Paula Mendes
Paula Mendes

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!

Artigos relacionados
Descubra as histórias não contadas por trás de nossos projetos
Related articles
Discover the untold stories behind our projects