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É assim que o fazemos acontecer
Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!
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Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!

A Meta, criada por Mark Zuckerberg, detentora das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, criou em 2019 uma versão "beta" de uma nova aplicação.

Em julho de 2023, o palco é do Threads! Esta nova versão brilha com novas funcionalidades que vão fazer a tua experiência de comunicação atingir um novo patamar.

Preparado para uma revolução na forma como te ligas ao mundo digital? Continua a ler o nosso artigo e descobre esta nova plataforma que conquistou milhões de utilizadores desde o seu lançamento.

O que é?

Esta nova plataforma digital é um concorrente direto do Twitter, possibilitando a conversação textual gratuita entre subscritores e comunidades para debater variados temas. Basicamente, assemelha-se a uma versão do Instagram com foco no texto.

O frenesim que acompanha o lançamento de uma nova plataforma já é bem conhecido, no entanto, neste caso, superou todas as expectativas. 

Sabias que numa semana, o novo aplicativo atingiu o impensável número de 100 milhões de subscritores? 

Isto dá o mote para as infinitas potencialidades que este novo canal pode proporcionar às marcas, mesmo não estando prevista a introdução de publicidade… pelo menos para já!

Desvenda os segredos desta nova plataforma

- É necessário ter uma conta Instagram para aceder ao Threads;
- Facilita a partilha de atualizações de texto com amigos próximos no Instagram;
- Podem ser partilhados posts com o máximo de 500 carateres;
- Possui uma secção de conversas para participar em discussões públicas com outras pessoas;
- Permite partilhar fotos com amigos próximos no Instagram, assim como links e vídeos até 5 minutos de duração;
- É possível responder, repostar e citar publicações de outros utilizadores;
- Não permite Stories ou Reels;
- Pode ser acedida não só pela app mas também pelo browser.
- Inclui conteúdo em formato Gif;
- Ainda não se encontra disponível na Europa.

Será esta uma nova oportunidade para as marcas?

As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads. 

A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.

Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.

Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.

Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.

Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?

Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.

E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?  

Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥

Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)


5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

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Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA

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A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o ambiente digital de formas nunca imaginadas, nem mesmo na sétima arte. Quantos de nós sonhavam que em 2023 estariam a utilizar esta nova ferramenta para criar experiências mais personalizadas e interativas para os utilizadores? Ou que a IA iria conseguir otimizar o nosso trabalho de forma tão eficiente?

Garantimos que a tua vida nunca mais será a mesma após mergulhar em todas as vantagens que esta ferramenta trará para o teu trabalho. Por isso, continua a ler e descobre 4 formas em como a IA revolucionará o nosso futuro.

Como sabemos, o objetivo de qualquer campanha de anúncios é sempre atingir mais pessoas e melhores resultados, com o orçamento recomendado. A utilização da inteligência artificial na otimização de anúncios é uma das grandes promessas do século e, apesar de ainda não imaginarmos tudo o que pode fazer por nós, começamos a ter um relance de como será o futuro do digital.

Conhece o teu público como ninguém!

A definição do público-alvo é indiscutivelmente um ponto essencial na criação de qualquer campanha de anúncios. Apesar de já existirem variadas tecnologias que nos permitem recolher e analisar muita informação sobre o nosso potencial cliente, é humanamente impossível tratar todos esses dados, para criar campanhas mais eficientes. A IA pode ser usada para analisar dados demográficos e comportamentais dos consumidores e segmentar o público-alvo de forma mais precisa. 

Além disso, os dados recolhidos e analisados por esta tecnologia permitirão perceber em tempo real quais serão os públicos potencialmente mais rentáveis e direcionar estratégias mais eficientes para os mesmos.

Personalização, a grande tendência do futuro

A personalização é sem dúvida uma palavra-chave no que diz respeito à comunicação do futuro. Todos gostamos de nos sentir únicos e apreciados pelas nossas marcas favoritas, que já começaram a alterar a maneira como se dirigem aos seus clientes, para garantir um serviço mais adaptado aos seus gostos e necessidades. 

