Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Qual o melhor?

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Paula Mendes
Paula Mendes

Mobile-Friendly vs. Mobile-First: Qual o melhor?

Em 2016, pela primeira vez na história, o uso de dispositivos móveis para aceder à internet ultrapassou o acesso por desktop. Este facto destaca a crescente importância de ter uma abordagem Mobile-Friendly ou Mobile-First para dar uma resposta mais eficiente à crescente utilização dos smartphones no consumo de informação online.

Sabias que cerca de 92,3% dos utilizadores acedem à internet através dos seus telemóveis?

Se antes o computador era o dispositivo mais utilizado para pesquisar informação ou até mesmo para fazer compras online, no panorama digital atual, o mobile é dono e senhor da internet, com uma perspetiva de representar 44% de todas as vendas online até 2024. 

É muito simples, observa o teu próprio comportamento, que dispositivo é que utilizaste para fazer a tua última compra online ou para pesquisar uma informação de forma rápida?

Continua a ler este artigo para descobrires mais sobre as abordagens Mobile-Friendly e Mobile-First e quais as vantagens associadas a cada uma delas!

Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.

No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!

Website Mobile-friendy

Este não é de todo um conceito estranho para a maior parte das pessoas que trabalham com negócios online. A crescente utilização de smartphones obrigou os desenvolvedores de websites e designers gráficos a criarem versões dos websites otimizadas para dispositivos móveis. 

Mobilde-friendly refere-se a um website responsivo que se adapta a todos os tipos de dispositivos. Normalmente, são websites desenvolvidos para ecrãs maiores, em que os elementos são alterados através de técnicas de estilização para se adequarem ao tamanho do ecrã em que serão vistos. Não são websites com uma excelente experiência de utilizador em smartphones, uma vez que não é essa a principal preocupação por detrás da sua conceção. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Versatilidade - uma vez que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, permitindo aos negócios alcançar audiências mais vastas sem a necessidade de uma personalização específica para cada dispositivo.
  • Eficiência de custos - adaptar um website de desktop para mobile envolve  normalmente menos tempo e custos em comparação com a criação de um site ou app de raiz.
  • Benefício de SEO - um dos fatores-chave tidos em conta pelos motores de pesquisa é a responsividade do website em dispositivos móveis. Ter um website mobile-friendly aumenta as probabilidades deste aparecer no topo dos resultados de pesquisa (SERP´s) levando a um aumento da visibilidade e do tráfego orgânico.

Website Mobile-first

Um website mobile-first é sempre responsivo, mas um website responsivo nem sempre é mobile first.

A abordagem mobile-first, tal como o nome sugere, consiste em desenhar o website primeiramente para dispositivos móveis e depois escalar o mesmo para ecrãs maiores. Este conceito depende do tipo de website que se está a desenvolver, se é mais orientado para dispositivos móveis e para melhorar a experiência dos utilizadores nesses dispositivos, centrando-se na compreensão da forma como as pessoas interagem com os dispositivos móveis.

Desta forma, o design mobile-first dá especial atenção a tudo o que é clicável. Os botões e as secções com hiperligação são maiores e os itens das listas são mais espaçados, o conteúdo é mais simples, para facilitar a vida de quem utiliza os smartphones para aceder ao site. 

Entre as vantagens desta abordagem podemos destacar:

  • Melhoria da experiência móvel, ao focar-se primeiramente no design para mobile, os negócios conseguem otimizar a experiência do utilizador, especificamente para os que acedem via mobile. Esta abordagem dá ênfase na simplicidade, navegação intuitiva e tempos de carregamento mais rápidos, melhorando o engagement e as conversões.
  • Performance melhorada, esta abordagem está associada, normalmente, a uma estrutura de website mais simples e eficiente, obrigando as empresas a focarem-se no essencial, reduzir o tamanho da página e otimizar os tempos de carregamento. 
  • Preparar o futuro, com o aumento da utilização de dispositivos móveis, é essencial adotar abordagens que privilegiem estes dispositivos, permitindo às empresas aumentar a sua eficácia. Ao dar prioridade às características únicas dos dispositivos móveis, as organizações conseguirão manter-se à frente da curva e preparar a sua presença digital para o futuro.

Mas afinal o que é melhor, Mobile-Friendly ou Mobile-First?

Quando se trata de escolher entre estas duas abordagens, não existe uma solução one-size-fits-all.

A escolha está dependente de vários fatores como a audiência, mercado de atuação e os objetivos do negócio. No entanto, tendo em conta o rápido crescimento da utilização de dispositivos móveis, é essencial que as empresas otimizem os seus websites para serem acedidos via mobile.

Enquanto a abordagem mobile-friendly oferece maior versatilidade e benefícios de custo, a abordagem mobile-first, por sua vez, proporciona uma experiência móvel melhorada e vantagens de preparação para o futuro.

Em última análise, a decisão deve basear-se na compreensão das preferências dos teus utilizadores, dos seus comportamentos e necessidades específicas às quais o teu negócio vai dar resposta. 

O segredo é saber muito bem quem vai utilizar o teu website e para quê!

Em alguns países em desenvolvimento, onde as infraestruturas de internet fixa são menos desenvolvidas, as pessoas tendem a utilizar mais frequentemente dispositivos móveis para aceder à internet. Isto resultou no surgimento do termo “Mobile-Only” para descrever esta realidade. 

Um exemplo da aplicação deste conceito na realidade social é o Instagram. Esta rede social foi desenvolvida para uso exclusivo em telemóveis e só agora é que está a ser pensada para desktop.

Para ser bem-sucedido no panorama atual, onde existe uma clara preferência dos utilizadores pelos dispositivos móveis, é essencial investir num design reativo que dê uma resposta otimizada às necessidades dos utilizadores. 

Quer optes por um design mobile-friendly ou mobile-first, o objetivo final  deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma boa experiência ao utilizador em todos os dispositivos.

Se ficaste interessado em descobrir mais sobre o mundo dos websites, recomendamos que complementes a tua leitura com o nosso artigo de blog: Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites.

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