5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

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Paula Mendes
Paula Mendes

5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

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