Para ajudar nesta tarefa exaustiva, a IA tem à disposição algoritmos de aprendizagem profunda que permitem, entre muitas outras coisas:

  • Fazer o processamento de imagens baseadas em IA, como é o caso DallE-2 que cria imagens realistas e originais tendo em conta o conteúdo que escreves, ou até mesmo vídeos, tendo por base um script, ou Fliki que, além disso, é ainda capaz de inserir vozes nos clips; 
  • Gerar textos para anúncios tendo em conta o público-alvo, o tom de voz mais apropriado e o objetivo da tua campanha, para este efeito podes recorrer a ferramentas como o Chat GPT, o Jasper, o Writesonic ou o Copy.ai;
  • Otimizar o design dos anúncios escolhendo, por exemplo, tipos de letra, cores  e imagens mais eficazes, através de plataformas como o Adobe Experience, o Deepcortex e o Adobe Design Space;
  • Criar testes A/B que permitem testar diferentes versões de um anúncio para ver qual é mais eficaz, com a ajuda do OptiMizely;

Através da AI será possível criar anúncios mais relevantes e direcionados, tendo em conta a informação recolhida e analisada de cada utilizador. Ao tornar os anúncios mais personalizados será possível aumentar as taxas de conversão e de engagement, uma vez que os conteúdos desenvolvidos irão especialmente de encontro às necessidades individuais dos potenciais clientes. Uma realidade um pouco assustadora, mas inegavelmente fascinante!

Automatizar é a palavra de ordem

Se a personalização terá sem dúvida um papel fundamental na forma como as marcas comunicam com os seus seguidores no futuro, a automação não terá um papel menos relevante. 

A IA permitirá automatizar tarefas repetitivas e demoradas, tais como a criação de anúncios e a segmentação, libertando tempo para os marketeers concentrarem-se em tarefas mais estratégicas. Como se costuma dizer, “tempo é dinheiro” e cada segundo que sobra pode ser utilizado para desenvolver novas estratégias de marketing ou investigar novas ferramentas para potenciar o nosso trabalho.

Além disso, as ferramentas de IA conseguem criar automaticamente cópias de anúncios bem-sucedidos e usá-los para gerar novos anúncios ainda mais eficazes. Através da análise de dados será ainda possível criar diferentes versões, com pequenas alterações para perceber quais geram melhores resultados e as alturas do dia em que os anúncios devem ser exibidos para apresentarem melhores resultados. Isto, sim, levará os testes A/B a outro nível!

Recursos melhor aplicados igual a campanhas mais eficientes

Como dissemos anteriormente, a definição do público-alvo é um fator essencial para o sucesso da campanha, mas as palavras-chave escolhidas e o orçamento implementado não terão uma menor relevância. Após garantir que sabemos a quem nos dirigimos e que o conteúdo que criamos é relevante, devemos ter em consideração o valor que estamos dispostos a gastar

Através da IA será possível reduzir os custos imputados às campanhas. Como explicamos anteriormente, ao segmentarmos melhor o público-alvo, teremos uma menor probabilidade de mostrar os nossos anúncios a utilizadores que não vão converter, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI), ao ajustar automaticamente os lances para alcançar os utilizadores mais propensos a clicar no anúncio.

Ainda não estás convencido?

A IA prepara-se para revolucionar como os profissionais de marketing criam as suas estratégias, tornando-as mais eficientes e eficazes. Através destas novas ferramentas que estão a surgir, será possível fazer melhor uso dos recursos disponíveis e alcançar melhores resultados. É um momento emocionante para a indústria e podemos esperar mais avanços num futuro próximo.

Acreditarias, se te disséssemos, que este artigo que acabaste de ler foi concebido com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial? Sim, o uso da IA proporciona um grande salto na criação de campanhas digitais que são mais eficazes e personalizadas para os seus destinatários!

Deixa-te seduzir pelo futuro, nós já estamos rendidos!

As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF

As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF

É difícil acreditar que as redes sociais existem há cerca de 20 anos. Durante este tempo, tornou-se uma parte integrante das nossas vidas, e não há sinais de abrandamento!

