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Tik Tok para empresas: o que saber antes de começar a usar
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O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano

O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano. A aplicação já soma mais de 1 bilião e meio de downloads, assim como mais de 500 milhões de utilizadores mensais ativos. Esta plataforma consiste em curtos vídeos de 15 a 60 segundos gravados pelo próprio utilizador, permitindo que este faça a edição do conteúdo diretamente na aplicação.

Apesar da faixa etária predominante nesta aplicação ser mais jovem, entre os 16 e os 24 anos, o TikTok tem imenso potencial para ser considerado numa estratégia de comunicação, marketing e publicidade, até mesmo para as empresas!

De forma a tirar partido deste potencial, o TikTok criou o TikTok for Business, convidando as empresas a fazer TikToks em vez de anúncios. Neste serviço é utilizada uma ferramenta de gestão de anúncios dentro do TikTok, com quatro simples passos, desde a definição do objetivo da campanha e do público-alvo até ao desenho do anúncio. Para além disto, o TikTok for Business também permite gerar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos anúncios e oferece um kit de templates de vídeo, facilitando a sua criação com conteúdo próprio.

Antes de começar a usar

  1. Explorar a aplicação

Uma grande diferença desta rede social é que o seu propósito é essencialmente para entretenimento, onde os utilizadores entretêm os seguidores e expressam-se de maneiras criativas.

  1. Criar vídeos

Como já foi referido anteriormente, os vídeos têm um máximo de 60 segundos e a aplicação oferece a possibilidade de edição direta na plataforma, podendo ser adicionada música (muita das vezes o conteúdo é apresentado sincronizado com a música escolhida), filtros, efeitos, texto e stickers.

  1. Explorar as hashtags

À semelhança das outras redes sociais, as hashtags também são importantes no Tik Tok. Para além de serem úteis para perceber que tipo de conteúdo tem mais visualizações, também permite dirigir a pesquisa para um nicho de mercado. Desse modo, é possível saber se já há outras empresas do mesmo ramo a produzir conteúdo para esta plataforma.

E agora?

Ao planear o tipo de conteúdo que se quer publicar, não esquecer que no Tik Tok os vídeos são mais espontâneos, permitindo que se possa usar apenas o telemóvel. Não é suposto um vídeo ser muito trabalhado, pois se o conteúdo for apresentado explicitamente em formato de anúncio é provável que não resulte nesta plataforma.

Aliás, nesta rede social o interessante é que as marcas mostrem um lado mais leve, não se levando tanto a sério, resultando em conteúdo mais descontraído e divertido. Podem, por exemplo, participar em desafios de hashtags ou criar o próprio desafio com uma hashtag pensada pela marca.

Uma caraterística muito particular desta rede social é que muitos dos vídeos “reciclam” conteúdos já existentes, como por exemplo, os utilizadores publicam vídeos com a mesma música, a fazer determinados passos de dança, mas vão acrescentando o seu próprio cunho. Isto também pode acontecer com um vídeo publicado por uma empresa, seja adicionando o produto na coreografia ou os seus colaboradores fazerem parte da dança.

Agora que já conhece melhor a plataforma, é importante refletir que tipo de conteúdo se adequa à marca e ao produto, seja behind the scenes, tutoriais ou lançamentos de novos produtos. O que é certo é que o TikTok veio para ficar, reforçando a importância do vídeo marketing, por isso vale sempre a pena experimentar esta plataforma.

8 dicas para promover um Webinar
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Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos.

Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos de clientes como a Saint-Gobain, a Flowinn ou a Amorim Cork Composites.

Para quem não conhece, um Webinar é um seminário ou workshop que é transmitido ao vivo online. Existe sempre um anfitrião que organiza o evento e que convida os oradores. E qual a principal vantagem deste modelo? Tanto os oradores como o anfitrião podem estar em qualquer parte do mundo! Naturalmente, a pandemia veio dar um maior impulso a este tipo de eventos.

Por vezes, algumas empresas batem-se com o facto de prepararem eventos online fantásticos, mas ninguém aparece. Como podemos garantir que as pessoas realmente marcam presença no nosso Webinar?

Há algumas dicas que podemos seguir para fazer com que o nosso público saiba do Webinar, se entusiasme com o mesmo e realmente participe!

