Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.
VER TAMBÉM: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca
Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.
As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.
Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.
Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:
O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.
Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.
Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.
O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.
Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferem artigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eis algumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:
Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:
Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.
No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.
Título:
Cabeçalhos:
Links externos: Gather Content
Links internos: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca
Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"
Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO
Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis
Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO
Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.
Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.
Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.
Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.
Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.
Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.
Título
Este é o elemento que pode ser visto nos motores de pesquisa. É o primeiro requisito para determinar a relevância de um artigo. O recomendado é que este tenha uma palavra-chave sobre o assunto do artigo e tenha entre 40 a 60 caracteres. O título deve ser atrativo, simples e partilhável nas redes sociais.
Descrição
Este elemento também pode ter o nome meta description e é o texto que aparece debaixo do título, dando mais informações, ainda que curtas, sobre o conteúdo do artigo. Deve ter no máximo 155 caracteres e, igualmente, a palavra-chave do assunto.
Palavras-chave
A palavra-chave também é conhecida como keyword e deve estar diretamente relacionada com o assunto do artigo. A melhor forma de escolher as palavras-chave mais relevantes é fazendo uma pesquisa de tendências. Uma opção gratuita para fazê-lo é o Google Trends.
Texto
No corpo do artigo deve usar a palavra-chave que escolheu de forma subtil. A proporção ideal é que a cada 200 palavras do artigo, a palavra-chave deve ser usada 1 vez. Isto sem colocar em causa a qualidade do conteúdo produzido. Usar essa palavra-chave em exagero, sem necessidade, fará com que o algoritmo penalize o posicionamento do artigo. Ao longo do texto, a palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo e num dos subtítulos. No que toca ao comprimento do artigo este deve ter, no mínimo, 300 palavras e incluir hiperligações, subtítulos e bullet points. Os seus parágrafos devem ser curtos.
Hiperligações
As hiperligações são importantes para SEO, uma vez que ajudam a complementar a informação e a dar mais credibilidade ao nosso conteúdo. Este elemento pode ser de origem interna, ou seja, encaminha para outras páginas do próprio site/blog, ou pode ser externo, quando leva o utilizador para outros sites. As hiperligações externas devem ser de sites de referência e que ofereçam conteúdo extra sobre o assunto.
Imagens
No caso do artigo ter imagens, o que é extremamente recomendado, deve ser usada a funcionalidade de texto alternativo (Alt Text). Neste campo é possível fazer uma descrição da imagem inserida, o que ajudará os motores de pesquisa a saber o que significam. Normalmente este campo aparece aquando da sua inserção no blog.
Precisa de mais dicas de SEO? Então veja este artigo.