Alguns acreditam que as redes sociais se tornarão mais pessoais, com plataformas a tornarem-se especializadas para diferentes demografias. Outros entendem que a inteligência artificial assumirá muitas das tarefas atualmente realizadas pelos humanos (como a moderação de conteúdos), conduzindo a uma experiência mais automatizada.

Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: as redes sociais continuarão a evoluir, e todos estaremos a assistir (e a utilizá-las)!

As redes sociais percorreram um longo caminho na última década.

Passámos de simples plataformas baseadas em texto para grandes espaços de informação interativos e altamente audiovisuais.

Mas o que é que o futuro nos reserva?

Primeiro, é preciso reconhecer que encontrar uma receita para manter os utilizadores envolvidos é o fator mais importante.

Então, comecemos com o lado bom!

1. Maior atenção à partilha privada

Na sequência de violações de dados e escândalos de privacidade, os utilizadores das redes sociais estão cada vez mais interessados em proteger as suas informações pessoais. Como resultado, podemos esperar ver um maior número de plataformas centradas na partilha privada, quer por mensagens diretas, quer por grupos pequenos e fechados.

2. Conteúdos mais personalizados

Os algoritmos continuarão a melhorar a mostrar-nos conteúdos que sejam relevantes para os nossos interesses e o nosso histórico da pesquisa. Este conteúdo personalizado pode assumir a forma de artigos, vídeos, ou mesmo anúncios, tornando as redes sociais uma parte ainda mais importante da do marketing.

No Facebook, por exemplo, assistiremos a um feed cada vez mais customizado aos nossos interesses com conteúdos recomendados pela IA. Espera-se, também, que isso aconteça, cada vez mais a partir de páginas que ainda não seguimos.

3. Maior destaque ao áudio

Com a popularidade dos podcasts a aumentar, os utilizadores estão cada vez mais habituados a consumir conteúdos neste formato. Veremos também um crescimento contínuo em plataformas como a TikTok e a Instagram Reels. Para as empresas, isto significa que agora é o momento de começar a experimentar conteúdo áudio e a pensar fora da caixa quando se trata deste formato.

4. O BeReal está em alta

O BeReal é uma aplicação de social media que se baseia na autenticidade e em ligações reais. E parece estar a fazer eco na comunidade, particularmente entre os mais jovens. Quer seja porque desejamos interacções mais genuínas ou simplesmente estamos cansados de ver fotografias perfeitamente filtradas, é evidente que o BeReal está a preencher uma necessidade no panorama das redes sociais.

5. As vantagens do UGC são numerosas

Uma das mudanças mais significativas será em direcção a uma forma mais autêntica e transparente de marketing conhecida como conteúdo gerado pelo utilizador (UGC).

O UGC autêntico é mais apreciado pelos consumidores do que a publicidade tradicional, e pode ser utilizado para criar uma ligação emocional com a marca. Isto pode assumir a forma de críticas de produtos, testemunhos, posts nas redes sociais, ou mesmo vídeos e anúncios criados pelo utilizador.

6. Conteúdo exclusivo para subscritores

Sim! já está em fase de testes e pode mesmo passar para o resto do mundo. O Instagram permitirá que os utilizadores subscrevam conteúdos dos seus criadores favoritos.

Desta forma, eles podem fazer stories, posts, reels, etc., apenas para aqueles que pagam a mensalidade, partilhando conteúdos únicos com os mais conectados.

Mudando agora para o menos bom…

Infelizmente, nem tudo sobre as redes sociais em 2023 é positivo, mas quando é que o foi?

Com a crescente popularidade do live-streaming, haverá mais oportunidades para o cyberbullying e assédio.

Além disso, a divulgação de notícias falsas continuará a ser um grande problema. Como vimos nos últimos anos, as redes sociais podem ser utilizadas para manipular a opinião pública e influenciar, por exemplo, eleições.

Além disso, as novas tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada criarão novas oportunidades tanto para a ligação como... para a deceção.

E... Será que isto vai realmente acontecer?