1. Escolher um tópico atrativo e que conduza à ação

Este é um ponto essencial. Se o tema do Webinar for aborrecido e pouco interessante para o público que queremos atrair, é evidente que dificilmente alguém irá dispor do seu tempo para ir ao Webinar. Isto não significa que devamos escolher um tema demasiado abrangente. A ideia será que, no Webinar, sejam fornecidos conselhos que as pessoas possam aplicar após o evento.

2. Definir objetivos

Para poderes medir o sucesso do teu Webinar, o ideal será definires objetivos reais do número de participantes. O Webinar pode funcionar para aumentar awareness da marca ou para gerar conversões, por exemplo. Nesse ponto, deves também definir objetivos e KPI’s, para que possas medir o sucesso do mesmo.

3. Escolher o dia e data ideal

Pode parecer uma dica óbvia, mas a verdade é que o dia e hora do Webinar é essencial para o seu sucesso. Por exemplo, ao fim-de-semana há uma menor disponibilidade para este tipo de eventos. O ideal será experimentares e veres o horário que melhor funciona para o teu público. Deves ter em atenção as necessidades dos participantes e mesmo o horário do local onde se encontram.

4. Criar uma landing page informativa

Deves ainda construir uma landing page clara, objetiva e concisa para os possíveis participantes ficarem a par dos pontos mais importantes do Webinar. Assim, esta deve responder às questões: Quem? O quê? Quando? Onde? Porquê? É nesta landing page, com um formulário personalizado, que os interessados no Webinar se poderão inscrever.

5. Interagir com os participantes através de e-mail

À medida que os interessados se vão inscrevendo na Landing Page, deves enviar-lhes um email de agradecimento. Assim, sabem que a sua inscrição está garantida. Além disso, deves garantir que não se esquecem do evento – há muita gente que se inscreve com muita antecedência. Podes colocar um Call To Action no email, por exemplo, que garanta que os participantes adicionam o evento ao calendário. Podes ainda enviar e-mails para que os participantes não se esqueçam do Webinar cerca de duas semanas, uma semana antes e, ainda, no dia anterior.

6. Comunicar o Webinar nas redes sociais

Podes e deves calendarizar publicações que informem a tua audiência sobre o Webinar. Assim, chegas a um público mais amplo e conduzes os interessados para a Landing Page que criaste para o efeito. Com a data a aproximar-se, a frequência de publicações sobre o tema deve aumentar. Podes ainda incentivar os oradores a partilharem as publicações, para que a mensagem chegue a mais interessados.

7. Não ter medo de usar Paid Media

Se tens um orçamento que te permite, podes usar Paid Media para aumentar a audiência do teu Webinar. Podes optar por anúncios de texto do Google Ads e otimizá-los para termos relacionados com o tema do evento. Outra opção será publicitar algumas das publicações que fizeres nas redes sociais.

8. Escolher a melhor ferramenta para garantir uma boa experiência

Mesmo que o Webinar seja interessante, bem promovido e tenha muita adesão, tudo poderá ser em vão se a ferramenta onde este for dinamizado não corresponder às expectativas. Existem, atualmente, diversas ferramentas que garantem uma boa experiência, nomeadamente o Loom, o GoToWebinar ou mesmo o Webinar.

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Por que razão deve motion graphics nas suas redes sociais
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Quando se trata de marketing digital, o vídeo continua a ser uma das formas mais eficazes de comunicação. Mas é também, uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia, especialmente com meios de comunicação social como o Youtube ou o TikTok.

Assim, uma boa opção para utilizar o vídeo de forma diferenciada é através dos motion graphics. 65% das pessoas são aprendizes visuais, por isso, esta é uma boa forma de se relacionar com o seu público. Os Motion Graphics são vídeos animados, podendo ser animações 2D ou 3D ou, como deve saber, GIFS.

Existem muitos tipos diferentes de vídeos animados uma vez que podem ter áudio, voice-over, ou mesmo efeitos sonoros. O facto de não se depender de factores externos como, por exemplo, a disponibilidade de uma equipa para filmar, é uma vantagem dos vídeos animados. Tudo isto acontece dentro do programa de animação e depende sobretudo do motion designer.

Algumas das aplicações dos motion graphics são:

  • Anúncios: online ou na televisão.
  • Vídeos promocionais: qualquer tipo de vídeo que queira produzir relacionado com a sua marca
  • Vídeos explicativos: esta é uma das formas mais comuns de utilização dos motion graphics nas redes sociais. É utilizada para explicar qualquer coisa, um processo ou um tutorial
  • Vídeos de branding da marca: que mostram a cultura da sua marca
  • Vídeos nas redes sociais: a serem utilizados em plataformas sociais e podem ser sobre um produto/serviço ou apenas um vídeo lúdico

Então, por que razão deve utilizar grafismos em movimento nas suas redes sociais?

