Por que razão deve motion graphics nas suas redes sociais

Ler Artigo
READ ARTICLE
Vitamina
Vitamina

Quando se trata de marketing digital, o vídeo continua a ser uma das formas mais eficazes de comunicação. Mas é também, uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia, especialmente com meios de comunicação social como o Youtube ou o TikTok.

Assim, uma boa opção para utilizar o vídeo de forma diferenciada é através dos motion graphics. 65% das pessoas são aprendizes visuais, por isso, esta é uma boa forma de se relacionar com o seu público. Os Motion Graphics são vídeos animados, podendo ser animações 2D ou 3D ou, como deve saber, GIFS.

Existem muitos tipos diferentes de vídeos animados uma vez que podem ter áudio, voice-over, ou mesmo efeitos sonoros. O facto de não se depender de factores externos como, por exemplo, a disponibilidade de uma equipa para filmar, é uma vantagem dos vídeos animados. Tudo isto acontece dentro do programa de animação e depende sobretudo do motion designer.

Algumas das aplicações dos motion graphics são:

  • Anúncios: online ou na televisão.
  • Vídeos promocionais: qualquer tipo de vídeo que queira produzir relacionado com a sua marca
  • Vídeos explicativos: esta é uma das formas mais comuns de utilização dos motion graphics nas redes sociais. É utilizada para explicar qualquer coisa, um processo ou um tutorial
  • Vídeos de branding da marca: que mostram a cultura da sua marca
  • Vídeos nas redes sociais: a serem utilizados em plataformas sociais e podem ser sobre um produto/serviço ou apenas um vídeo lúdico

Então, por que razão deve utilizar grafismos em movimento nas suas redes sociais?

1. Facilitam a compreensão da informação

A comunicação visual torna-se mais fácil e é processada quase imediatamente. A narrativa visual torna a sua informação mais simples e clara. Também pode fazer com que a informação mundana pareça mais interessante. É aqui que entram os vídeos explicativos porque a utilização de gráficos em movimento para explicar como funciona um processo, produto ou serviço, ou para decompor dados ou informações densas, aumenta as hipóteses de compreensão e envolvimento.

2. Basta observar

As pessoas preferem ver vídeos para aprender informação em vez de a lerem, por isso, enquanto veem vídeos animados a informação está toda para o público consumir, requer menos energia mental.

3. Aumenta o conhecimento da marca

Assim, entre outras empresas no seu mercado,  será muito mais fácil associar a sua marca e o público reconhece rapidamente a sua marca.

4. Podem ser utilizados em vários formatos

Com cada plataforma de comunicação social vêm formatos diferentes e os seus vídeos animados podem ser facilmente adaptados a todos eles, seja na proporção ou duração. Também funciona muito bem em versões móveis. Deste modo, para além de poder ser redireccionado, os gráficos em movimento podem também ser partilhados por muitas pessoas e tipos de meios de comunicação social.

5. Informação mais simples num curto espaço de tempo

Com os vídeos animados, pode dizer mais em menos tempo, e nas redes sociais, onde as atenções estão muito divididas por todos os estímulos visuais, isto é fundamental para aumentar a consciência e o envolvimento da sua marca.

Artigos relacionados
Descubra as histórias não contadas por trás de nossos projetos
Related articles
Discover the untold stories behind our projects