E depois há os aspetos das redes sociais que não podemos sequer começar a prever.

Quem sabe que novas plataformas ou características irão surgir no próximo ano? Podemos até ver um regresso a formatos de comunicação mais tradicionais, como as mensagens de texto. Ou talvez todos estaremos apenas a comunicar através de emojis até 2023 (Sim, isso pode acontecer! 🙃)

À medida que mais e mais pessoas se juntam ao metaverso, as redes sociais procurarão provavelmente sensibilizar para a sua próxima fase de desenvolvimento em posts de RA. Esta nova forma de publicação irá proporcionar aos utilizadores uma variedade de novas features e experiências, incluindo a capacidade de observar as publicações em realidade aumentada.

Então, o que significa tudo isto para nós? 

As redes sociais em 2023 serão uma paisagem em constante evolução, com novas plataformas e características a surgir a todo o momento. 

Mas uma coisa é certa: vai ser emocionante!

Claro, ninguém sabe ao certo o que está para vir, mas é bom estar sintonizado com as possíveis mudanças!

Como é que o marketing digital afeta o comportamento dos consumidores?

É tudo sobre o consumidor

O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.

Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!

Mas primeiro… O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.

Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.

Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:

  • Fatores psicológicos: A forma como um indivíduo reage a uma campanha publicitária depende das suas perceções, atitudes e visão do mundo;
  • Fatores pessoais: A demografia, como a idade, cultura, profissão e antecedentes, define os interesses de um consumidor;
  • Fatores sociais: O grupo social de uma pessoa afeta os seus padrões de compra. Os seus rendimentos, nível de educação e classe social influenciam as suas escolhas.

A importância do marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.

Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.

Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:

  • Mantém os clientes informados das últimas tendências, uma vez que têm acesso imediato aos novos produtos ou serviços lançados;
  • As escolhas dos clientes aumentam, pois podem selecionar qualquer tipo de produto ou serviço e obter o melhor negócio;
  • Os clientes têm mais poder, porque têm a opção de dar feedback sobre os produtos ou serviços e de, consequentemente, tomar uma decisão de compra informada e inteligente;
  • Conveniência e serviço rápido – os clientes podem obter informações sobre o produto desejado com um simples clique e tomar decisões de compra rápidas, sem passar tempo numa loja;
  • As relações são incrementadas, visto que os clientes recebem um serviço de excelência, o que revela o grande impacto do marketing digital no seu comportamento;
  • Os clientes têm acesso constante a informação na Internet.

O impacto do marketing digital no comportamento do consumidor visto por diversos ângulos

Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:

A capacidade de investigar e experimentar

Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.

Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.

Boca a Boca

O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.

Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.

Fidelidade incoerente do cliente

O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.

Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.

Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.

Impulso no envolvimento do cliente

Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.

Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.

Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.

As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.

SEO

Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.

A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.

Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.

Tire o máximo partido do digital marketing!

Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.

Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.

Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.

Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.

A magia do Webflow

Diga adeus a longos períodos de programação

O Webflow é uma plataforma de desenvolvimento de website low-code, onde acedemos a um painel de ferramentas com vários componentes, tais como sections, containers, divs, imagens, vídeos ou mesmo sliders. Os códigos HTML, CSS e JS destes componentes são automaticamente gerados pela plataforma.

Uma pontuação SEO perfeita e a velocidade de abertura do website são determinadas pela excelente arquitetura do código que está a ser gerado. Assim, é muito fácil para os sites desenvolvidos em fluxo Web atingir velocidades superiores a 90% no Google Speed Insights.

O Webflow CMS é também muito intuitivo e fácil de usar pelos clientes, tendo como base servidores Amazon S3 para uma gestão rápida do site.

Se é low-code, para que precisamos de programadores?

Como programadores, o Webflow permite-nos trabalhar mais rapidamente em aspetos como a estrutura da página, dando-nos mais tempo para nos concentrarmos no que realmente importa: tempo de desenvolvimento, interações, animações, desempenho e SEO.