1. Facilitam a compreensão da informação

A comunicação visual torna-se mais fácil e é processada quase imediatamente. A narrativa visual torna a sua informação mais simples e clara. Também pode fazer com que a informação mundana pareça mais interessante. É aqui que entram os vídeos explicativos porque a utilização de gráficos em movimento para explicar como funciona um processo, produto ou serviço, ou para decompor dados ou informações densas, aumenta as hipóteses de compreensão e envolvimento.

2. Basta observar

As pessoas preferem ver vídeos para aprender informação em vez de a lerem, por isso, enquanto veem vídeos animados a informação está toda para o público consumir, requer menos energia mental.

3. Aumenta o conhecimento da marca

Assim, entre outras empresas no seu mercado,  será muito mais fácil associar a sua marca e o público reconhece rapidamente a sua marca.

4. Podem ser utilizados em vários formatos

Com cada plataforma de comunicação social vêm formatos diferentes e os seus vídeos animados podem ser facilmente adaptados a todos eles, seja na proporção ou duração. Também funciona muito bem em versões móveis. Deste modo, para além de poder ser redireccionado, os gráficos em movimento podem também ser partilhados por muitas pessoas e tipos de meios de comunicação social.

5. Informação mais simples num curto espaço de tempo

Com os vídeos animados, pode dizer mais em menos tempo, e nas redes sociais, onde as atenções estão muito divididas por todos os estímulos visuais, isto é fundamental para aumentar a consciência e o envolvimento da sua marca.

3 hábitos saudáveis de SEO
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Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.

VER TAMBÉM: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.

As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.

Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.

Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:

1 - Pesquisar, pesquisar, pesquisar

3 hábitos saudáveis para incorporar SEO

O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.

Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.

Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.

2 - Escrever para o algoritmo

3 hábitos saudáveis de SEO

O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.

Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferem artigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eis algumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:

  • Textos com leitura diagonal: a primeira leitura de um texto é feita da esquerda para a direita e imediatamente na diagonal. Promover pontos de atenção, com título assertivo, divisão de blocos de textos por sub-títulos (de H1,H2 e H3) e palavras-chave nos lugares certos oferece ao utilizador pistas rápidas para perceber se o artigo é interessante e merece ser lido.
  • O uso de imagem: as imagens ajudam ao entendimento daquilo que se está a querer dizer e aliviam os blocos de texto mais longos. Uma das melhores práticas SEO é nunca esquecer que cada imagem deve acrescentar significado e nunca ser um elemento que distraía a leitura. As imagens usadas devem também ter uma pequena descrição ALT sobre do que se trata. Outro ponto essencial - mais técnico e sabido - é a qualidade, proporcionalidade e peso das imagens.

3 - Entender a tecnologia

3 hábitos saudáveis de SEO

Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:

  • Tempo - significa verificar se a velocidade de carregamento do site (que pode ser testado nesta página) é boa;
  • Tempo - o tempo que o utilizador passa numa página de um site versus o índice de rejeição são assuntos aos quais devemos prestar muito atenção;
  • Site Responsivo: a propósito deste assunto, leia o artigo A importância de pensar responsive no marketing digital.

Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.

No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.

Análise das práticas SEO aplicadas a este artigo

Título:

  • Tamanho entre 55 a 67 carateres = 66 carateres, 10 palavras
  • Teste de Skimming: (três primeiras palavras) 3 hábitos saudáveis
  • Tipo de título: Lista
  • Tamanho do texto: 1.151 palavras, não muito longo a seguir a um H1
  • Palavras-chave: ver tags do artigo

Cabeçalhos:

  • Title
  • H1:
  1. Pesquisar, pesquisar, pesquisar
  2. Escrever para o algoritmo
  3. Entender a tecnologia
  • H2
  1. Análise da práticas SEO aplicadas a este artigo
  • Uso de Bullets

Links externos: Gather Content

Links internos: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"

Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO

Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis

Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO

NOTA: A autora deste conteúdo foi Sandra Oliveira e foi a primeira guestblogger a participar no blog da Vitamina. Bem vinda, Sandra!
Materialização digital de uma marca: obstáculos e soluções
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O mundo dos negócios está a mover-se rapidamente

O coronavirus acelerou o crescimento da Internet. O software, serviços e soluções baseados na nuvem são agora um elemento fundamental na nossa vida pessoal e profissional.

