in design

We can expect more boldness, extravagant colors, and more advanced technologies in various design styles and personalities. These new digital design trends will bring new life and a more striking personality to your favorite brands, giving a boost to both web and print visual art styles.

Trend 1: The future of graphic design goes through AI

Artificial Intelligence (AI) is no longer a novelty in our lives, but the year 2023 has left in store for designers a new way of working. The biggest change in the world of graphic design is, without a doubt, the way designs will be made.

Plugins and other tools have always been part of the everyday life of graphic designers, but with many reservations regarding their full potential. Tools like Figma have helped democratize the use of plugins, and now the software is used for much more than what it was pre-designed for. Applications such as Runway, have made content that could previously take hours of expert work to design, available in minutes. Tools like Cavalry already allow the procedural and node-based design to be created without the need for expensive 3D software. In addition to these tools, we could not fail to mention Midjourney. This AI-based tool allows any user, with or without design knowledge, to create incredible and realistic digital images in a matter of minutes.

AI will undoubtedly be an impressive support to elevate the work of graphic designers, but it will also impose new challenges on them that they must be prepared to face!

Trend 2: In 2023, we follow a new paradigm – More is More

The shift from Gen Y (Millennials) to Gen Z has had a profound impact on the design world. The minimalism that marked the visual communication of our favorite brands in recent years is now giving way to "maximalism". More and more designers are opting for more chaotic approaches to visual expression.

This new concept mixes analogue and digital techniques, confronting color and photo overlays with expressive type and illustrations, integrating multiple design styles, in a futuristic way.

Trend 3: Consumers want MORE authentic designs and brands

Nowadays, with easy access to all kinds of information online, brands can no longer look at their audiences as uninformed people. Consumers demand more from brands, they look for aspects that convey credibility and trust in their products and services and the way they make them.

One way for brands to gain the trust of their audiences is through the creation of authentic, high-quality images and videos. Instead of using staged images and artificial content, designers should opt for creating authentic and compelling visual images that convey more sensations than just the need to buy. Consumers want to create personal connections and feel emotions. Only by arousing these feelings will brands gain more and more followers.

Beyond their visual image, brands that prioritize conveying a transparent and honest message are winning the hearts and choices of consumers. One example to be inspired by is Patagonia. This brand is known for its commitment to transparency and sustainability, and in all its visual content it seeks to show the manufacturing process of its products and promote the sharing of feedback from its customers to improve its operations.

Trend 4: Eco-conscious design

The new generations' concern for sustainability and protecting our planet has promoted a positive impact and wake-up call in the way brands communicate and develop their products. The world has woken up to the huge contribution that the digital industry has on our ecological footprint. 

By 2023, sustainability will undoubtedly mark the world of graphic design with the growing awareness of the environmental impact of consumer goods and packaging. Many designers are already looking at ways to reduce their carbon footprint by using more sustainable materials in their work, less intense colors in packaging development, and opting for more minimalist designs.

This trend will continue to grow as more and more brands and designers recognize the importance of creating eco-friendly products and packaging.

Trend 5: Metaverse

Ever since Mark Zuckerberg launched the Metaverse, it has been central to discussions about technology and digital design, and this is already seen as one of the biggest tech trends for this year.

To create immersive experiences with brands, designers must be able to combine physical and digital environments, through AI, AR, VR, and IRL. These areas are evolving incredibly fast and to stay one step ahead of the competition you should explore more about this new universe.

The Metaverse also offers great opportunities for brands, who can use this technology to add value to their offering and consistency to their identity. By 2023, it is predicted that there will be more references to metaverse culture in projects such as game-inspired 3D illustrations or AI avatars. 

If you haven't dived into this new digital world yet, we seriously advise you to find out a little more about what this game developed by the founder of Facebook has to offer.

The forecasts for 2023 couldn't be more encouraging, at least when it comes to graphic design.

The new trends that will mark the industry promise to bring incredibly creative designs full of color, boldness, and reality. If you work as a graphic designer, keep abreast of these new concepts to create fresh, modern and visually striking designs. 

We're looking forward to the color palette that 2023 will bring to liven up our online communication!