Estas são as principais vantagens de desenvolver um website em Webflow:

  • Desempenho
  • SEO
  • Foco na marca
  • Eficiência de custos

Todo o código gerado através do Webflow é validado pela própria plataforma, o que o torna praticamente “à prova de bala”. Por outro lado, não precisamos de nos preocupar com atualizações de plugins ou riscos de segurança, tais como injeções maliciosas de código.

Como escolher entre Webflow e WordPress?

Na Vitamina, desenvolvemos websites adaptados a cada cliente, utilizando WordPress ou Webflow.

"O Webflow permite-nos dedicar mais tempo a interações, animações e desempenho. A parte favorita de todos os programadores de Frontend. E a minha também!” – Pedro Ribeiro, Frontend Developer

O tipo de projeto em que estamos a trabalhar determina se usamos Webflow ou WordPress, sempre com o objetivo de entregar ao cliente um projeto à medida, dentro do prazo mais curto possível!

Por isso, se tiver um projeto ambicioso em mente, não hesite em entrar em contacto. Estamos sempre à altura de um desafio!

Por que razão deve motion graphics nas suas redes sociais

Quando se trata de marketing digital, o vídeo continua a ser uma das formas mais eficazes de comunicação. Mas é também, uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia, especialmente com meios de comunicação social como o Youtube ou o TikTok.

Assim, uma boa opção para utilizar o vídeo de forma diferenciada é através dos motion graphics. 65% das pessoas são aprendizes visuais, por isso, esta é uma boa forma de se relacionar com o seu público. Os Motion Graphics são vídeos animados, podendo ser animações 2D ou 3D ou, como deve saber, GIFS.

Existem muitos tipos diferentes de vídeos animados uma vez que podem ter áudio, voice-over, ou mesmo efeitos sonoros. O facto de não se depender de factores externos como, por exemplo, a disponibilidade de uma equipa para filmar, é uma vantagem dos vídeos animados. Tudo isto acontece dentro do programa de animação e depende sobretudo do motion designer.

Algumas das aplicações dos motion graphics são:

  • Anúncios: online ou na televisão.
  • Vídeos promocionais: qualquer tipo de vídeo que queira produzir relacionado com a sua marca
  • Vídeos explicativos: esta é uma das formas mais comuns de utilização dos motion graphics nas redes sociais. É utilizada para explicar qualquer coisa, um processo ou um tutorial
  • Vídeos de branding da marca: que mostram a cultura da sua marca
  • Vídeos nas redes sociais: a serem utilizados em plataformas sociais e podem ser sobre um produto/serviço ou apenas um vídeo lúdico

Então, por que razão deve utilizar grafismos em movimento nas suas redes sociais?

1. Facilitam a compreensão da informação

A comunicação visual torna-se mais fácil e é processada quase imediatamente. A narrativa visual torna a sua informação mais simples e clara. Também pode fazer com que a informação mundana pareça mais interessante. É aqui que entram os vídeos explicativos porque a utilização de gráficos em movimento para explicar como funciona um processo, produto ou serviço, ou para decompor dados ou informações densas, aumenta as hipóteses de compreensão e envolvimento.

2. Basta observar

As pessoas preferem ver vídeos para aprender informação em vez de a lerem, por isso, enquanto veem vídeos animados a informação está toda para o público consumir, requer menos energia mental.

3. Aumenta o conhecimento da marca

Assim, entre outras empresas no seu mercado,  será muito mais fácil associar a sua marca e o público reconhece rapidamente a sua marca.

4. Podem ser utilizados em vários formatos

Com cada plataforma de comunicação social vêm formatos diferentes e os seus vídeos animados podem ser facilmente adaptados a todos eles, seja na proporção ou duração. Também funciona muito bem em versões móveis. Deste modo, para além de poder ser redireccionado, os gráficos em movimento podem também ser partilhados por muitas pessoas e tipos de meios de comunicação social.

5. Informação mais simples num curto espaço de tempo

Com os vídeos animados, pode dizer mais em menos tempo, e nas redes sociais, onde as atenções estão muito divididas por todos os estímulos visuais, isto é fundamental para aumentar a consciência e o envolvimento da sua marca.