Ainda assim, muitas empresas, especialmente as B2B, têm ficado para trás devido a uma série de razões. Apoiaram-se fortemente em eventos presenciais e redes pessoais para comunicar produtos e serviços.

O novo paradigma mostra que também é possível comunicar eficazmente utilizando a Internet e adquirir novos clientes, mesmo nos sectores B2B mais tradicionais.

Para o efeito, as empresas devem analisar profundamente as suas estratégias de marketing e avaliar o reconhecimento da sua marca, a fim de compreenderem se estão à altura do desafio.

Com base na nossa experiência colectiva na Vitamina, estes são alguns dos principais obstáculos que as marcas têm de enfrentar.

Problema: Manual do logotipo em falta

O seu logótipo é legível? É fácil de utilizar nas características dos seus meios de comunicação social? É acompanhado de textos desnecessários como slogans e outros lemas?

Em muitos casos, as empresas não têm um brand book que defina a utilização do logotipo, incluindo as versões horizontal e vertical ou as versões positiva e negativa.

A ausência de uma estrutura coerente para utilizar o logótipo de uma marca é um grande obstáculo à construção de uma presença coerente no mundo digital.

Solução: Atualizar a sua marca e desenvolver o manual do logotipo

Problema: Manual da marca em falta

Ter um manual da marca é essencial para si e para outras pessoas utilizarem corretamente a sua marca, mas em muitos casos, isso não é suficiente. As marcas modernas também dependem de manuais de marcas exatos.

Este é um documento que define o universo da marca e, para além do logótipo, dá orientações sobre o tom de voz da sua marca, iconografia, ilustrações, cores, tipografia, e muitos outros elementos visuais e conceptuais.

É muito difícil construir um website do zero sem este documento, pois aumenta o número de interações entre cliente e agência, tornando o processo menos eficaz e, portanto, mais dispendioso em termos de tempo... e dinheiro.

Solução: Tornar a criação do manual da marca uma prioridade.

Problema: Ausência de fotografia e filmagens exclusivas.

É quase impossível construir um website moderno sem conteúdo de qualidade, nomeadamente imagens, ilustrações, e vídeo.

A alternativa consiste, muitas vezes, em utilizar fotografia de stock, mas isso acarreta uma série de potenciais problemas, sendo o mais óbvio exibir as mesmas imagens que os seus concorrentes no seu website, por exemplo.

De modo a construir um website institucional de qualidade, deverá ter fotografias e vídeos:

  • Instalações
  • Equipamento
  • Principais projetos
  • Principais partes interessadas (pessoas)

Solução: Encomendar a produção de vídeo e fotografia dos colaboradores, instalações, e produtos.

É preciso ovos para fazer uma omelete

A Vitamina. pode ajudá-lo a construir uma marca de classe mundial: seja para redesenhar o seu logótipo, gerir as suas propriedades nos meios de comunicação social, definir uma estratégia adequada para adquirir novos clientes, ou construir um website de resposta rápida.

Contacte-nos.

Escrito por: Sérgio Abreu

Google Partner:  O que é e porquê escolher uma agência parceira?
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A certificação Google Partner para agências gera muitos benefícios, que se baseiam em três áreas principais: Educação e Estatística, Acesso e Apoio Técnico, e Reconhecimento e Prémios.

O que é o programa?

O Google Partner é um programa de marketing destinado a agências de publicidade ou terceiros que gerem contas Google Ads em nome de outras marcas ou empresas. O Programa Google Partners está activo em mais de 60 países e está disponível em 43 línguas.

A Vitamina. renovou o seu estatuto de Parceiro Google para 2021, reconhecendo assim o seu bom trabalho na gestão das campanhas de anúncios Google.

Este selo de qualidade e qualificações atribuído pela Google traz inúmeras vantagens, tanto para as agências como para os seus clientes. No entanto, para obter esta certificação é necessário cumprir certos requisitos.

Quais são os requisitos para ser um Parceiro Google?