More optimized and efficient campaigns? Explore the potential of AI
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More optimized and efficient campaigns? Explore the potential of AI

Artificial Intelligence (AI) is changing the digital environment in ways never imagined, not even in the seventh art. Who would have thought that by 2023 we would be able to provide users with more personalized, interactive experiences? Or that AI would be able to optimize our work so efficiently?

We guarantee that your life will never be the same after diving into all the advantages that this tool will bring to your work. So, keep reading and discover 4 ways in which AI will revolutionize our future.

As we know, the goal of any ad campaign is always to reach more people and better results, with the recommended budget. The use of artificial intelligence in ad optimization is one of the great promises of the century. Although we still can't imagine all it can do for us, we are starting to get a glimpse of what the future of digital will look like.

Know your audience like no one else

Defining the target audience is undeniably an essential point in the creation of any ad campaign. Although there are already a variety of technologies that allow us to collect and analyze a lot of information about our potential customers, it is humanly impossible to process all that data in order to create more efficient campaigns. AI can be used to analyze the demographic and behavioral data of consumers and segment the target audience more accurately

In addition, the data collected and analyzed by this technology will make it possible to understand in real-time which audiences will potentially be the most profitable and target more efficient strategies to them.

Customization, the big trend of the future

Customization is undoubtedly a keyword when it comes to the communication of the future. We all like to feel unique and appreciated by our favorite brands, which have already begun to change the way they address their customers, to ensure a service that is more tailored to their tastes and needs. 

To help with this exhaustive task, AI has at its disposal deep learning algorithms that allow, among many other things:

  • Perform AI-based image processing, such as DallE-2 which creates realistic and original images taking into account the content you write, or even videos, based on a script, or Fliki which, in addition, allows you to insert voices; 
  • Generate text for ads taking into account the target audience, the most appropriate tone of voice, and the objective of your campaign, for this purpose you can use tools such as GPT Chat, Jasper, customization, or Copy.ai;
  • Optimize the design of the ads by choosing, for example, fonts, colors, and images that are more effective, through platforms such as Adobe Experience, Deepcortex, and Adobe Design Space;
  • Create A/B tests that allow you to test different versions of an ad to see which is more effective, with the help of OptiMizely;

Artificial intelligence will enable the creation of more relevant, targeted ads based on the information collected and analyzed from each user. By making ads more customized, it will be possible to increase conversion and engagement rates, since the content developed will especially meet the individual needs of potential customers. It's an undeniably fascinating reality, although somewhat scary!

Automation is the keyword

While customization will undoubtedly play a key role in the way brands communicate with their followers in the future, automation will play a no less relevant role. 

AI will allow the automation of repetitive and time-consuming tasks such as ad creation and targeting, freeing up time for marketers to focus on more strategic tasks. As they say, “time is money” and every second left over can be used to develop new marketing strategies or investigate new tools to enhance our work.

In addition, AI tools can automatically create copies of successful ads and use them to generate new, even more, effective ads. Through data analysis, it will also be possible to create different versions, with minor changes, to understand which ones generate better results and the times of day the ads should be displayed to show the highest performance. This will take A/B testing to the next level!

Better applied resources equal more efficient campaigns

As we said before, defining the target audience is an essential step to the success of the campaign, but the keywords chosen, and the budget implemented will have no less relevance. After ensuring that we know who we are targeting and that the content we create is relevant, we should take into consideration the amount we are willing to spend

Through AI, it will be possible to reduce the costs imputed to campaigns. As we explained earlier, by better segmenting the target audience, we will be less likely to show our ads to users who will not convert. While maximizing the return on investment (ROI) by automatically adjusting bids to reach the users most likely to click on the ad.

Still not convinced?

AI is set to revolutionize how marketers create their strategies, making them more efficient and effective. Through these new tools that are emerging, it will be possible to make better use of available resources and achieve better results. It is an exciting time for the industry, and we can expect more advances in the near future.

Would you believe it if we told you, that this article you have just read was conceived with the help of artificial intelligence tools? Yes, the use of AI provides a great leap forward in creating digital campaigns that are more effective and personalized to their recipients!

Let yourself be seduced by the future, we are already surrendered!

Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF
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Social media in 2023: the good, the bad, and the WTF

It's hard to believe that social media has been around for about 20 years. In that time, it has become an integral part of our lives, and there's no sign of it slowing down.

Some believe that social media will become more personal, with platforms becoming specialized for different demographics. Others think that AI will take over many of the tasks currently done by humans (such as moderating content), leading to a more automated experience.

Whatever happens, one thing is for sure: social media will continue to evolve, and we'll all be watching (and using) it!

Social media has come a long way in the past decade.

We've gone from simple text-based platforms to highly-visual, interactive gardens of information.

But what does the future hold for social media? First, we need to recognize that finding a recipe for keeping users engaged is the most important factor.

So, let's start with the good stuff!

1. Increased focus on private sharing

In the wake of data breaches and privacy scandals, social media users are increasingly interested in protecting their personal information. As a result, we can expect to see more platforms focusing on private sharing, either through direct messaging or small, closed groups.

2. More personalized content

Social media algorithms will continue to get better at showing us content that is relevant to our interests and search history. This personalized content may take the form of articles, videos, or even ads, making social media an even more important part of the marketing mix.

On Facebook, for example, we will be watching a feed that is more and more personalized to our interests with recommended content by AI. It is also expected that this, however, will be increasingly from pages that we do not yet follow.

3. Increased focus on audio

With the popularity of podcasts on the rise, users are becoming more accustomed to consuming content in this format. We will also see continued growth in platforms like TikTok and Instagram Reels. For businesses, this means that now is the time to start experimenting with audio content and thinking outside the box when it comes to format.

4. BeReal is on the rise

BeReal is a social media app that's based on authenticity and real connections. And it seems to be resonating with people. The app is quickly gaining popularity, particularly among young adults. Whether it's because we're craving more genuine interactions or we're simply tired of seeing perfectly filtered photos, it's clear that BeReal is filling a need in the social media landscape.

5. The advantages of UGC are numerous

One of the most significant shifts will be towards a more authentic and transparent form of marketing known as user-generated content (UGC).

Authentic UGC is more trusted by consumers than traditional advertising, and it can be used to create an emotional connection with the brand. This could take the form of product reviews, testimonials, social media posts, or even user-created videos and ads.

6. Exclusive content for subscribers

Yes! It is already in the testing phase and may even move on to the rest of the world. Instagram will allow users to subscribe to content from their favorite creators.

In this way, they can make stories, posts, reals, etc., only for those who pay the monthly fee, sharing unique content with those who are most connected.

Moving to the bad…

Unfortunately, not everything about social media in 2023 is positive, but when was it?

With the increasing popularity of live-streaming, there will be more opportunities for cyberbullying and harassment.

In addition, the spread of fake news will continue to be a major problem. As we've seen in recent years, social media can be used to manipulate public opinion and influence elections.

In addition, new technologies like virtual reality and augmented reality will create new opportunities for both connection and… deception.

And… Will this actually happen? 

And then there are the aspects of social media that we can't even begin to predict. 

Who knows what new platforms or features will emerge in the next year? We may even see a return to more traditional forms of communication, like email or texting. Or maybe we'll all just be communicating via emoji by 2023 (Hey, it could happen 🙃!)

As more and more people flock to the metaverse, social media apps will likely be looking to raise awareness of their next-stage development in AR posts. This new form of posting will provide users with a variety of new features and experiences, including the ability to view posts in augmented reality.

So what does all this mean for us? 

Social media in 2023 will be an ever-evolving landscape, with new platforms and features emerging all the time. But one thing is for sure: it's going to be exciting!

Of course, nobody knows for sure what is coming, but it is good to be tuned in to possible changes!

How does digital marketing affect consumer behavior?
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It's all about the consumer

Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.

The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.

In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!

But first... What is consumer behavior?

Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.

If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.

Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:

  • Psychological factors: How an individual reacts to an advertising campaign depends on his or her perceptions, attitudes, and world-view;
  • Personal factors: Demographics such as age, culture, profession, and background define a consumer's interests;
  • Social factors: A person's social group affects his buying patterns. Their income, level of education, and social class influence their choices.