Use o Marketing Automation para gerar mais vendas

Por vezes, sente dificuldade em manter-se a par das últimas tendências e mudanças no marketing? É preciso estar onde os seus clientes estão, mas não há tempo suficiente durante o dia.

A automatização do marketing (Marketing Automation) é uma óptima forma de colmatar essa lacuna. Permite-lhe, entre muitas coisas, acompanhar o comportamento e preferências dos clientes de modo a criar experiências mais personalizadas. Com isto, ajuda a aumentar o envolvimento e as conversões!

Basicamente, qualquer coisa realizada manualmente pode ser automatizada com um software! Continue a ler para descobrir como.

Automatize as suas tarefas de marketing e poupe tempo

Se não tem a certeza de como o Marketing Automation pode ajudar o seu negócio ou se ainda tem de explorar se é uma boa abordagem de marketing, considere as seguintes formas nas quais pode beneficiar o seu negócio:

  • Melhora os resultados de marketing através da identificação de táticas de marketing específicas que foram bem sucedidas no passado.
  • Poupa tempo em tarefas de marketing automatizadas 24/7 de uma forma altamente personalizável, tais como a criação de campanhas de e-mail, análise de websites, gestão de dados, criação de regras, e calendarização de mensagens.
  • Alinha os esforços de marketing com os objetivos empresariais e ajuda-o a criar uma estratégia de marketing que possa ser facilmente compreendida pelas equipas de marketing.
  • Organiza a introdução de novos dados (em etiquetas, listas, automatização) e reduz o tempo gasto na introdução de dados e processos manuais.
  • Aumenta as receitas e o envolvimento com o marketing automatizado através do envio de mensagens atempadas e relevantes porque fornece conteúdo específico para o nível de interesse/conhecimento da lead em relação ao produto.
  • Entrega conteúdos mais pessoais, oportunos e relevantes para as leads e clientes.
  • Capta informações sobre o comportamento dos subscritores, de modo a poder enviar-lhes mensagens ainda mais direcionadas.

Como é que funciona?

Existem inúmeros tipos de software de automação de marketing no mercado, contudo a automação de marketing é mais do que apenas um software.As plataformas de software de automatização de marketing permitem às equipas:

  • Criar campanhas orientadas e medir o ROI através do rastreio de ações tomadas após uma campanha de marketing ter sido enviada. Isto inclui táticas tradicionais de marketing, tais como correio direto, e-mail marketing ou mensagens nos meios de comunicação social, bem como táticas de marketing como vídeos de marketing e campanhas de automação.
  • Construir listas de marketing e ganhar conhecimentos valiosos através da inteligência do software ou da análise de marketing.
  • Gerir potenciais clientes e leads com uma ferramenta de gestão fácil de usar que permite aos marketeers filtrar leads por preferência de marketing, tamanho da empresa, localização e muito mais; permitindo uma melhor formação de leads.
  • Identificar tendências de marketing, acompanhar o desempenho das campanhas, e comparar actividades de marketing com o software de automatização que fornece insights.
  • Recolher, gerir e analisar muitos dados utilizando software de automatização de marketing que se integra com o Google Analytics e outras ferramentas populares de business intelligence.
  • Otimizar as atividades de marketing com sugestões automáticas para novos emails, posts nos meios de comunicação social, landing pages e muito mais com base na análise de dados de conteúdo de alto desempenho com o mais recente software de marketing.
  • Personalizar mensagens de marketing por e-mail com conteúdo dinâmico que inclui dados de clientes de CRMs, histórico de compras detalhado e muito mais.
  • Otimizar a gestão de redes sociais com ferramentas designadas para identificar os principais influenciadores, agendar mensagens para horários específicos do dia, monitorizar palavras-chave e hashtags, partilhar fotos diretamente e monitorizar a comunidade da marca.
  • Centralizar dados de clientes de múltiplos sistemas num só local utilizando software de integração CRM que permite aos marketeers consolidar todos os seus contactos, chamadas, emails e posts sociais num só local sem ter de reintroduzir informação.