  • Configurar e exibir de forma eficaz e otimizada as campanhas de anúncios do Google, de modo a obter os melhores resultados para os clientes. A conta do gestor registado no Google Partners deve ter uma pontuação mínima de optimização de 70%;
  • Investimento mínimo em publicidade de 10.000 USD (aproximadamente 8482 euros) nos últimos 90 dias;
  • Comprovar o conhecimento dos estrategistas, mediante a aprovação nos exames de certificação da Skillshop Google.

Quais são as vantagens de trabalhar com um Google Partner?

  • Apoio exclusivo, com serviço personalizado;
  • Atualização constante dos conhecimentos, através de formações exclusivas;
  • Descontos contratuais iniciais para os seus clientes;
  • Garantia de um bom desempenho dos anúncios.

Se o seu objetivo é impulsionar o seu negócio e a sua empresa aparecer nos primeiros resultados do motor de busca, trabalhe com uma agência parceira da Google.

Entre em contacto connosco.

Escrito por: Rita Pereira

Tik Tok para empresas: o que saber antes de começar a usar
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O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano

O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano. A aplicação já soma mais de 1 bilião e meio de downloads, assim como mais de 500 milhões de utilizadores mensais ativos. Esta plataforma consiste em curtos vídeos de 15 a 60 segundos gravados pelo próprio utilizador, permitindo que este faça a edição do conteúdo diretamente na aplicação.

Apesar da faixa etária predominante nesta aplicação ser mais jovem, entre os 16 e os 24 anos, o TikTok tem imenso potencial para ser considerado numa estratégia de comunicação, marketing e publicidade, até mesmo para as empresas!

De forma a tirar partido deste potencial, o TikTok criou o TikTok for Business, convidando as empresas a fazer TikToks em vez de anúncios. Neste serviço é utilizada uma ferramenta de gestão de anúncios dentro do TikTok, com quatro simples passos, desde a definição do objetivo da campanha e do público-alvo até ao desenho do anúncio. Para além disto, o TikTok for Business também permite gerar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos anúncios e oferece um kit de templates de vídeo, facilitando a sua criação com conteúdo próprio.

Antes de começar a usar

  1. Explorar a aplicação

Uma grande diferença desta rede social é que o seu propósito é essencialmente para entretenimento, onde os utilizadores entretêm os seguidores e expressam-se de maneiras criativas.

  1. Criar vídeos

Como já foi referido anteriormente, os vídeos têm um máximo de 60 segundos e a aplicação oferece a possibilidade de edição direta na plataforma, podendo ser adicionada música (muita das vezes o conteúdo é apresentado sincronizado com a música escolhida), filtros, efeitos, texto e stickers.

  1. Explorar as hashtags

À semelhança das outras redes sociais, as hashtags também são importantes no Tik Tok. Para além de serem úteis para perceber que tipo de conteúdo tem mais visualizações, também permite dirigir a pesquisa para um nicho de mercado. Desse modo, é possível saber se já há outras empresas do mesmo ramo a produzir conteúdo para esta plataforma.

E agora?

Ao planear o tipo de conteúdo que se quer publicar, não esquecer que no Tik Tok os vídeos são mais espontâneos, permitindo que se possa usar apenas o telemóvel. Não é suposto um vídeo ser muito trabalhado, pois se o conteúdo for apresentado explicitamente em formato de anúncio é provável que não resulte nesta plataforma.

Aliás, nesta rede social o interessante é que as marcas mostrem um lado mais leve, não se levando tanto a sério, resultando em conteúdo mais descontraído e divertido. Podem, por exemplo, participar em desafios de hashtags ou criar o próprio desafio com uma hashtag pensada pela marca.

Uma caraterística muito particular desta rede social é que muitos dos vídeos “reciclam” conteúdos já existentes, como por exemplo, os utilizadores publicam vídeos com a mesma música, a fazer determinados passos de dança, mas vão acrescentando o seu próprio cunho. Isto também pode acontecer com um vídeo publicado por uma empresa, seja adicionando o produto na coreografia ou os seus colaboradores fazerem parte da dança.

Agora que já conhece melhor a plataforma, é importante refletir que tipo de conteúdo se adequa à marca e ao produto, seja behind the scenes, tutoriais ou lançamentos de novos produtos. O que é certo é que o TikTok veio para ficar, reforçando a importância do vídeo marketing, por isso vale sempre a pena experimentar esta plataforma.

SEO: Como escrever artigos otimizados
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Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.

Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.

Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.

Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.

Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.

Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.