The importance of Digital Marketing

Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.

There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.

Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:

  • It keeps the customers informed with the latest trends since they have access to brand new products or services that are launched;
  • Customer's choices are increased, as they can choose any kind of product or service and get the best deal;
  • Customers are more empowered because they have the option to provide feedback regarding the products or services offered, which makes it possible for the customer to make an informed and smart buying decision;
  • Convenience and quick service - customers can get information about the desired product with the click of a button and make quick purchasing decisions, without spending time in a store;
  • Relationships are improved since clients receive high-end customer service, which is a significant impact of digital marketing;
  • Customers have constant access to information on the internet.

The impact of digital marketing on consumer behavior seen in different scenarios

As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:

The ability to research and experiment

Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.

Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.

Word-of-mouth

Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.

This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.

Inconsistent customer loyalty

Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.

Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.

While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.

Boost in customer engagement

Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.

Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.

Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.

Artificial Intelligence

AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.

Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.

SEO

Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.

Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.

This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.

Get the most out of digital marketing!

So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.

Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.

Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.

Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.

8 Tips to promote a Webinar
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At Vitamina., we can say we are now on a “first-name basis” with webinars. We have organized and communicated this type of event.

At Vitamina., we can say we are now on a “first-name basis” with Webinars. We have organized and communicated this type of events for clients such as Saint-Gobain, Flowinn or Amorim Cork Composites several times.

For those unfamiliar with the term, a Webinar is a seminar or workshop that is broadcast live online. There is always a host who organizes the event and who invites the speakers. And what is the main advantage of this model? Both the speakers and the host can be anywhere in the world! Naturally, the pandemic has given these types of events an enormous boost.

However, sometimes, some companies struggle with the fact that they prepare fantastic online events, but ... no one seems to show up.

How can we ensure that people are really present in our Webinar?

There are some tips that we can follow to let our audience know about the Webinar, get excited about it, and really participate!

1. Choose an attractive topic that leads to action

This is an essential point. If the theme of the Webinar is boring and of little interest to the audience we want to attract, it is evident that hardly anyone will be willing to go to the Webinar. This does not mean that we should choose a topic that is too broad. The idea is to provide advice that people can follow and apply after the event.

2. Define objectives

In order to measure the success of your Webinar, the best plan would be to define real goals for the number of participants. The webinar can work to increase brand awareness or to generate conversions, for example. At that point, you must also define goals and KPI’s, so you can measure its success.

3. Choose the ideal day and date

It may seem like an obvious tip, but the truth is that the day and time of the Webinar is essential to its success. For example, on weekends there is less available for this type of event. The ideal is to experiment and see the schedule that works best for your audience. You must pay attention to the needs of the participants and even the time where they are.

4. Create an informative landing page

You should also build a clear, objective, and concise landing page for potential participants to be aware of the most important points of the Webinar. Thus, it must answer the questions: Who? What? When? Where? Why? It is on this landing page, with a personalized form, that those interested in the Webinar will be able to register.

5. Interact with participants via email

As interested parties sign up on the landing page, you should send them a thank you email. This way they know that their registration is guaranteed. In addition, you must ensure that they don’t forget about the event - there are many people who register well in advance. You can put a Call To Action in the email, for example, to ensure that participants add the event to the calendar. You can also send emails two weeks, one week, and even the day before so that participants do not forget the Webinar.

6. Communicate the Webinar on social networks

You can and should schedule posts that inform your audience about the Webinar. By doing so, you reach a wider audience and lead interested parties to the landing page you created for that purpose. With the date approaching, the frequency of publications on the topic should increase. You can also encourage speakers to share publications so that the message reaches more interested people.

7. Don't be afraid to use Paid Media

If you have a budget that allows you, you can use Paid Media to increase the audience for your webinar. You can opt for Google Ads text ads and optimize them for terms related to the event's theme. Another option is to advertise some of your publications on social media.

8. Choose the best tool to ensure a good experience

Even if the webinar is interesting, well promoted, and has a lot of support, everything can be in vain if the tool where it is promoted does not meet expectations. There are currently several tools that guarantee a good experience, namely Loom, GoToWebinar, or even Webinar.

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