Então, porque é que o marketing automation é mais do que apenas software de marketing?

Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas de automatização de marketing no mercado, cada uma designada para cumprir metas e objetivos comerciais específicos. Visto que não existe uma solução única, as empresas devem rever cuidadosamente as suas necessidades antes de escolherem uma ferramenta que se adapte à sua cultura, processos e recursos.

As ferramentas de automatização do marketing dividem-se em três categorias: ferramentas de gestão de leads, ferramentas de gestão de campanhas, e ferramentas de gestão de relações com clientes (CRM).

A tecnologia por detrás da automatização do marketing pode ser muito complexa, mas quando repartida nos seus componentes mais simples, podemos ver como se torna mais do que um simples software de marketing.

Segmente para o sucesso

Existem alguns componentes chave para uma campanha de marketing ser bem sucedida: um excelente produto, tráfego direcionado, e automatização de marketing eficaz.

Um grande produto é essencial para qualquer negócio. Sem um produto de alta qualidade, não conseguirá manter a atenção dos seus clientes ou gerar negócios repetidos. Contudo, ter um ótimo produto não é suficiente por si só. Também precisa de gerar tráfego para o seu site, de modo a converter esses visitantes em compradores. E finalmente, precisa de utilizar ferramentas eficazes de automatização de marketing para acompanhar os seus clientes e mantê-los envolvidos em todas as fases.

Mas um bom ponto de partida para descobrir o funil de vendas e uma fórmula de mercado maior é analisar em que fase do processo de compra o seu produto ou serviço se insere.

Por exemplo, se o seu produto é algo que as pessoas precisam de comprar imediatamente, tal como um artigo alimentar ou um medicamento, então o seu funil de venda será provavelmente mais curto com um tamanho global de mercado menor. Contudo, se o seu produto for algo que as pessoas possam levar o seu tempo a decidir - tal como um carro ou uma casa - então o seu funil de vendas será mais comprido com um tamanho global de mercado muito maior.

Primeiro, precisa de compreender o seu mercado. Quem são os seus clientes ideais? Que necessidades é que eles têm que não são atualmente satisfeitas?

Quando souber isso, pode começar a criar um funil de vendas que os atrairá e os converterá em clientes.

As etapas básicas de um funil de venda são:
  • Sem noção do problema (60%)Neste momento, é necessário atrair potenciais clientes com conteúdos ou ofertas que os atraiam.
  • Consciente do problema (20%)Sim! Está a levá-los ao ponto em que estão prontos para comprar.
  • A recolher informação (17%)Mesmo assim... A sua decisão final será tomada após terem recolhido mais informações.
  • Pronto para comprar (3%)E finalmente... Eles estão mais do que prontos para fechar a venda!

Com as ferramentas certas, pode automatizar as suas tarefas de marketing e conduzir mais leads e vendas através do seu website.

O Marketing Automation facilita a criação de campanhas de correio eletrónico direcionadas, o envio automático de posts nos meios de comunicação social, e a publicação de conteúdos valiosos que atraem clientes!

Ajuda-o a fechar mais vendas durante todo o ciclo até à compra, independentemente do dispositivo ou do canal.

E se combinar isto com marketing baseado em valor, uma estratégia que se foca na criação de valor para os clientes em vez de competir no preço, criará uma ligação com os seus clientes e estabelecerá confiança. Desta forma, torna-se mais fácil construir relações com os seus clientes e convencê-los a comprar.

E quando os clientes confiam em si, é mais provável que voltem e o recomendem a outros!

Se não está a automatizar, está a ficar para trás

Se ainda não está a utilizar o Marketing Automation, está na hora de começar!

As grandes empresas do mundo estão a fazê-lo, e não há razão para que não possa ser uma delas. Na sua essência, a automatização do marketing consiste em criar lealdade e impulsionar receitas através de mensagens relevantes. E isso é algo do qual o seu negócio pode definitivamente beneficiar.

Pronto para começar? Diga-nos como podemos ajudar.