Título

Este é o elemento que pode ser visto nos motores de pesquisa. É o primeiro requisito para determinar a relevância de um artigo. O recomendado é que este tenha uma palavra-chave sobre o assunto do artigo e tenha entre 40 a 60 caracteres. O título deve ser atrativo, simples e partilhável nas redes sociais.

Descrição

Este elemento também pode ter o nome meta description e é o texto que aparece debaixo do título, dando mais informações, ainda que curtas, sobre o conteúdo do artigo. Deve ter no máximo 155 caracteres e, igualmente, a palavra-chave do assunto.

Palavras-chave

A palavra-chave também é conhecida como keyword e deve estar diretamente relacionada com o assunto do artigo. A melhor forma de escolher as palavras-chave mais relevantes é fazendo uma pesquisa de tendências. Uma opção gratuita para fazê-lo é o Google Trends.

Texto

No corpo do artigo deve usar a palavra-chave que escolheu de forma subtil. A proporção ideal é que a cada 200 palavras do artigo, a palavra-chave deve ser usada 1 vez. Isto sem colocar em causa a qualidade do conteúdo produzido. Usar essa palavra-chave em exagero, sem necessidade, fará com que o algoritmo penalize o posicionamento do artigo. Ao longo do texto, a palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo e num dos subtítulos. No que toca ao comprimento do artigo este deve ter, no mínimo, 300 palavras e incluir hiperligações, subtítulos e bullet points. Os seus parágrafos devem ser curtos.

Hiperligações

As hiperligações são importantes para SEO, uma vez que ajudam a complementar a informação e a dar mais credibilidade ao nosso conteúdo. Este elemento pode ser de origem interna, ou seja, encaminha para outras páginas do próprio site/blog, ou pode ser externo, quando leva o utilizador para outros sites. As hiperligações externas devem ser de sites de referência e que ofereçam conteúdo extra sobre o assunto.

Imagens

No caso do artigo ter imagens, o que é extremamente recomendado, deve ser usada a funcionalidade de texto alternativo (Alt Text). Neste campo é possível fazer uma descrição da imagem inserida, o que ajudará os motores de pesquisa a saber o que significam. Normalmente este campo aparece aquando da sua inserção no blog.

Precisa de mais dicas de SEO? Então veja este artigo.

Why you should use motion graphics on your social media
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When it comes to digital marketing, video it’s still one of the most effective ways of communicating. But it is as well, one of the most used tools nowadays, especially with social media like Youtube or TikTok.

So a good option to use video more uniquely is motion graphics. 65% of people are visual learners so this is a fine way to connect with your audience. Motion Graphics are animated videos. They can be 2D or 3D animations or, as you may know, GIFS.

There’s a lot of different types of animated videos since they can have audio, voice-over, or even sound effects. A good feature about animated videos is that you don’t depend on external factors like, for example, the availability of a team to shoot. It all happens inside of the animation program and relies mostly on the motion designer.

Some of the applications of motion graphics are:

  • Ads: either online ones or on television.
  • Promotional videos: any type of video you want to produce regarding your brand
  • Explainer videos: this is one of the most common forms of motion graphics currently used in social media. It is used to explain anything, a process or a tutorial
  • Employer branding videos: that shows the culture of your brand
  • Social media videos: to be used in social platforms and it can be about a product/service or just an entertaining video

So why should you use motion graphics on your social media?

  1. They make information easier to understand

Visual communication is easier to engage and it’s processed almost immediately. Visual storytelling makes your information simpler and clear. It can also make mundane information seem more interesting. This is where explainer videos come in because using motion graphics to explain how a process, product, or service works, or to break down dense data or information, increases the chances of comprehension and engagement.

  1. You just have to watch it

People prefer watching videos to learn information rather than read it, so watching animated videos the information is all ready for the audience to consume, it requires less mental energy.

  1. Increases brand awareness

You can adapt the design of the animated videos with your brand identity, such as colors or logos. So if you are, among other companies in your market, the few that use this type of video it will be much easier to associate your brand with it and the audience quickly recognizes your brand.

  1. They can be used in various formats

With each social media platform comes different formats and your animated videos can easily be adapted to all of them, be it in aspect ratio or length. It also works very well on mobile versions. So besides being able to be repurposed motion graphics can also be shared through many people and types of social media.

  1. Simpler information in a short amount of time

With animated videos, you can say more in less time, and in social media, where the attention is wildly divided by all the visual stimuli, this is key to increase awareness and engagement of your brand.

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